quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Daniel pede “consulta aos filiados”

Disposto a ser o novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Daniel Coelho (PV) chegou a propor, ontem, que o seu partido deveria fazer uma consulta aos filiados para colher a opinião da “maioria dos verdes” e não só da cúpula. Coelho trava uma luta interna com o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, que disputou a eleição ao governo do Estado e – passado o pleito – aderiu ao governo Eduardo Campos (PSB) e é hoje o secretário de Meio Ambiente.

Em entrevista ao radialista Geraldo Freire, na Rádio Jornal, ontem, o deputado destacou que o “colegiado do partido é pequeno”, tem apenas dez pessoas. Foi essa executiva que decidiu, por maioria de voto, que o PV fechasse aliança com Eduardo. “Eles (o grupo de Xavier) têm 6 contra 4. Mas se forem consultar os filiados, vamos ter apoio maciço. Esse colegiado (executiva) não é eleito de forma direta pelos filiados”, alfinetou.

Indagado sobre a sua relação com Sérgio Xavier, Coelho deixou claro que ambos estão afastados. O deputado foi duro com os correligionários ao cobrar coerência. Alegou que não vai recuar do seu pleito de ser o líder da oposição na Assembleia, pois quem deve ficar “incomodado” são os companheiros que mudaram de lado. “O PV era independente durante a campanha e agora é governo. Então isso distancia nossa relação”.

O deputado também falou abertamente do que se comenta no bastidor de que o PV poderia puni-lo pela postura dissidente. “Ele (Sérgio Xavier) tem dito que vai respeitar minha posição, embora tem dito pelos jornais...”. O parlamentar interrompeu o raciocínio e mudou o sujeito da frase. Disse que “alguns integrantes do governo disseram que ele (o dirigente verde) mandaria restringir minha presença na bancada de oposição”.

Ontem, Daniel reuniu-se novamente com o advogado Lêucio Lemos e com a deputada Terezinha Nunes, que também tem atuado junto ao bloco (PSDB/PMN/PV) que quer o verde na liderança. O grupo busca amparo jurídico que valide o pleito junto ao regimento interno da Casa. Enquanto isso, o bloco DEM/PMDB mantém o nome de Tony Gel (DEM) para a liderança.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: