segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Que social-democracia é esta?:: Luiz Werneck Vianna

DEU NO VALOR ECONÔMICO

A campanha corre o risco de acabar sem que se discuta que social-democracia é esta em que só há lugar para a ação paternal do Estado

Não é preciso recuar muito no tempo, pois são de ontem os debates, na França e nos Estados Unidos, que confrontaram os candidatos à presidência Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal, no primeiro caso, e Barack Obama e John McCain, no segundo, quando, com audiência mundial, cada um dos oponentes apresentou seus diagnósticos sobre o estado de coisas reinante em seus países e os programas de ação em que iram se empenhar, caso vitoriosos. Evidente e natural que os temas selecionados e o tipo de desempenho adotado por eles estavam largamente informados por pesquisas de opinião e por especialistas em marketing eleitoral, mas também ficou evidente, nas intervenções espontâneas, no calor das controvérsias, a marca personalíssima de cada candidato nas questões mais sentidas de suas sociedades, como a emigração, a guerra, os rumos da economia e da administração da questão social. Sequer faltaram as que tinham por objeto a própria interpretação de suas histórias nacionais, como nas famosas interpelações de Barack Obama ao inventário das tradições americanas.

Ora, direis, ouvir estrelas... Não haveria termo de comparação entre essas duas sociedades, vanguardas do Ocidente desenvolvido, com a brasileira, e, assim, não se deveria esperar que a campanha presidencial em curso reeditasse o seu padrão de debates. Na velha pauta do nosso pensamento conservador, deveríamos admitir a natureza refratária da massa dos indivíduos subalternos aos temas abstratos e complexos, apenas capazes de dar ouvidos a quem deles se aproximar com um dom materialmente tangível. Seria deles, afinal, a responsabilidade pela pobreza dos debates, e, assim, mais uma vez, explica-se a falta de imaginação e o caráter personalista da nossa política como resposta funcional à rusticidade da nossa sociologia.

Dessa forma, a campanha presidencial quando se destina às massas deserdadas do Nordeste se torna refém das políticas de programas assistencialistas, a serem expandidos e aperfeiçoados na linguagem comum dos candidatos. Se o estado de emergência em que vivem justifica esse tipo de intervenção, não há razão alguma para que não se introduzam nos debates sucessórios a questão crucial da transposição do rio São Francisco, com os temas a ela correlatos, para a qual a população sertaneja, caso exposta às controvérsias nela presentes, saberia manifestar as suas preferências. Sobretudo no que dissesse respeito às novas oportunidades que se poderiam abrir para que, ela própria, viesse a reunir condições para reinventar a sua forma de inscrição no seu mundo. O mesmo em relação às populações a serem afetadas pelas intervenções nas bacias hidrográficas já em andamento ou em fase de planejamento no Norte do país.

Contudo, o modelo da social-democracia neocorporativa à brasileira, admitindo-se como adequada essa conceituação em voga sobre o que seria, de FHC a Lula, a caracterização do sistema de governo atual, demonstra confiar muito pouco na sociedade civil. Seu atraso constitutivo e sua tradicional fragmentação não favoreceriam a que a livre explicitação dos interesses conduzisse às soluções mais justas e racionais, que dependeriam - em um diagnóstico que nos devolve à demofobia de um Oliveira Vianna dos anos 1920/30 -, mais do que a arbitragem do Estado diante de interesses divergentes, da sua intervenção direta na qualidade de intérprete mais qualificado do interesse geral. Com essa prática, que tem prevalecido nestes anos do segundo mandato de Lula, felizmente ainda sem teoria que a escore, o melhor lugar para os movimentos sociais ou estaria nas adjacências do Estado ou no seu próprio interior.

Um exemplo significativo desse estado de coisas se encontra na vida sindical. A opção por um modelo de sistema de sindicalismo negociado, em oposição ao legislado, consistiu em uma das marcas de origem da formação do PT, presente desde os tempos em que Lula era um sindicalista metalúrgico do ABC. Ainda fiel a essa inspiração, o então ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, destacado sindicalista e prócer do PT, interpretando deliberações do Forum Nacional do Trabalho, convocado pelo próprio governo, encaminhou a PEC 369/05, dizendo, em sua declaração de motivos, reconhecer a necessidade de uma reforma que torne "a organização sindical livre e autônoma em relação ao Estado", vindo a fomentar "a negociação coletiva como instrumento fundamental para a solução de conflitos".

Nessa exposição de motivos, o ministro Berzoini identifica a existência de "obstáculos institucionais à modernização das relações sindicais", que estariam a impedir a ação de uma representação autêntica da vida associativa dos trabalhadores, e, entre outras medidas relevantes, propõe a desconstitucionalização do princípio da unicidade sindical, clara opção em favor da pluralidade sindical e da extinção da contribuição sindical. Como amplamente sabido, o governo recuou dessa proposta, mudando sua agenda sindical no sentido de destinar às centrais sindicais reconhecidas pela legislação um porcentual do arrecadado com a contribuição compulsória, com o que veio a propiciar o retorno a práticas do corporativismo de Estado, que sempre combateu.

A cara nova da social-democracia à brasileira, se o conceito se aplica, data daí, de 2005, quando se disparou o comando de meia-volta, volver, e, em marcha batida, redescobrimos o Estado dos anos 1950/60. De lá para cá, já se passou uma campanha presidencial e estamos quase ao término de outra, sem que se discuta que social-democracia é esta, em que só cabe lugar para o Estado e sua ação paternal sobre a sociedade.


Luiz Werneck Vianna é professor-pesquisador do Iesp-Uerj. Ex-presidente da Anpocs, integra seu comitê institucional. Escreve às segundas-feiras

Errei. Perdão :: Ricardo Noblat

DEU EM O GLOBO

Cadê esse tal de sigilo, que não apareceu até agora? Cadê o vazamento das informações? (Lula, empenhado em confundir)

Na última sexta-feira de manhã, ao gravar comentário para o site deste jornal, eu disse que o governo fora lerdo, irresponsável e incompetente no trato da violação do sigilo fiscal de Verônica Serra.

Podendo, lá atrás, abortar o escândalo, não o fez.

Mea culpa! O certo seria ter dito simplesmente que o governo preferiu esconder o caso.

No dia 20 de agosto último, o secretário da Receita Federal foi informado sobre a quebra do sigilo de Verônica.

Perguntei no comentário: O que você teria feito no lugar dele? E disse como teria agido para evitar a eclosão de um escândalo capaz de embaraçar o governo, assustar o seu partido e manchar a provável eleição de Dilma Roussef.

Eu encomendaria de imediato uma cópia da procuração assinada por Verônica, e que permitira ao procurador dela acessar suas declarações de Imposto de Renda de 2007 a 2009. Consta da procuração o nome do cartório onde fora reconhecida a firma. Passo seguinte: telefona aí para o cartório e vê se Verônica tem firma por lá.

Descobriria que ela jamais teve. Logo, a procuração era falsa. Em seguida, destacaria um assessor para reunir as informações disponíveis nos arquivos da Receita sobre o falso procurador Antônio Carlos Telles. Estava lá: no passado, ele chegara a operar com cinco CPFs ao mesmo tempo. Era processado em vários estados.

A oposição celebraria se soubesse do caso antes de o governo se mexer. Quebra de sigilo fiscal é crime. Quebra de sigilo fiscal da filha do candidato da oposição à Presidência seria um crime, digamos, triplamente qualificado contra ela, o pai e o propósito do governo de eleger Dilma. Então, levaria o assunto ao conhecimento do meu superior o ministro da Fazenda.

Nada mais razoável que ele conversasse com o presidente a respeito. E que o presidente, um sujeito esperto, dotado de rara sensibilidade política, reagisse assim: Telefonem para Serra. Oi, Serra, acabei de saber que violaram o sigilo fiscal da Verônica.

Pois é, sei... Eu lembro que você tinha me alertado para essa possibilidade. Mas já tomei providências.

E enumeraria todas: Chamei o ministro da Justiça. Ele acionou a Polícia Federal, que abriu inquérito. Espero esclarecer tudo em curto prazo. O ministro da Comunicação Social dará uma entrevista coletiva daqui a pouco. E eu soltarei uma nota condenando com veemência o que ocorreu.

Somos adversários, mas jamais jogaria sujo.

Concordam que, agindo dessa forma, o governo se sairia bem? E que a oposição talvez se visse forçada até a elogiá-lo pela rapidez e transparência? Foi o que imaginei na sexta-feira de manhã. Mas aí, à noite, o Jornal Nacional revelou que o falso procurador de Verônica fora filiado ao PT entre 2003 e 2009. E que cometera o crime ainda na condição de filiado.

Olha aí, gente, formou! O governo escolheu esconder a quebra de sigilo de Verônica.

E quando, para seu desgosto, ela se tornou pública, escolheu mentir ao dizer que Verônica assinara uma procuração, e que era preciso investigar o caso para saber de fato o que acontecera.

Se a imprensa tivesse decidido esperar, é bem possível que nada ficasse esclarecido até o dia da eleição.

Pois menos de uma hora antes de sites e de blogs divulgarem que a procuração era falsa e que Antonio Carlos era um homem de cinco CPFs e de passado obscuro, a Receita ainda teimava em vender a história de que existia uma procuração assinada por Verônica. E que o mais sensato seria transferir para a Polícia Federal a tarefa de apurar tudo com o devido rigor e cuidado.

A verdade é que o governo usou a máquina pública no caso, a Receita para proteger sua candidata, o que configura crime eleitoral.

E fez uma aposta errada.

Não foi lerdo. Nem mesmo incompetente porque poderia ter ganhado a aposta.

Foi irresponsável. E, por omissão, palavras e obras, acabou sendo conivente com o que Dilma chamou de malfeito. Um crime malfeito, digo eu.

Quando o passado não absolve as digitais do presente:: Rui Nogueira

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

No bastidor das conversas sobre o escândalo das violações do sigilo fiscal dos tucanos, dirigentes do PT e assessores do presidente Lula costumam soprar uma versão dos fatos que ninguém tem coragem de debater em público. Uma versão surrada, de natureza semelhante à que foi fartamente usada para "explicar", por exemplo, os escândalos do mensalão (2005) e dos aloprados (2006).

Em síntese, se alguém ou algum partido que antecedeu o PT no poder fez algo semelhante de errado, então o erro "é velho" e está no DNA do processo político. Em vez de responder pelo erro do presente, os dirigentes do PT buscam a desculpa e a absolvição nos erros do passado.

O que o PT e o Planalto dizem agora, à boca pequena, é que a coleta dos dados sigilosos dos tucanos teria começado com uma equipe de jornalistas, em Belo Horizonte, uma espécie de tropa de choque mobilizada para bisbilhotar a vida e as decisões públicas do pré-candidato José Serra. Estocado na forma de dossiê, o material seria usado para facilitar o caminho do mineiro Aécio Neves na disputa com Serra pela indicação do nome tucano a concorrer ao Planalto.

Assim sendo, com algum regozijo e ironia, os líderes petistas concluem: "Não temos nada a ver com o dossiê e os dados sigilosos dos tucanos porque o assunto começou lá entre eles, é velho, anterior à existência da candidatura Dilma."

Em primeiro lugar, não consta que Aécio tenha contratado um grupo de jornalistas para fazer esse serviço sujo. Então, se a tropa da imprensa existe, é preciso explicar direito a sua origem, em vez de jogá-la no colo de Aécio.

Segundo: o dossiê com informações dos tucanos existe e os dados foram coletados por meio de violações do sigilo fiscal.

Terceiro: em maio deste ano o dossiê estava nas mãos de pessoas contratadas para assessorar a campanha de Dilma, a "equipe de inteligência".

Quarto: em junho deste ano as declarações de IR de 2008 e 2009 do tucano Eduardo Jorge estavam no dossiê.

Quinto: nem tudo é "coisa velha" no dossiê e anterior à certeza de que Dilma seria a candidata. Dados da movimentação bancária de EJ estavam no dossiê. E são de janeiro e março... deste ano. Em fevereiro, no encontro nacional do PT, em Brasília, Dilma foi aclamada como candidata.

Sexto: por que a "equipe de inteligência" de Dilma se interessou por algo que, supostamente, não era seu, mas está cheio de digitais petistas?

Sétimo: se a origem do dossiê absolve o PT e Dilma, por que o Planalto é parte integrante da operação abafa em curso?

Como nos piores tempos :: Paulo Brossard

DEU NA ZERO HORA (RS)

Tinha o propósito de não voltar ao fato público e notório da violação do sigilo fiscal de pessoas próximas a um dos candidatos à Presidência da República, abordado mais de uma vez, mas novas notícias trouxeram à luz aspectos inéditos ao caso, que, dia a dia, se torna mais estranho e indigesto.

Tudo começou em 19 de junho, quando a Folha de S. Paulo publicou na página 12 do seu primeiro caderno, A, sob o título Dado sigiloso de dossiê saiu da Receita, notícia segundo a qual os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pedreira, levantados pelo grupo de inteligência da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), saíram diretamente dos sistemas da Receita Federal, como atestam documentos aos quais a Folha teve acesso, (sic). Na mesma página e da mesma notícia, lia-se que procurada desde o começo da semana, a Receita informou que não iria se manifestar sobre o assunto. Noutra passagem informava a Folha exibiu parte dos papéis de EJ (vítima) e este confirmou a veracidade das informações por ele enviadas à Receita, adiantando que esses documentos não estão em nenhum outro lugar que não a Receita Federal. Eu afirmo que o meu sigilo fiscal foi violado. Aí está o resumo do caso que não cessou de encrespar-se desde seu aparecimento na imprensa.

Revelando estar a par do assunto, a senhora candidata à Presidência da República, no dia seguinte, 20, no mesmo jornal afirmava que cabe à Receita Federal explicar como vazaram dados fiscais de Eduardo Jorge Caldas Pereira. Em outras palavras, pela Folha de S. Paulo de 19 e 20 de junho passado, o caso ficou demarcado, com a confirmação de que efetivamente ocorrera a quebra do sigilo mencionado, quando a Constituição assegura sua inviolabilidade, art. 5º XII.

Mais de mês decorreu e as notícias que se sucederam deixaram a Receita, que, afinal, saiu do silêncio, em posição cada vez menos cômoda. Os meios de comunicação informaram que ela terminou por reconhecer que além do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, mais três pessoas do mesmo grupo partidário, no dia 8 de outubro de 2009, num período de 15 minutos, tiveram violados os seus dados sigilosos, a indicar que não se tratava de ilícitos isolados, mas de crime organizado; foi divulgado que suspeitos de violar sigilo são blindados pela Receita; mais um dia e a violação era associada a propina, e a investigação fazendária sigilosa e sem prazo para terminar aparece como concluída; mais um dia e a Receita aponta como suspeitas mais duas funcionárias e volta a pretender que o processo se mantenha sigiloso; eis senão quando vem a público o acesso a dados da filha do candidato à presidência José Serra a pedido dela (sic), embora o governo soubesse que era falsificada a assinatura da requerente para chegar à quebra dos dados; nesta altura, a própria Receita admite a falsificação do requerimento, bem como do seu reconhecimento, pois não havia no cartório o registro de assinatura, além de que era grosseira a falsificação do reconhecimento atribuído ao tabelião do ofício que teria feito; segundo a Folha de S. Paulo, o falso procurador, ou que outro e melhor nome possa ter, teve quatro CPFs cancelados e acumula 16 processos, seis deles na área criminal; este o personagem que em 30 de setembro do ano passado entregou o pedido a uma servidora da Receita em Santo André, que acessou as declarações do imposto de renda da filha do candidato José Serra referentes aos exercícios de 2007 a 2009 e no mesmo dia as repassou ao falsário; por fim, o secretário da Receita Federal já inocentou os servidores envolvidos no caso. Por sua vez, o honrado presidente da República para não demitir Cartaxo (secretário da Receita Federal), Lula tira Receita das investigações, segundo manchete de grande jornal.

Com isso, importante segmento do serviço público federal, com acesso aos dados de natureza privada de todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, viu-se atingido em sua respeitabilidade por ação e omissão do próprio governo. É lamentável. Em tempos passados, houve aqui e em outras mal-afamadas Repúblicas fatos dessa espécie, mas supunha-se que, no Brasil, isto não se repetiria. Repetiu-se. À guisa de defesa da insigne felonia, pela tevê e pela imprensa, membros do governo não coraram em afirmar que a quebra de sigilo não se limitava à meia dúzia de casos agora revelados, mas eram muitos, muitos e muitos mais. Acredite se quiser.


*Jurista, ministro aposentado do STF

O lulismo é um produtivismo :: Claudio Salm

DEU EM O GLOBO

O produtivismo designa a exaltação da produção pela produção. Não tem compromissos com a promoção da cidadania nem com a preservação do meio ambiente. Costuma-se associar o produtivismo ao capitalismo que, na falta de resistências, subordina tudo aos interesses mercantis, ao lucro. No entanto, o produtivismo marcou também o stalinismo. Na década de 1930, Stalin consagrou o sthakanovismo como a forma ideal de organizar o trabalho na URSS, forma essa que nada mais era que o taylorismo com emulação patriótica. A experiência soviética, como se sabe, foi uma história de desastres ecológicos em nome da produção.

Em recente visita ao Brasil, Daniel Cohn-Bendit rotulou o lulismo de "ideologia produtivista". Nada melhor que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte para ilustrar o ponto. A concepção do projeto bate de frente com a nossa melhor tradição no planejamento do setor energético. Líderes como Getúlio Vargas, Lucas Nogueira Garcez e Juscelino Kubitschek sempre privilegiaram o cuidado com as bacias hidrográficas, fator desconsiderado no caso de Belo Monte que, entre outros estragos irreversíveis, irá secar a Volta Grande do Xingu na região de Altamira.

Só não dá para dizer que nunca antes na história deste país o meio ambiente foi tão agredido, porque os erros cometidos pelo regime militar, como a hidrelétrica de Balbina, também foram enormes. Apesar da importância que adquiriu a consciência ecológica, o mesmo modelo serve hoje de inspiração para a ocupação econômica da Amazônia. Nada justifica o crime ambiental e social de Belo Monte. Irá favorecer os suspeitos de sempre, bem como as mineradoras, que serão as maiores consumidoras da energia subsidiada. Ninguém pode ser contra maior aproveitamento do imenso potencial hidrelétrico da Amazônia. Mas não se pode desconhecer que existem alternativas mais econômicas e menos devastadoras para a produção de energia elétrica nas bacias amazônicas.

Engenheiros da maior competência que detêm esses conhecimentos não são ouvidos. Como não foram ouvidos, no caso de Belo Monte, os ambientalistas e as populações que serão diretamente atingidas. Lula, quando esteve em Altamira, recusou-se a recebê-los e as audiências públicas não passaram de uma farsa, contrariando a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da qual o Brasil é signatário.

Aos que se opõem à obra só resta assistir ao processo autoritário que nos empurra Belo Monte goela abaixo. Autoritarismo? Não é assim, diriam os representantes das grandes empreiteiras. Afinal, o principal instrumento institucional para a construção da usina de Belo Monte é um Decreto Legislativo do Senado (Nº 788, de 2005), quando seu presidente era Renan Calheiros.

Encontramos evidências da ideologia produtivista até mesmo nas políticas sociais. O gasto público social vem aumentando no Brasil, como em toda a América Latina, desde o início dessa década, o que é bom. Tais gastos deveriam ser avaliados pelos benefícios sociais que podem provocar. O que vemos, porém, é a ênfase dada aos impactos positivos do gasto social sobre a economia, um keynesianismo vulgar e conceitualmente equivocado, lugar comum no discurso sindicalista em épocas de dissídio coletivo.

Ora, que o maior gasto - público ou privado, social ou qualquer outro - ajuda a estimular uma economia em recessão é hoje uma banalidade. Desse ponto de vista, jogar dinheiro de um helicóptero sobre comunidades carentes teria o mesmo efeito, ou até maior, com menores custos administrativos. O argumento serviria, no máximo, para defender a expansão dos gastos correntes do governo diante das advertências dos que se preocupam com as contas públicas e com o crescente déficit nas contas externas. Não vemos um debate sério a respeito, mas a tentativa de desqualificar os que chamam a atenção para as tendências, tachados de fiscalistas e de estagnacionistas, no propósito de vender a ideia de "novo modelo de desenvolvimento".

Importante, mesmo, seria saber em que medida o maior gasto social contribuiu para melhorar a educação, a segurança, o atendimento à saúde. A candidata oficial à presidência repete como um mantra: "Nós levamos 31 milhões à classe média (sic)." Sendo assim, para quê se preocupar com as filas do SUS ou com a qualidade da escola pública? A nova classe média poderá agora comprar planinhos de saúde e matricular seus filhos na escola privada.

O líder revolucionário de 1968 tem razão, o PIB subiu à cabeça dos nossos governantes.

CLAUDIO SALM é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fundo de Quintal - A Batucada dos Nossos Tantãs

FRASE DE ONTEM


"Sabe-se de casos de empresários que foram procurados por sindicalistas com reivindicações de natureza política, acompanhadas de ameaças de 'chamar o pessoal da Receita e da fiscalização'. "


(Elio Gaspari, ontem, 5 de setembro de 2010.)

LANÇAMENTO: A constitucionalização da legislação do trabalho no Brasil


4ª Capa - O presente estudo pretendeu fazer um levantamento – tão exaustivo quanto possível – das iniciativas de produção normativa e sua materialização, bem como da interpretação das normas, acerca das relações de trabalho, nos últimos 20 anos (1988 – 2008) Seu ponto de partida é a Constituição Federal de 1988 especialmente os artigos e capítulo dedicados aos direitos sociais. E, complementarmente, o que trata da competência da Justiça do Trabalho.

Parte-se da hipótese de que o Direito Constitucional vem, gradualmente, influenciando as demais fontes do direito do trabalho, desde a incorporação das normas internacionais oriundas das Convenções da OIT, até as leis e seus regulamentos, os acordos e convenções coletivas de trabalho e, ainda, as sentenças normativas, a doutrina e a jurisprudência dos tribunais do trabalho, do STJ e do STF.

Trata-se da construção de um banco de dados, listado e quantificado, e com base nele foi possível mapear os principais pontos de conflitos sobre o direito trabalhista, em torno dos quais se movimentam os principais atores políticos do mundo do trabalho brasileiro, como os sindicatos, as confederações e as centrais sindicais, as entidades patronais, os partidos políticos, as corporações jurídicas, especialmente o judiciário trabalhista, o Ministério Público do Trabalho, e suas respectivas associações profissionais, e o Poder Executivo, especialmente através do Ministério do Trabalho e do Emprego. Está destinado a estabelecer um processo de discussão com especialistas e interessados na matéria. Além da análise sistemática, a pesquisa empírica também gerou um banco de dados e de informações que poderá ser útil para novas investigações.

À frente deste esforço estão os professores Luiz Werneck Vianna e Marcelo Baumann Burgos e a mestranda Paula Salles, tendo como pesquisadores os mestres Aline dos Santos Silva e Ana Paula Carvalho Soares e o estudante Fernando Perlatto.

Sigilo de tucano foi quebrado em MG por outro filiado ao PT

DEU EM O GLOBO

Analista que acessou dados de Eduardo Jorge é do partido desde 2001

O analista tributário da Receita Federal, Gilberto Souza Amarante, que acessou dez vezes os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, em Formiga (MG), é também filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde 2001, como comprova o cadastro do TSE.
Rastro petista


Acesso a dados fiscais do tucano Eduardo Jorge em Minas foi feito por mais um filiado ao PT

Vivian Oswald, Evandro Éboli e Gerson Camarotti

Todos os acessos ao CPF de Eduardo Jorge ocorreram no mesmo dia: 3 de abril de 2009, durante 41 segundos entre a primeira e a última entrada, seis meses antes de servidores da Receita em Mauá (SP) devassarem as declarações de Renda de Eduardo Jorge e de outros tucanos.

Integrantes da Receita afirmam que os dez registros podem significar uma única consulta. Os sistemas do Fisco registram como novo acesso cada uma das vezes que o servidor muda a tela em um mesmo acesso. De todo modo, a Receita não acredita que a consulta que partiu da senha do analista fiscal em Formiga tenha sido motivada. A explicação estaria no fato de terem ocorrido fora da região fiscal onde reside o tucano. Para comprovar se o acesso foi imotivado é preciso verificar ainda se a pesquisa teve ou não autorização ou seguiu algum pedido judicial.

De acordo com essas fontes no Fisco, a consulta não teria permitido o acesso aos dados fiscais do contribuinte. Esse tipo de registro pode significar que o servidor tentou verificar dados pessoais de Eduardo Jorge.

Dutra confirma filiação de analista

A nova denúncia deve ser analisada pela Corregedoria da Receita em Belo Horizonte, responsável pela jurisdição de Minas Gerais. A comissão de inquérito deve requerer ao chefe do escritório de São Paulo, que analisa o caso, que prossiga com uma investigação disciplinar. Esse é o caminho de praxe para apurar indícios de irregularidades.

Eduardo Jorge diz que não tem negócios ou imóveis na cidade mineira de Formiga e estranhou o fato.

- Isso é a confirmação do que nós já suspeitávamos: é uma operação ampla para favorecer o PT e tentar intimidar a oposição. Além disso, a Receita Federal, mais uma vez, atuou de forma conivente com a campanha de Dilma. Essa eleição está seriamente afetada por essa questão de quebras sucessivas de sigilo - disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou ontem que, se ficar comprovada a participação de Amarante no caso, o petista pode até vir a ser expulso do partido. Dutra optou pela prudência, mas confirmou que o analista de Formiga é filiado à legenda. Ele conversou com o presidente do PT de Minas, o deputado federal Reginaldo Lopes, e afirmou que não havia localizado o analista até o início da noite de ontem. Segundo Lopes, nem mesmo os dirigentes do PT de Arcos (MG) o conhecem.

- Realmente ele é filiado ao PT, mas não é um militante do partido. É preciso saber se ele teve acesso indevido aos dados da Receita. O PT tem uma postura ética que não concorda com essa prática. Se ficar confirmado qualquer ilegalidade, ele será excluído do PT - disse Dutra.

Dutra se antecipou a dizer que não há, de todo modo, qualquer vínculo do ato de Amarante com a campanha de Dilma Rousseff e lembrou que o fato ocorreu em abril do ano passado. Ele acrescentou que o servidor da Receita não teria participado do último Processo de Eleição Direta (PED), as eleições internas, do PT. Mesmo assim, Dutra reconheceu que o episódio traz um incômodo para o PT.

- Claro que causa um constrangimento ao PT.

O relatório que detectou as consultas ao CPF do tucano foi produzido pelo Serpro, serviço de processamento de dados do governo, no dia 27 de julho. Foram encontrados ainda consultas ao CPF de Eduardo Jorge feitos por terminais da Polícia Federal, Banco Central e Ministério Público.

Para Serra, violação está no 'DNA do PT'

DEU EM O GLOBO

Tucano diz que não pretende bater boca com Lula e cobra de Dilma Rousseff manifestação sobre escândalo

Flávio Freire

SÃO PAULO. Ao comentar o fato de o servidor da Receita Federal de Minas Gerais que acessou dados do tucano Eduardo Jorge ser filiado ao partido de sua adversária, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem que esse tipo de crime "está no DNA do PT". Embora com ataques à conduta de petistas, Serra disse que não pretende bater boca com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamou Dilma Rousseff para o debate sobre o episódio.

Segundo o tucano, que visitou ontem o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, está na hora de Dilma se manifestar sobre o envolvimento de filiados de seu partido no escândalo. Indagado sobre a descoberta de novos acessos à conta de Eduardo Jorge, Serra disparou:

- Eu não tenho dúvida nenhuma de que (o crime de vazamentos) está no DNA do PT, mas não estou a fim hoje, num domingo como esse, de natureza cultural, de me aprofundar sobre esse assunto - disse ele, argumentando que Lula tem assumido o discurso da campanha eleitoral petista.

- Eu não vou ficar batendo boca com o Lula. Mas o Lula poderia pensar o seguinte: a Dilma já está à sombra dele em toda essa campanha, inclusive na concepção da candidatura, mas agora ela fica à sombra até no debate de campanha. Coisas que deveriam ser debatidas pelos candidatos, no caso de Dilma, há uma substituição e quem debate é o presidente.

Tucano diz que Dilma terceiriza ataques a ele

Ao lado do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, com quem tem compartilhado a agenda oficial no estado, José Serra chegou a dizer ontem que a petista Dilma Rousseff está terceirizando discurso até de agressão contra ele.

- É importante para quem quer ser presidente do Brasil se mostrar para o Brasil. (Mostrar) a sua história, o que pensa, suas manifestações sobre os problemas que estão acontecendo, como o crime que apareceu contra a minha filha (Verônica, que teve o sigilo fiscal quebrado) - continuou o tucano, lembrando ainda a história de Francenildo Costa, caseiro de Brasília que teve o sigilo bancário quebrado depois de informar que o então ministro da Fazenda Antonio Palocci frequentaria uma casa de lobistas.

O presidenciável do PSDB não quis comentar críticas do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, a ataques feitos pela campanha de Serra contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello:

- Podemos ficar dois dias aqui falando (sobre as críticas), mas aí eu viro comentarista (de política).

Serra disse que pretende, se eleito, construir em todo o país museus como o da Língua Portuguesa e o do Futebol, feitos em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

- Essa é uma iniciativa que a gente vai multiplicar em todo o país - disse ele.

Vice de Serra compara PT à máfia

O candidato a vice na chapa de José Serra, Indio da Costa, pediu votos ontem numa feijoada na quadra da Estácio de Sá e disse que o PT arquitetou o assalto ao comitê de Mauá para apagar provas no caso de quebra do sigilo de Verônica Serra:

- É típica coisa de bandido, de máfia. Quem mais pode ser responsável além do PT? Quem ataca um comitê para levar uma ficha partidária? Quem está por trás da campanha da Dilma, que é acostumado a fazer essas coisas? Dirceu e companhia limitada. Não estou dizendo que tenha sido o Dirceu, mas é o modelo dele. É o "vale qualquer negócio pelo poder".

Indio classificou como "apenas uma brincadeira" uma provocação que seu aliado, o candidato ao Senado Cesar Maia (DEM), fez a Serra, ontem, pelo Twitter, citando elogios que o candidato do PSDB dirigira a Lula e a Guido Mantega no passado: "Há que se ter cuidado com as declarações sobre adversários: foi dito que Mantega era correto, e Lula, estadista. E agora, José?"

TSE proíbe uso de imagem de Collor

DEU EM O GLOBO

Decisão impede que programa do PSDB exiba apoio do senador a Dilma

Carolina Brígido e Chico Otávio

BRASÍLIA. O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu ontem que a coligação do candidato José Serra (PSDB) continue exibindo no programa eleitoral gratuito imagem na qual o senador Fernando Collor defende o voto na candidata Dilma Rousseff (PT). A decisão foi tomada no julgamento de liminar pedida pela coligação petista. Na ação, os advogados afirmam que o vídeo "expõe o eleitor a uma informação falsa sobre o quadro da disputa eleitoral". Os advogados também alegam que os tucanos estariam usando uma imagem externa, recurso vedado pela legislação eleitoral.

O vídeo, feito pelo jornal "Folha de S. Paulo", exibe Collor falando com eleitores em local público. "Não se esqueçam desse nome: Dilma Rousseff presidenta, número 13 na cabeça, no próximo dia 3 de outubro", diz o senador. O programa tucano inclui a legenda "Collor é Dilma" na imagem.

"Em juízo preliminar, verifico estarem presentes os requisitos a amparar a pretensão relativa à medida liminar, visto que, aparentemente, a inserção impugnada teria mesmo se valido de gravação externa o que é vedado", escreveu o ministro. Dias determinou ao PSDB que envie defesa e pediu um parecer ao Ministério Público. Com esses documentos em mãos, ele deverá levar o caso para julgamento de mérito no plenário do TSE, em data ainda não decidida.

PT mede reação de eleitores sobre escândalo

DEU EM O GLOBO

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Preocupada com a possibilidade de desgaste político, a coordenação da campanha da petista Dilma Rousseff à Presidência passou a monitorar diariamente a reação dos eleitores ao episódio da violação de sigilo bancário de Verônica Serra, filha do candidato tucano, José Serra. Internamente, já se admite o uso do programa eleitoral gratuito na TV para rebater os ataques de Serra.

Segundo um integrante da campanha, isso só será feito se as pesquisas detectarem uma queda nas intenções de voto de Dilma. Até ontem, números internos de tracking indicavam a estabilidade nas intenções de voto. Existe receio de que, com a mudança radical do programa de Serra, será necessário entrar no assunto, o que levaria a campanha definitivamente para uma agenda negativa.

O comício de Dilma na noite de sábado em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi encerrado com um discurso do presidente Lula, no qual ele afirmou que "o nosso adversário bateu tanto hoje à noite que ela (Dilma) passou 12 pontos na pesquisa de São Paulo."

- O Lula fez mais uma vacina para proteger a campanha. Não é para mexer na linha do programa eleitoral. O Lula falou no programa para deixar a Dilma fora do assunto. As pesquisas mostram uma estabilidade nos números. Agora, temos que levar a campanha assim até o dia 3 de outubro - disse o líder do governo e coordenador da campanha, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Campanha petista teme desgastes com escândalo

De forma reservada, os petistas avaliam que além dos ataques à quebra de sigilo, outros dois temas podem causar desgaste na campanha: a imagem do senador Fernando Collor (PTB-AL) pedindo voto para Dilma e o resgate do escândalo da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, episódio que levou à queda do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Já na campanha de Serra, a determinação é intensificar esses episódios na propaganda eleitoral. A expectativa é que, com esse novo discurso, o tucano possa recuperar intenções de voto na classe média e nas regiões Sul e Sudeste do país, onde ele já liderou nas pesquisas.

- Além disso, a violência contra a campanha de Serra deu nova animação para a nossa militância - observou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Mesmo assim, todos os programas estão sendo testados antes, pois existe o reconhecimento de que uma agenda negativa na campanha pode aumentar a rejeição do candidato tucano. Entre os tucanos, a ordem é evitar ataques diretos ao presidente Lula.

Mauá é terceiro maior núcleo do PT no país

DEU EM O GLOBO

Tatiana Farah

MAUÁ. Palco do vazamento de dados sigilosos da Receita Federal, a cidade de Mauá, administrada pelo PT, é a terceira cidade do país com o maior número de petistas de carteirinha: 12,6 mil filiados, ou seja, 4,4% da população de 284 mil eleitores.

Um desses petistas é Antônio Carlos Atella Ferreira, o assessor contábil que entregou à Receita uma procuração falsa em nome de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra. Atella é cunhado de um dos fundadores do PT na cidade, o oficial de Justiça João Primo, e entrou para o partido em outubro de 2003, depois de ter vivido em Rondônia, onde responde a dois processos sigilosos na Justiça.

Ele se filiou ao PT durante a segunda gestão do petista Oswaldo Dias. Com filiação assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dias está em seu terceiro mandato; e seu filho, Leandro, preside o diretório local do PT.

O PT informou que um problema na grafia de Atella, que foi registrado como Atelka, teria impedido sua filiação no TRE. O TRE, no entanto, confirma a filiação até novembro de 2009.

A adesão de Atella ao PT foi feita em um período de boom petista em Mauá. No fim de 2002, segundo o TRE, o partido tinha 6,8 mil filiados. O número saltou para 10,7 mil em julho de 2004. Mauá só perde em número de petistas para São Paulo e Diadema, também no ABC Paulista. O movimento sindical petroleiro também é grande na cidade.

''Me diziam que o computador ligava sozinho'', afirma suspeita

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Dados de tucano foram acessados na máquina de Adeildda Leão; ela diz que quem tem que responder é escalão superior

Fausto Macedo e Bruno Tavares

Adeildda Leão dos Santos, servidora do Serpro sob suspeita de participação no vazamento de dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de outros políticos tucanos, disse que seu computador na agência da Receita em Mauá "era acessado também por outros funcionários". Em nota oficial, onde apresenta sua versão em 27 linhas, Adeildda relata que a senha da máquina ficava anotada em sua agenda que deixava sobre a mesa ou na gaveta com o cartão da certificação digital.

"Não via problema em outras pessoas usarem o computador pois confiava e não consigo enxergar maldade em meus colegas", assinala. "Muitas vezes chegava para trabalhar e via que meu computador estava ligado, muito embora tenha desligado no dia anterior antes de sair. Quando questionava, meus colegas me diziam que o computador ligava sozinho."

Ela diz que comunicou o fato à Corregedoria da Receita. "O corregedor me disse que isso é normal."

A investigação da Receita indica que o acesso aos dados de Eduardo Jorge ocorreu no computador de Adeildda, com uso da senha da analista tributária Antônia Aparecida Neves Silva. As duas trabalhavam na Agência Mauá, foco do escândalo.

"Tenho consciência que fui descuidada com meu computador, esse foi meu erro", admite Adeildda. "Quanto a imprimir declarações de forma imotivada, se foram mesmo imotivadas, quem tem que responder sobre isto são os funcionários do escalão superior. Eu somente seguia ordens. Sou mera auxiliar e não tenho como saber o que se passa com a chefia."

Há 23 anos na carreira Adeildda afirma que "jamais agiu ou contribuiu para a quebra de sigilo fiscal de nenhum contribuinte, seja ele político, famoso ou não".

Diz que nunca foi filiada a nenhum partido político e nem a nenhuma entidade sindical. "Não tenho predileção partidária. Até ser intimada não sabia quem era o senhor Eduardo Jorge."

Adeildda explica que para acessar uma declaração recebia o CPF. "Eu fazia o acesso, a impressão e entregava a quem me solicitou. O que a pessoa fazia com a cópia da declaração eu não sei. Como funcionária rasa não me cabia interferir no trabalho da chefia."

Disposta a colaborar com as investigações ela abriu mão de seu próprio sigilo.

"Coloco desde já minhas contas bancárias à disposição da Polícia Federal, abro meu sigilo fiscal e telefônico."

Serra: ''Isso é o DNA do PT''

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Tucano disse que não vai bater boca com Lula e não quis se aprofundar no assunto

Ivan Fávero

O candidato à presidência José Serra (PSDB) disse ontem que não tem dúvida nenhuma do envolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT) no caso das violações fiscais de pessoas do seu partido. "Isso é o DNA do PT", avaliou, em entrevista coletiva realizada após visita ao Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o analista tributário Gilberto Souza Amarante, que acessou os dados do fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Eduardo Jorge, é filiado ao PT desde 2001.

Ernesto Rodrigues/AE

José Serra afirmou que "não vai ficar batendo boca com Lula" e que "está mais que na hora de Dilma sair da sombra do presidente e se manifestar para o Brasil". O pronunciamento do tucano foi uma resposta ao fato de Lula o acusar de "baixar o nível da campanha".

O candidato tucano evitou aprofundar-se mais no assunto: "Não vou estragar uma tarde cultural como essa falando sobre esse caso", explicou. Serra teve ao seu lado, na visita, o candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin. O presidenciável tucano afirmou, então, que o museu deveria ser replicado para outras capitais. "O Museu da Língua Portuguesa é um lugar onde a pessoa adquire mais cultura, aprende mais sobre o idioma e aprende de uma forma divertida", comentou. Indagado se outros museus poderiam ser implantados também em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Serra afirmou que poderiam, sim. E citou como exemplo um outro caso que considera de sucesso: o Museu do Futebol, no Pacaembu. "É o melhor museu de futebol do mundo. Isso eu tenho escutado até de representantes da Fifa", disse.

Serra e Alckmin circularam pelas galerias de exposição do museu, sendo cumprimentados por muitos outros visitantes, com os quais tiraram fotos. Alckmin afirmou que, quando Serra está em São Paulo, sempre encaixa sua agenda à do candidato à Presidência. Disse que seu plano original, ontem, era ir ao Guarujá.

Mas, com o tempo pouco confiável, mudou e foi encontrar o presidenciável. Indagado se estava promovendo maior aproximação para ajudar Serra em São Paulo, Alckmin respondeu: "Seria uma presunção da minha parte achar que eu poderia transferir votos ao Serra. Ele é competente, tem tudo para conseguir votos por méritos próprios."

O candidato ao governo de São Paulo acredita que quatro semanas são tempo suficiente para o presidenciável tucano conseguir chegar ao segundo turno.

Alckmin chegou cerca de uma hora antes do encontro com Serra e fez um passeio pela região da Luz. Tomou café em uma lanchonete e conversou com as pessoas nas ruas. Acabar com a cracolândia e impedir a polícia de "bater"nos camelôs foram os pedidos que o candidato ouviu de dois frequentadores da região.

Violação de sigilo fiscal está no DNA do PT, afirma Serra

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Candidato evita confronto com Lula, mas não poupa Dilma: "Fica à sombra até no debate"

Alckmin diz que o caso é "grave" e critica frase do presidente: "Lula falou em baixaria. Baixaria é violação de sigilo"

Uirá Machado

DE SÃO PAULO - O candidato a presidente José Serra (PSDB) afirmou ontem não ter dúvidas de que o PT está envolvido no episódio da quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas a ele e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Eu não tenho dúvida [de que há envolvimento do PT nesses episódios]. Esse é o DNA do PT", disse em entrevista coletiva, após visitar o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo.

Serra se referia aos casos no ABC paulista e em Formiga (MG). Foram acessados dados sigilosos de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, Veronica Serra, filha de Serra, e mais três pessoas ligadas aos tucanos.

Questionado pelos jornalistas a respeito das críticas feitas por Lula durante comício em Guarulhos (SP), no sábado, Serra preferiu evitar o confronto: "Eu não vou ficar batendo boca com o Lula".

No comício, Lula ironizou o tom da propaganda eleitoral do tucano na TV ("o bicho [Serra] anda com uma raiva que não sei de quê", disse o presidente) e insinuou que a campanha do PSDB "mente descaradamente".

Segundo Serra, sua adversária, Dilma Rousseff (PT), está se escondendo na sombra de Lula e evita até mesmo os debates que, na visão do tucano, deveriam ser travados entre os candidatos.

"Agora, ela fica à sombra [de Lula] até no debate da campanha. No caso da Dilma, quando há coisas que devem ser debatidas por candidatos, há uma substituição. Quem debate é o presidente do partido, o presidente da República. Já está na hora de a Dilma se mostrar."

Geraldo Alckmin (PSDB), que também visitou o museu, afirmou:

"Independentemente da questão eleitoral, é grave. Agora, o presidente Lula falou em baixaria. Baixaria é violação de sigilo".

CRÍTICAS DE FHC

Ontem, ao conversar com os jornalistas, Serra se negou a responder a outras perguntas relacionadas com o escândalo da Receita e com sua campanha na TV.

Serra também não comentou artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no jornal "O Estado de S. Paulo".

O tucano disse não ter lido o texto, no qual FHC critica o governo Lula ("Vivemos uma fase de democracia virtual", "oca por dentro"), mas não poupa a oposição ("Pode ter havido erros de marketing nas campanhas oposicionistas, assim como é certo que a oposição se opôs menos do que devia à usurpação de seus próprios feitos").

Envolvido em quebra "some" de seu bairro

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

DE SÃO PAULO - O bar na rua Líbano, em Francisco Morato (Grande São Paulo), que aos sábados e domingos era aberto pelo office boy Ademir Estevam Cabral, ficou fechado neste final de semana.

Apontado como um dos portadores da procuração falsa usada para quebrar o sigilo de Veronica Serra, Cabral não foi visto mais no bairro desde o começo da semana passada, quando o nome dele foi envolvido no caso por Antonio Carlos Atella Ferreira, que protocolou o documento falso na Receita Federal.

A ex-companheira de Cabral, conhecida como dona Baiana, disse que ele ligou no sábado e avisou que aguardava ser intimado pelas autoridades, e se isso ocorresse, iria se apresentar na quarta-feira.

Ela demonstrou indignação com as suspeitas sobre Cabral. "Ele mal sabe escrever e nem usa computador. Como é que poderia se envolver em uma coisa grande como essa?"

O dono do imóvel onde fica o bar, o segurança Edno Cláudio Santana, estranhou a ausência do office boy para fazer o "bico" de fim de semana, mas disse não acreditar que Cabral tenha envolvimento direto na quebra do sigilo.

"Conheço o Ademir há mais de dez anos. Ele é apenas mais um trabalhador. Todo mundo aqui no bairro considera o Ademir uma pessoa de bem."

Outro amigo de Cabral, o pintor Eduardo Araújo Soares, emenda: "a casa cai sempre para os mais fracos". (Flávio Ferreira)

Sucessor alertou petista sobre tarifa de luz

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Rubens Valente

DE BRASÍLIA - O atual ministro de Minas e Energia advertiu em 2008 a colega Dilma Rousseff, então na Casa Civil, sobre a "necessidade premente" de corrigir a tarifa social de luz.

A falha de cálculo custou R$ 2 bilhões aos consumidores -metade disso na época em que a hoje candidata petista à Presidência era a titular de Minas e Energia.Assinado por Márcio Zimmermann, o ofício de 20 de junho de 2008 defendia que a Casa Civil adotasse as recomendações feitas ao longo de cinco anos pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a respeito da conta de energia.

Essas advertências do TCU, como revelou ontem a Folha, foram completamente ignoradas pelo Ministério de Minas e Energia no período em que foi chefiado por Dilma (2003-2005). A pasta só se mexeu quando o ministro já era Silas Rondeau -e sete meses depois de Dilma ter saído para a Casa Civil.

FALHA NO CÁLCULO

A tarifa social é um desconto na conta de luz para famílias consideradas pobres -e foi criada por lei pelo governo Fernardo Henrique Cardoso, em 2002.

Em abril de 2003, o TCU descobriu uma falha no cálculo. Como o programa era baseado na quantidade de energia consumida, muitos pobres estavam subsidiando os ricos -casas de veraneio na praia, por exemplo, recebiam o benefício.

O ofício de Zimmermann, que integra o processo do TCU, revela que o ministério tinha pleno conhecimento do atraso na solução do problema e do impacto econômico da manutenção dos critérios -"além da sua importância enquanto questão de interesse setorial e de repercussão de caráter social".

O ministro cobrava apoio da Casa Civil a projeto formulado por Minas e Energia em 2008 e enviado ao Congresso. O texto virou lei em janeiro deste ano.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, postou ontem mensagem em seu microblog Twitter no qual reconheceu a existência do erro, mas atribuiu-o ao governo anterior.

"O erro foi no governo FHC, corrigido no governo Lula e a culpa é da Dilma. Tudo bem, o importante é a manchete aparecer no programa do Serra", escreveu o petista, sem entrar no mérito dos alertas do TCU ignorados pela hoje candidata.

Câncer faz Quércia desistir de disputar vaga no Senado

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Peemedebista decidiu se dedicar ao tratamento de um tumor na próstata

Anúncio da desistência será feito hoje; Quércia irá declarar apoio ao companheiro de chapa, o tucano Aloysio Nunes

Renata Lo Prete
EDITORA DO PAINEL


Orestes Quércia (PMDB), 72, comunicará hoje a retirada da candidatura ao Senado por São Paulo para se tratar do retorno de um câncer na próstata do qual sofreu anos atrás. Na mesma oportunidade, o ex-governador anunciará o apoio ao companheiro de chapa Aloysio Nunes Ferreira (PSDB).

Em conversa de Quércia ontem com a cúpula tucana, ficou acertado que o primeiro suplente de Aloysio será Airton Sandoval (PMDB), e não mais Sidney Beraldo (PSDB). Em consequência do acordo, o ex-chefe da Casa Civil no governo de José Serra passará a ocupar, na propaganda de TV, o tempo das duas vagas ao Senado da chapa.

Em pesquisa Datafolha feita nos dias 2 e 3 deste mês, Quércia aparece com 26% nas intenções de voto, tecnicamente empatado no segundo lugar com o pagodeiro Netinho de Paula (PC do B).

A petista Marta Suplicy (PT) lidera com 33%. Já o tucano Aloysio aparece em quinto na disputa, com 12%.

Quércia iniciou sua carreira política no início dos anos 60, quando foi eleito vereador em Campinas. A seguir, foi deputado estadual pelo MDB, prefeito de Campinas e, em 1974, senador, quando, aos 35 anos de idade, foi eleito com 4,5 milhões de votos. Em 1982, foi vice-governador na gestão de Franco Montoro. Quatro depois, assumiu o governo paulista.

O ex-governador foi internado na última terça-feira no Hospital Sírio-Libanês. Três dias depois, por meio de sua assessoria de imprensa, o hospital informou que Quércia está com câncer na próstata. De acordo com a assessoria, é uma recidiva de um tumor que ele já tratou há mais de dez anos.

No mesmo dia, em nota divulgada em sua página na internet, o ex-governador de São Paulo declarou que já teve uma "melhora significativa" após o início do tratamento e se disse "bastante animado".

O que pensa a mídia

Editoriais dos principais jornais do Brasil
Clique o link abaixo

Bachiana Brasileira Nº 2 de Villa - Lobos.

É A ALMA:: Graziela Melo

É a alma
Que
Entristece

Quando
anoitece....

Suas
Vertentes
Inclinadas
Derramam
Lágrimas
no coração

em rajadas
em turbilhão...

É o grito
Triste
da solidão...

De um
Momento
Infeliz

Quando
os olhos
se calam

quando
a boca
não diz!!!



Rio de Janeiro, 04/09/2010