domingo, 25 de julho de 2010

Reflexão do dia – Marco Aurélio Nogueira


A democracia, aliás, espera que todos os candidatos a postos executivos demonstrem ter ideias próprias, capacidade pessoal de liderar o sistema político e de interpelar a sociedade, força magnética para articular apoios e imprimir novos rumos ao país, determinação para fazer frente aos interesses poderosos que tentam retirar soberania do Estado. É essa exigência democrática que continua a dar aos governantes condições de governar com os olhos no conjunto da população e especialmente naqueles que são mantidos em níveis indignos de subsistência e exploração.



(Marco Aurélio Nogueira, no artigo,’Apoios e problemas’ em O Estado de S. Paulo, ontem, 24/7/2010)

Zero a zero :: Eliane Cantanhêde

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

BRASÍLIA - O governo e o PT avaliavam que Dilma iria passar Serra em maio, depois garantiram que seria em junho e, enfim, juraram que seria em julho. Curiosamente, porém, Serra parece aquele boneco "João bobo". Bate, bate, bate, e ele continua de pé, empatado (37% a 36%) com uma adversária que tem o maior cabo eleitoral do país, o maior partido, o maior leque de alianças e uma visibilidade imensa.

E ela mantém vantagem em todos os demais indicadores que já vinham sendo apurados pelo Datafolha: na espontânea, na rejeição e no segundo turno. Logo, Dilma tem melhores condições, mas Serra é sólido, consistente.

O ataque de seu vice, o tal Indio da Costa, às ligações do PT com as Farc serviu como demarcação de território quando Dilma começava a invadir searas naturais pró-PSDB e anti-PT -como socialites e empresários do Rio e de São Paulo. E ganha oportunidade quando o conflito Venezuela-Colômbia joga luz sobre o grupo guerrilheiro.

A partir do horário eleitoral gratuito, que começa em 17 de agosto, Dilma vai se pendurar em Lula, e Serra terá que não só conquistar apoios e furar o bloqueio do franco favoritismo de Dilma no Nordeste manter os que já tem e ampliar seus votos no Sul e no Sudeste.

Um dado fundamental é que um em cada cinco eleitores não foi à escola ou é analfabeto.

Serra, Dilma e Marina vão ter de falar para esse oceano de 27 milhões, do total de 135,8 milhões de eleitores.

Até aqui, é de se imaginar que o empate entre os dois candidatos é resultado da preferência, ou da antipatia, do eleitor que tem informação, alguma escolaridade, melhor renda e, portanto, condições de já decidir. A partir dos programas de rádio e TV, a disputa vai ser pelos indecisos e pelos que possivelmente nem sabem quem são os candidatos, quanto mais qual preferem.

O empate dá mais emoção para a plateia. E, afinal, nem jogo nem eleição se ganha de véspera.

Cada um por si :: Dora Kramer

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Reza a regra mor dos especialistas em propaganda eleitoral que quem está na frente nas pesquisas ou não deve ir a debates com os adversários ou pelos menos deve reduzir sua presença ao mínimo indispensável.

Sob essa ótica até faz sentido a decisão de um candidato à reeleição como o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (43%, segundo Ibope do início de junho), que já mandou avisar que no primeiro turno não vai a nenhum.

Inclusive porque com a saída de Anthony Garotinho (21%) da disputa, a expectativa de Cabral é ganhar de primeira sem abrir espaço para Fernando Gabeira (12%) crescer na contenda.

A despeito do desrespeito que esse tipo de atitude denota com o espírito da coisa (democrática) e principalmente em relação ao eleitor, tratado como mera massa votante enquanto ao marqueteiro com seus trackings, suas "qualis e quantis" se confere total reverência, a prática da ausência do favorito está consagrada.

O que não é comum é alguém em situação não consolidada, em cenário de equilíbrio com o adversário, abrir mão espontaneamente de espaços de embate para marcar suas posições, tentar conquistar mais eleitores e, quem sabe, mostrar que os oponentes não lhe fazem sombra em matéria de atributos para ocupar o cargo pretendido.

A menos que esse alguém de um lado não se sinta suficientemente seguro para enfrentar tantas e repetidas refregas e de outro tenha segurança de que o desempenho de outrem lhe dará as garantias necessárias.

É o caso da candidata Dilma Rousseff, cujos estrategistas decidiram que só vai a quatro debates de televisão. Como não podem dizer a verdade, tergiversam fazendo candidata alegar "problemas de agenda" para não comparecer.

Difícil imaginar quais problemas de agenda seriam tão ou mais importantes que o comparecimento ao maior número possível de mesas de discussões razoavelmente espontâneas entre os candidatos. Que não possa ir a um ou outro é normal.

Mas que se restrinja ao que seria impossível recusar, apenas para não caracterizar a ausência como padrão, dá razão à oposição quando diz que o governo tem receio de que sua candidata não esteja à altura das exigências da exposição.

Leva o eleitor também a suspeitar que assim seja. E, para usar uma expressão que Marina Silva e Fernando Gabeira estão usando para reclamar dessas ausências, "empobrece" a cena, que fica limitada aos números de pesquisas, ao cotidiano de frases de efeito, gestos de impacto ou desaforos trocados entre candidatos, vices, presidente da República e respectivas assessorias.

Muito mais interessante que essa rotina de futricas de vizinhança mal-afamada - à qual se junta a partir de 17 de agosto o espetáculo amestrado conduzido por marqueteiros no horário eleitoral - seria um embate, digamos, semanal temático com regras mínimas para assegurar a civilidade, com os pretendentes a presidente discutindo livremente.

Um tema de cada vez, até esgotar o assunto. Hoje sobre segurança pública, semana que vem sobre visão de democracia, na seguinte tudo sobre saúde ou educação, na outra política externa poderia ser o tema e assim até o dia da eleição.

Cada um por si, sem urdiduras, falsidades ideológicas, apropriação de personalidades, cada qual por conta de seu conhecimento e de sua capacidade de argumentar e convencer o público. Com a realização de vários debates a avaliação seria mais justa para eleitor e candidato: quem não comparecer a algum ou não for bem poderia se recuperar adiante e alcançar boa média. Ou não.

Cansaria o eleitor tanta profundidade?

Pode até ser, mas quem disse que hoje o artificialismo, a ligeireza, a transgressão e o bate-boca nem sempre digno de sala de visitas entretêm o eleitorado?

Falso brilhante. O PMDB inventou para si o papel de "poder moderador" entre o PT e vários setores da sociedade, empresários inclusive. Que o partido queira se livrar da pecha de fisiológico de alguma maneira, entende-se. Mas que as pessoas acreditem e embarquem é realmente de boquiabrir.

Modernidade ilusória :: Sergio Fausto

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O Brasil tem paixão por projetos que nos remetam sem escala à modernidade que invejamos nos países desenvolvidos. Uma modernidade materializada em coisas que só de serem imaginadas já nos fazem sentir como se tivéssemos alcançado uma etapa superior de nosso desenvolvimento. Brasília foi isso: uma cidade modernista rasgada no meio do nada. Dinheirão gasto num país em que à época 50% das pessoas eram analfabetas.

Agora se fala no trem-bala, cujo edital foi lançado em clima de comício eleitoral faz poucos dias. Levitará sobre os trilhos? Correrá a 300 km por hora, Vale do Paraíba afora? Ainda não se sabe, pois nem sequer o traçado da ferrovia está definido, muito menos o custo da obra, que poderá superar os R$ 31 bilhões hoje estimados. Uma coisa, porém, é certa: muitos recursos públicos serão consumidos, na forma de aportes de capital e financiamento subsidiado ao consórcio vencedor do leilão marcado para dezembro próximo.

Por trás da paixão por projetos vistosos há sempre muitos interesses. O trem-bala não foge à regra. Com tamanha disposição estatal, grandes companhias nacionais e estrangeiras movimentam-se em torno do projeto, apesar de todas as incertezas sobre a sua viabilidade econômico-financeira.

O Brasil não é mais um país com 50% de analfabetos (o porcentual reduziu-se para cerca de 10%). A qualidade da educação, porém, é sofrível. Vem melhorando, mas ao rimo de trenzinho caipira, como indicam os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É verdade que entre 2005 e 2009 cresceu a pontuação dos alunos das escolas públicas nas provas de Português e Matemática: significativamente nas séries iniciais, pouco nas séries finais do ensino fundamental e nada ou quase nada no ensino médio. Tomara que a tendência observada nas séries iniciais se acelere e se estenda às demais. Agora, nesse ritmo, quando tempo levará para que os alunos brasileiros saibam realmente interpretar e redigir textos e usar a Matemática com competência?

Hoje eles estão longe disso. É o que revelam os dados do Programme for International Student Assessment (Pisa), cujos testes são aplicados no Brasil. O último, de 2006, mostra que mais de 70% dos alunos com 15 anos de idade nem sequer dominam os conhecimentos básicos em Matemática, 61% estão abaixo do nível mínimo aceitável em Ciências e 55% não vão além de uma leitura mecânica de textos. Enorme é a distância que os separa dos estudantes da mesma idade nos países desenvolvidos, quer se compare o porcentual de alunos nos níveis mais baixos ou nos níveis mais altos da escala de avaliação utilizada pelo programa. Tome-se Matemática, por exemplo, área na qual menos de 1% dos alunos brasileiros atingiu níveis de excelência. Nos países desenvolvidos o porcentual supera os 10%. Tal quadro não se alterou desde que os testes do Pisa passaram a ser aplicados no Brasil, em 2000.

Ou seja, quem precisa tomar um trem-bala é a educação brasileira. E o embarque já está muito atrasado.

Quando Brasília foi construída, crianças e jovens até 14 anos representavam 40% da população brasileira. A partir dos anos 70, com a diminuição do número de nascimentos e o prolongamento do tempo de vida, a pirâmide etária começou a adquirir nova forma: a base (população entre 0 e 14 anos) passou a diminuir e o meio (população entre 15 e 59 anos) a se alargar, sem, no entanto, ocorrer alteração significativa no vértice (população acima de 60 anos). Veio crescendo desde então o número de adultos em idade ativa (não suficientemente escolarizados) em comparação com o de crianças e idosos, reduzindo o que o jargão técnico denomina "relação de dependência".

Chama-se "janela de oportunidade demográfica" o período em que essa relação, que foi alta enquanto a sociedade era "jovem", se mantém baixa, antes de voltar a subir, quando a sociedade se torna "velha". Quanto à composição etária, dizem os especialistas, esse é o período em que o potencial produtivo da sociedade se encontra no auge. No Brasil, estima-se que a tal "janela de oportunidade demográfica" se fechará em 2030. Quão mais alto o nível de educação da sociedade nesse auge demográfico, que não se repetirá no futuro, maiores as chances de dar um salto em matéria de desenvolvimento.

Na educação brasileira sobram deficiências. Destaco uma delas, pela conexão estreita que tem com o desenvolvimento tecnológico, que o trem-bala nos sugere. Faltam professores especialistas para ensinar Matemática, Física e Química, as chamadas "ciências duras". A esse respeito chamam a atenção os dados do último Censo Escolar do Ministério da Educação. Eles mostram que, dos 448 mil professores do ensino médio da rede pública, apenas 22% têm formação superior nessas áreas, ao passo que 60% têm diploma universitário nas áreas de humanas. Esse desequilíbrio aponta para um déficit significativo de professores especialistas em "ciências duras" no ensino médio. Sem falar na questão da qualidade.

É uma realidade quase invisível, mas que cobra um preço alto ao País. Um de seus reflexos aparece nas estatísticas sobre a formação de engenheiros no ensino superior. Formamos cerca de 30 mil deles anualmente. A China forma mais de 600 mil e a Índia, cerca de 300 mil. Pergunto como vamos responder ao desafio de dotar o País de uma infraestrutura moderna e tornar realidade o nosso potencial de crescimento futuro, se não formarmos na qualidade e na quantidade necessárias os profissionais para tanto.

Questões como essa - que começam a ser respondidas nas salas de aula do ensino básico da rede pública - não mobilizam tanta paixão no Brasil. Afinal, quem se interessa pelo árduo esforço de aprendizado e pelo sucesso de milhões de alunos da rede pública? Bom mesmo é viajar num trem-bala movido a recursos públicos, ao lado de gente bem vestida, no eixo Rio-São Paulo!

Diretor executivo do IFHC, é membro do GACINT-USP

Considerações quase finais, mas em tempo:: Wilson Figueiredo

DEU NO JORNAL DO BRASIL

Pelo visto e ouvido, Lula chegou à Presidência para ficar, sem desmerecer os concorrentes, tanto tempo quanto possível. Pode-se dizer, sem outra intenção, que se deu bem com os meandros do poder. Bem demais, em todo caso, e melhor do que a recíproca, pois não consta que o poder se sentiu à vontade em relação a ele. A informalidade do presidente não caiu bem aos olhos do que se entende por sociedade. Conforme a plateia e as circunstâncias, o presidente se leva ao pé da letra. Convenceu-se de que o Brasil não será o mesmo depois dele. Por sua vez, se considera modestamente outro, passado a limpo, paletó e gravata, verbo solto, com direito a dizer desaforos. Desistiu de esperar pelo resultado. Já se apresenta muito diferente, não só do que era mas também do que gostaria de ter sido.

Dia virá em que cobrará publicamente do seu antecessor ter inventado a reeleição mas limitado o prêmio de quem se elege, sem desconfiar que a popularidade dele tem menos a ver com o que parece do que com o que não aparece. Também não espera mais a simpatia daqueles 20% que faltam para chegar à plenitude dos 100% (ou mais, pois tudo se tornou possível) de aprovação popular. Do que teve a oferecer, nada foi para o bico da classe média. É suficiente apenas para atender à parte inferior da pirâmide social (onde ficam muitos que se contentam com pouco) e para o vértice (constituído dos poucos que ficam insatisfeitos com o muito que lhes toca na chamada divisão do bolo).

Os do meio, a classe média, que se fomentem.

O fato é que o presidente não se preparou para a hora final, quando o prestígio oficial cai verticalmente.

O encanto acaba, e o vazio facilita a conclusão segundo a qual, do lado de fora do poder, o mundo não é tão bonito quanto visto de dentro.

Confirmada a inviabilidade do terceiro mandato, só lhe restou a distração de negociar a composição societária em que o PT e o PMDB iriam estraçalhar, um pela direita e outro pela esquerda, mesmo sem o complemento direto exigido pelo verbo.

Não por arrogância, que não tem, mas por jactância, que esbanja, avisou: Não pensem que vou sair do debate sobre o pré-sal. Está a mil a cabeça de maior acionista da empresa Brasil, depois que assimilou a versatilidade do capitalismo, que tanto aprecia a fusão quanto a confusão. Por não ser deste nem do outro mundo, ficará por conta do destino, junto ao qual fez um débito de que a História foi avalista e terá de honrar. E aí foi que ficou à vista o que seria melhor disfarçar: o presidente multado, meia dúzia de vezes, por abuso de propaganda eleitoral fora de hora e de lugar. Já é consequência, e não causa, de um Brasil que não pode ser atribuído aos dois mandatos de Lula. Ao contrário, pois o presidente foi eleito por esse Brasil de que se fala bem, e não deste do qual a política trata sem o devido respeito e se serve sem pudor. Ou será ao contrário?

Por um dia de felicidade:: José de Souza Martins

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO / ALIÁS

Muitas escolas induzem os alunos a se preparar não para a vida, mas para comemorar a data em que saem os resultados dos exames vestibulares

Quase 14 mil escolas privadas e públicas do País obtiveram média acima do equivalente a 5,0 no desempenho de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Apenas algumas dezenas alcançaram nota igual ou superior a 7,0, inferior, porém, a 7,5. Na maioria, escolas privadas e caras. Tidas como o caminho seguro do êxito em exames vestibulares, suas notas estão apenas ligeiramente acima da nota mínima para aprovação em escolas superiores de países desenvolvidos, que é 7,0. Um número imenso de escolas igualmente privadas nem chegou a essa média.

Há nas médias divulgadas indicações para a compreensão dos problemas do nosso ensino médio. A primeira delas é a da problemática tendência de muitas escolas de se reduzirem à pobreza pedagógica de induzir crianças e adolescentes a passarem os melhores anos de suas vidas preparando-se para fazer o vestibular para o ensino superior. Em vez de se devotarem à preparação de seus alunos para a vida e para serem felizes, que é o que dá sentido à educação e à socialização dos imaturos, dedicam-se prioritariamente a prepará-los para um único dia de felicidade, o da divulgação dos resultados dos exames vestibulares. Inseguros quanto ao futuro dos filhos, os pais tornam-se cúmplices dessa deformação. Muitos desses alunos chegarão à universidade, até com as melhores notas de ingresso, mas não saberão nem o que fazer nela nem o que fazer com ela.

Nem se pode dizer que o melancólico êxito nessas médias mais altas expresse a apropriada formação de quem as obtém. Ficou evidente que escolas que preparam seus alunos para a reflexão criativa e para a competência interpretativa, que se mede no desempenho em redação e interpretação de textos, têm menos visibilidade na avaliação oficial. De certo modo, as notas escondem um desencontro entre ensino predominantemente de formação e ensino predominantemente de informação.

Matéria publicada em caderno especial deste jornal, aliás, mostra que as escolas da capital de São Paulo cujos alunos tiveram melhor desempenho são apenas 12% melhores do que as de desempenho menor, enquanto o preço das mensalidades é 254% maior. Os dados do Enem revelam que pagar mais não significa comprar melhor, até porque, em educação, comprar é pura ilusão.

Nem por isso ficam as escolas públicas justificadas no desempenho menor nessa avaliação nacional. Certamente, as escolas caríssimas, porque apresentam desempenho inferior ao que delas se espera, não servem de parâmetro para medir o que deveria ser a escola pública. A escola pública, entre nós, deveria ser o instrumento de uma revolução na educação, que nos trouxesse para os requisitos educacionais da sociedade moderna e seus valores referenciais, como a democracia, a liberdade, o conhecimento amplo e denso, a responsabilidade social de cada um.

Há fatores extraescolares nos resultados das diferentes escolas. O que nelas se consegue está também relacionado com o modo de vida da família do estudante. Escolas com melhor desempenho têm majoritariamente alunos de alta classe média, cujos pais são usuários dos equipamentos culturais disponíveis nos seus respectivos ambientes. Atividades complementares às da sala de aula, no acesso aos equipamentos culturais externos à escola, como museus, teatros, salas de concertos, excursões investigativas, poderiam dar ao estudante um apoio compensatório até melhor do que obtêm na própria família os alunos mais bem situados socialmente. O professor e o aluno de escolas públicas teriam que deixar de ser prisioneiros da sala de aula. Outra verificação recente mostra, ainda, que escolas de bom desempenho estão situadas em municípios menores, onde ainda há uma cultura comunitária, muito mais apreço pelo professor e maior integração entre a família e a escola.

O que assegura a boa formação escolar é, pois, também o tradicionalismo de um mundo em que ainda são comunitários, e afetivos, os valores de referência da educação.


José de Souza Martins é professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autor, entre outros livros, de A aparição do demônio na fábrica (editora 34)

Vergonha pouca é bobagem:: Clóvis Rossi

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

SÃO PAULO - A América Latina é a região mais desigual do mundo. O Brasil é o 9º colocado nesse desgraçado torneio da desigualdade, revela o Índice de Desenvolvimento Humano ajustado para a desigualdade, novo indicador do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Já seria motivo suficiente para sentir vergonha, mas o relatório oculta o pior: o tal índice de Gini, usado para medir a desigualdade, abarca apenas as diferenças entre salários, que, de fato, vêm caindo no Brasil nos últimos anos.

Não é preciso ter PhD em Harvard para saber que a desigualdade mais obscena não é entre assalariados, mas entre renda do capital e renda do trabalho.

Claudio Dedecca, professor do Instituto de Economia da Unicamp, chegou a apontar um eventual aumento nessa desigualdade, a partir da informação de que, "nas pesquisas que apontam queda da desigualdade, só entram os ganhos salariais e com a rede de proteção social, como o Bolsa Família e a aposentadoria".

"Tais números equivalem apenas a 40% do PIB, já que os pesquisadores não têm acesso à renda com ganho de capital das classes A e B".

Dois dados dão razão a Dedecca: estudo de três agências da ONU mostraram que "juros, aluguéis e lucros foram os itens da renda brasileira que mais cresceram desde a última década, superando o rendimento dos trabalhadores".

Dado número dois: a transferência de renda para 12,6 milhões de famílias pobres custa anualmente R$ 13,1 bilhões. Já a transferência de renda para os mais ricos, na forma de juros pelos títulos públicos, foi, no ano passado, de R$ 380 bilhões. Ou seja, vai 30 vezes mais dinheiro público para um punhado de famílias (quantas? 2 milhões, 3 milhões talvez) do que para 12,6 milhões de pobres.

Mesmo assim, faz-se ensurdecedor silêncio a respeito.

Chávez em seu labirinto :: Alberto Dines

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

A palhaçada mais eloquente na nova aventura de Hugo Chávez foi a presença ao seu lado do futebolista argentino Diego Maradona, ao anunciar o novo rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia.

El pibe topa qualquer papel, depende do cachê que recebe: veste a odiosa camisa canarinha para vender o nosso guaraná, posa sorridente ao lado do arquirrival Pelé para um sofisticadíssimo anúncio da Louis Vuitton e, agora, posta-se ao lado do coronel de fancaria, Hugo Chávez, para apoiá-lo em nova crise cujo pivô é o de sempre: o grupo narcoterrorista colombiano, Farc.

Figura indispensável em qualquer show populista latino-americano, Maradona representa o futebol a serviço do caudilhismo, títere dos mussolinis do século 21, o lado burlesco da seriedade argentina, antípoda do romântico, sutil e perplexo Ricardo Darin. As novas gerações não conheceram o genial mexicano Cantinflas, falastrão, parlapatão, maltrapilho que, enquanto segurava as calças, não parava de falar e não dizia coisa alguma. Miúdo, subserviente, coberto de jóias, Maradona como porta-voz de Chávez é a imagem de um continente que insiste em perder todos os bondes da história.

Neste início das comemorações do bicentenário da emancipação da colônias espanholas na América do Sul, a dupla Maradona-Chávez compõe uma cruel caricatura de libertadores como Francisco Miranda, Simon Bolívar, San Martin e O"Higgins. Uma semana depois do show da exumação dos restos de Bolívar para comprovar que foi assassinado e não foi vítima de problemas pulmonares, como comprovaram as autópsias, Chávez aciona novamente o seu inesgotável arsenal de maluquices para esconder o desastre sócio-econômico no qual enfiou seu país.

O colombiano Álvaro Uribe é um caudilho sem uniforme, mas entregará em 7 de Agosto a faixa presidencial ao sucessor eleito por esmagadora maioria, Juan Manoel Santos. Mesmo que seja vítima da mesma paranoia do vizinho-adversário, não faz sentido acusá-lo de armar um novo incidente já que Santos comprometeu-se formalmente em desativar os contenciosos entre os dois países.

Foi inútil a furiosa reação de Caracas à exibição de fotos e vídeos promovida pelos colombianos na OEA para comprovar a presença de milicianos das Farc no lado venezuelano da fronteira. Sobretudo porque esta presença foi confirmada pelos generais de Chávez.

A diplomacia brasileira comeu mosca mais uma vez e no seu próprio quintal: errou quando deu corda às estripulias autoritárias de Chávez, errou em Honduras ao dar asilo a um presidente que não respeitou as regras constitucionais, errou no caso da greve de fome dos dissidentes cubanos e erra agora ao concentrar-se quase que exclusivamente em evitar a mediação americana esquecido de que deveria antecipar-se à exacerbação do confronto.

A questão das Farc não é remota. Temos fronteiras muito permeáveis com a Colômbia, Venezuela, periodicamente aparecem denúncias sobre a presença de milicianos na região amazônica e representantes políticos do grupo em nossos grandes centros. Por infelicidade o nome das Farc entrou nos palanques eleitorais e agora, depois da exibição circense de Chávez, dificilmente sairá.

Apesar das eleições presidenciais de outubro, cabe aos diplomatas cuidar dos nossos interesses permanentes. Maradona é um ídolo caído, mera curiosidade midiática, mas Hugo Chávez é um delirante sem saídas, disposto a tudo.


» Alberto Dines é jornalista

Ocasiões perdidas:: Rubens Ricupero

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Não é difícil ver rumos que trariam benefícios mais concretos do que as ações recentes

Não é só o excesso de protagonismo e a identificação personalista com o presidente que suscitam dúvidas sobre a solidez e a durabilidade da atual diplomacia. Mais grave talvez sejam a insensibilidade pelos valores humanos e a equivocada escolha de prioridades. Do ponto de vista da crítica construtiva, não é difícil identificar alternativas que trariam ao Brasil benefícios mais concretos do que os efeitos efêmeros de algumas ações recentes.

Deve-se ao governo brasileiro a criação da Unasul. No entanto, esse mesmo governo dedicou muito mais tempo e energia diplomática ao acordo sobre urânio enriquecido do Irã do que ao esforço de pacificar as relações entre Colômbia e Venezuela.

No primeiro caso, o Brasil quer, mas não pode, isto é, não dispõe de poder bastante para resolver desafios distantes. No segundo, o país pode, pois dispõe presumivelmente de maiores conhecimentos e meios em relação aos vizinhos, mas não quer, pois revela escassa vontade de utilizar esse poder no nosso entorno imediato.

A ruptura das relações entre Caracas e Bogotá, semanas depois da ameaça do presidente do Equador de prender o recém-eleito presidente da Colômbia caso ele pisasse solo equatoriano, projetam luz impiedosa sobre o desprimoroso estado de uma organização que se intitula União das Nações Sul-Americanas.

A discreta atuação brasileira nesses dois graves episódios, assim como na crise entre Argentina e Uruguai a respeito das empresas papeleiras, contrasta com a disposição de voluntariar serviços duvidosos em problemas intratáveis e de elevado risco de desgaste como os do Oriente Médio.

Compare-se essa iniciativa, em termos de resultados, com a solução definitiva do secular contencioso de fronteira entre Peru e Equador, graças, sobretudo, à mediação do Brasil nos anos 1990 ou com o acordo de Letícia entre Colômbia e Peru, obra de Oswaldo Aranha. Ações espetaculares e midiáticas, mas no fundo destinadas à provável frustração diplomática pouco valem em cotejo com realizações que permanecem como base indiscutível da melhoria real, não meramente retórica, do convívio na América do Sul.

A existência de alternativas não depende apenas do exercício criterioso da escolha de prioridades, do emprego mais perto de casa de nossos limitados recursos no exercício da arte da mediação.

O mesmo raciocínio se aplica aos valores morais. A celebrada visita do presidente Lula a Cuba, a demonstração de seu prestígio e influência nos meios dirigentes cubanos teriam merecido o aplauso universal se tivessem servido não para criticar a greve de fome de prisioneiros, mas para tentar aliviar-lhes o sofrimento com um acordo de libertação como o mediado pela Igreja Católica. Deixou-se à diplomacia espanhola, menos próxima de Havana, o mérito desse benefício de valor indiscutível para tanta gente sofrida.

Mais uma grave ocasião perdida, como tantas outras, como a do desperdício de um acordo histórico sobre mudança climática aproveitando nossa posição de potência ambiental.

Sim, outro mundo é possível; outra diplomacia também, desde que a inspiração e as prioridades correspondam aos melhores valores do Brasil que queremos ser.

Bole Bole (Jacob do Bandolim)

Chávez pede desarmamento da guerrilha colombiana

DEU NO ESTADO DE MINAS

Presidente venezuelano sugere que as Farc deixem as armas e destaca Lula e Mujica como exemplos de uma nova postura política. Equador marca reunião emergencial da Unasul

Viviane Vaz

Brasília. Para acabar com o conflito bilateral entre seu país e a Colômbia, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sugeriu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que deixem o caminho das armas. Para ele, a estratégia armada dos grupos guerrilheiros tem servido de pretexto para as trocas de farpas entre seu governo, o do colombiano Álvaro Uribe e o dos Estados Unidos que ele insiste em chamar de império ianque. E para demonstrar que o mundo não é mais o mesmo dos anos 1960, quando as guerrilhas de esquerda começaram a lutar pelo poder na Colômbia, Chávez recordou alguns exemplos no Brasil e na região. Aí está Pepe Mujica (ex-guerrilheiro Tupumaro, presidente do Uruguai), está Daniel (Ortega, presidente da Nicarágua), está Evo (Morales, presidente da Bolívia), está Lula e estará Dilma (Rousseff), enfrentando as oligarquias e o imperialismo, destacou Chávez à audiência formada por sindicalistas latino-americanos.

A guerrilha colombiana deveria considerar seriamente o chamado que lhe fazemos. O mundo de hoje não é o mesmo dos (anos) 60. Deveriam reconsiderar sua estratégia armada. Acho que não há condições na Colômbia para que eles em um prazo previsível possam tomar o poder, disse em um ato público divulgado pela televisão estatal na noite de sexta-feira. O mandatário venezuelano completou que a luta armada serve de desculpa para os Estados Unidos "penetrarem" na Colômbia e agredirem os países vizinhos.

Ontem, o presidente da Bolívia, Evo Morales, fez um pedido para uma reunião de emergência do bloco à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), com o objetivo de buscar soluções para o conflito. Quero pedir ao presidente interino da Unasul, ao presidente (equatoriano Rafael) Correa, que convoque emergencialmente os 12 presidentes da Unasul, e que sejamos nós que resolvamos este problema entre a Colômbia e a Venezuela", disse Morales em discurso na região produtora de coca das Yungas. A Venezuela já havia solicitado uma reunião da Unasul.

Mais tarde, o governo equatoriano, que exerce a Presidência rotativa do bloco, concordou com o pedido e, na tarde de ontem, informou que a reunião deverá ocorrer na quinta-feira. O encontro foi coordenado pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño. "A agenda proposta abordará, como pontos principais, o rompimento de relações entre a Venezuela e a Colômbia e a adoção de mecanismos que possibilitem o fortalecimento do diálogo e da paz na região", acrescentou o texto do comunicado.

No mesmo dia, em um ato público em Pernambuco, Lula afirmou que vai conversar pessoalmente com Chávez em uma visita a Caracas, prevista para 6 de agosto, e que estranhou o fato de o presidente colombiano, Álvaro Uribe, ter feito uma denúncia contra o país vizinho à Organização dos Estados Americanos (OEA) pouco mais de um mês antes de deixar o governo. As Farc são um problema da Colômbia e acho que deve ser tratado pela Colômbia. Os problemas da Venezuela devem ser tratados pela Venezuela, completou Lula.

Em uma turnê pelos países latino-americanos, o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, prefere a tática do silêncio e da discrição até assumir o cargo em 7 de agosto. Ele se reuniu ontem com o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, e fez declarações públicas, sem tocar no tema da tensão entre Colômbia e Venezuela. Ele está hoje na Costa Rica, onde se encontra com a presidente Laura Chinchilla.

O presidente colombiano disse que o ataque foi produto do estado de necessidade e não é o ideal ante o direito internacional. Pedimos perdão ao Equador. Uribe lançou ontem uma campanha nacional para incentivar o comércio de Cúcuta, cidade na fronteira com a Venezuela das mais afetadas pela crise bilateral. Que as companhias aéreas disponibilizem muitas passagens baratas para Cúcuta, que o comércio tenha as melhores mercadorias. Que às 17h, às 18h não tenham mais o que vender. Não vamos te abandonar, Cúcuta, disse Uribe.

ACUSAÇÕES
Ontem, fontes policiais colombianas revelaram ao jornal venezuelano El Universal que os máximos representantes das Farc se reuniram com funcionários de 2002 a 2009, segundo demonstram as evidências reunidas no computador de um dos líderes guerrilheiro, Luis Edgar Devia, mais conhecido por Raúl Reyes.

Ao todo, os policiais tiveram acesso a 1.145 documentos com referências à Venezuela, incluindo antigos funcionários do governo Chávez. Entre eles estariam textos e imagens sobre a presença de familiares de "Marcos Calarcá" na Venezuela, que "representava" as Farc no México, até ser expulso pelo então presidente mexicano, Vincent Fox, em 2002. Atualmente, Calarcá seria o porta-voz internacional da guerrilha.

Os documentos mencionados pelos policiais estabelecem as coordenadas de três acampamentos das Farc no Noroeste do território venezuelano: o Bolivariano (N10°4042 W72°3203); o Ernesto (N10°4103 W72°3203) e o Berta (Santrich) (N10°4051 W72°3026). Segundo o embaixador colombiano para a OEA, Luis Alfonso Hoyos, essas provas foram entregues a Chávez "há muitos anos", mas não obtiveram "nenhuma resposta" do governo venezuelano. Hoyos ressalta que a guerrilha estaria nos quatro estados venezuelanos que fazem fronteira com a Colômbia: Zulia, Táchira, Apure e Amazonas.

Antonio Ledezma, prefeito de Caracas: ‘Chávez tenta desviar a atenção’

DEU NA ZERO HORA

Ele se apresenta, no contato com Zero Hora, como Antonio Ledezma, prefeito de Caracas, contra o vento e a maré. As circunstâncias transformaram Ledezma em líder da oposição na Venezuela.
As adversidades o forjaram como um símbolo. E é assim, também, que ele se define nesta entrevista. Por quê? Porque o oposicionista Ledezma, 55 anos, teve seus poderes como prefeito do Distrito Metropolitano de Caracas (o equivalente a prefeito da região da Grande Caracas) esvaziados por Hugo Chávez. O presidente criou a Autoridade Única do Distrito Capital e assumiu atribuições locais. Na prática, uma intervenção (leia o texto o desabafo do prefeito nesta página), que levou Ledezma a uma greve de fome um ano atrás.

A entrevista seria concedida por telefone, quinta-feira à noite. Mas um assessor, Antonio Sánchez, desculpou-se: com a ruptura das relações entre Venezuela e Colômbia, a oposição venezuelana entrou em reunião permanente para analisar o episódio. Ledezma, então, escreveria as respostas de madrugada e as enviaria por e-mail.

Na manhã de sexta-feira, tudo certo: ali, no computador, dormiam as ácidas respostas do prefeito. Confira a seguir os principais trechos da entrevista, na qual ele diz que a Venezuela tem 1,5 mil integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em seu território a acusação do presidente colombiano, Álvaro Uribe, foi o motivo do rompimento diplomático por parte de Chávez, na tarde de quinta. Mais: que Chávez usa o rompimento como cortina de fumaça para encobrir seu pior momento.

Zero Hora O que Chávez pretende ao romper relações com a Colômbia?

Antonio Ledezma - Jogar uma espessa cortina de fumaça sobre um problema real: a existência de acampamentos das Farc em território venezuelano, com tropas de combatentes da narcoguerrilha, na ordem de 1,5 mil guerrilheiros, o que a Mesa da Unidade Democrática, que reúne todos os partidos democráticos, denunciara em diversas ocasiões. As Farc estão na Venezuela. As andanças de seus altos dirigentes em nosso país e suas prováveis relações com Hugo Chávez são motivo de preocupação na Venezuela faz muitos anos. Há quem pense que, por trás dessas andanças, está o sonho da Grande Colômbia, de Simón Bolívar, de construir uma só nação entre os dois países. Por isso, a permanente ingerência de Chávez nos assuntos internos da Colômbia. Sem mistérios para nós, venezuelanos, que sofremos com centenas de sequestros e assassinatos, sobretudo na fronteira entre os dois países, mas também no coração da república. As denúncias da Colômbia na OEA (quinta-feira passada) não nos surpreendem. Que a região abra os olhos ante o grave perigo que representa um autocrata armado até os dentes.

ZH - Chávez tem tomado iniciativas cada vez mais polêmicas, como a exumação dos restos de Simón Bolívar e o próprio rompimento com a Colômbia. O que ele pretende?

Ledezma - O governo de Chávez passa pelo pior momento desde que chegou ao poder, faz 11 anos. A crise econômica, social e política é gravíssima. Temos a mais alta inflação da região e uma das três mais altas do mundo. O desemprego, o alto custo de vida, o colapso dos serviços públicos com escassez de água e cortes de energia elétrica , a crise hospitalar e a insegurança são açoites para uma população que depositou suas esperanças em promessas e que hoje está desencantada. Em vez de solucionados, problemas foram agravados. Foi descoberto um escândalo pavoroso: 160 mil toneladas de alimentos podres, abandonados. Tudo isso resultado da voracidade dos funcionários do governo, que importaram os alimentos com o objetivo de cobrar comissões. Essa crise explode em meio a um processo eleitoral importante: em 26 de setembro, haverá eleições para renovar a Assembleia Nacional (Congresso), na qual hoje predominam os representantes do governo, sem qualquer contrapeso. É uma Assembleia que atua como escritório particular do presidente, com o objetivo de montar uma legalidade ditatorial. As pesquisas mostram maioria clara e categórica para os setores democráticos (a oposição, segundo Ledezma). Chávez acredita que poderá encobrir seu desastre, desviar a atenção das pessoas, levantando o fantasma da guerra, exumando os restos de Bolívar com fins inconfessáveis.

ZH - A oposição mudará sua estratégia, que permitiu o domínio chavista na Assembleia?

Ledezma - Temos A (em maiúscula) estratégia. A oposição venezuelana aposta em uma saída constitucional, pacífica e eleitoral para a crise que vivemos, em um paciente trabalho de reconstrução. Vamos avançando até culminar com a derrota eleitoral de Chávez em 2012.

ZH O preço mais baixo do petróleo pode ser um problema para o chavismo, que tanto se aproveitou dos preços altos para convertê-los em ações sociais?

Ledezma - Com US$ 990 bilhões, ele enriqueceu seu entorno, promoveu sua egolatria, comprou consciências, alimentou a voracidade de seus aliados e correu o mundo comprando armas. Não é casual que Lula tenha dito textualmente: Chávez é um pouco louco, mas muito generoso. E lhe devolveu o favor dizendo que o seu era o melhor governo dos últimos cem anos de história venezuelana. Chávez presenteou seus aliados com US$ 57 bilhões. Só a Cuba são presenteados mais de US$ 5 bilhões anuais. Agora, acabaram as vacas gordas, e o país é um pântano apocalíptico. Os venezuelanos despertam com a sensação de um porre homérico, de uma festa que não lhes deixou nada nas mãos. O melhor governo dos últimos cem anos é um desastre.

ZH Ao permitir o ingresso da Venezuela no Mercosul, o bloco respalda Chávez?

Ledezma - Já não há nada que possa respaldá-lo. Uma coisa é seu governo, fracassado e a ponto de cair, e outra é a Venezuela. Ao Mercosul, não entra Chávez. Entra a Venezuela.

ZH - Como o sr. vê Chávez ser aliado do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad?

Ledezma - ... E de Robert Mugabe (do Zimbábue) e muitos outros ditadores. Megalomaníaco, quer conjugar seu projeto com o delírio de uma aliança antiamericana em nível planetário.

Serra deixa claro que vai focar energias na Região Sul

DEU NA GAZETA DO POVO (PR)

Renan Colombo e Marcus Ayres, do Jornal de Maringá online

Em sua terceira visita neste mês ao Paraná, o candidato à Pre­­sidência José Serra (PSDB) esteve ontem em Maringá e Paranavaí (Noroeste do estado), onde deu um forte indicativo de que deve centrar suas energias no Sul e no Sudeste do país, regiões onde lidera a corrida presidencial, segundo o Datafolha divulgado neste sábado (leia mais sobre a pesquisa na página seguinte).

Serra, que na sexta-feira esteve em Santa Catarina, prometeu que vai continuar a percorrer o Paraná durante toda a campanha presidencial. “Esta é a terceira [visita] de várias. Vou estar sempre aqui no Paraná. É um lugar importante”, disse o tucano, ao lado do candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa. Serra já havia visitado Curitiba e Londrina neste mês.

Ao mesmo tempo, o tucano admitiu que não deve priorizar o Nordeste, onde sua adversária, Dilma Rousseff (PT), é mais forte – ela também lidera no Norte e no Centro-Oeste.

O tucano também comentou o resultado do Datafolha, que o coloca em empate técnico com Dilma, e do Vox Populi, no qual ele aparece oito pontos porcentuais atrás da petista (veja os resultados na página 26). “Pesquisa é uma coisa que fotografa o momento.”

Serra disse apostar nos debates para aumentar seus porcentuais. “A campanha de fato vai começar em agosto, quando se iniciam os debates.” Ele ainda alfinetou Dilma dizendo que a petista tem “certa aversão” ao debate – embora ele próprio tenha se recusado a participar de um que seria realizado amanhã na internet.

O tucano também aproveitou para falar de suas propostas. Deu ênfase à criação do Programa do Ensino Técnico (Protec), um projeto inspirado no Programa Universidade Para Todos (Prou­ni), que prevê a concessão de bolsas para a capacitação profissional de jovens.

A comitiva de Serra ontem também passou pelas cidades de Nova Esperança e Alto Paraná, no Noroeste do estado. Antes disso, ele esteve em Colombo, na Grande Curitiba, fazendo gravações para o horário eleitoral gratuito.

Críticas de Richa

O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), que acompanhou Serra, voltou a criticar ontem a aliança formada entre Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo estadual e ao Senado, respectivamente. “Não fiz uma composição recheada de contradições. Para mim, eleição se ganha e se perde, mas não se pode perder a coerência”, disse ele. Na eleição estadual de 2006, Osmar e Requião foram adversários ferrenhos na disputa pelo governo estadual e chegaram a trocar acusações pesadas.

Tucano mantém dianteira entre as mulheres

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

DE SÃO PAULO - O eleitorado feminino continua o principal ponto fraco da candidata Dilma Rousseff (PT). Esse é o único segmento populacional no qual a petista não consegue reduzir a vantagem que seu adversário tem sobre ela.

Na mais recente pesquisa Datafolha, José Serra (PSDB) aparece com 38% das intenções de voto entre as mulheres, oito pontos à frente de Dilma.

A vantagem do tucano no eleitorado feminino se mantém desde março.

Em contrapartida, Dilma conquistou mais apoio entre os homens e, desde maio, guarda boa dianteira nessa fatia do eleitorado. Na atual pesquisa, cravou seis pontos de vantagem: 42% a 36%.

Nos outros segmentos populacionais, a disputa é bem mais paritária.

Quando se toma a renda, por exemplo, Serra tem 37% de intenção de voto entre os que ganham mais que dez salários mínimos. Dilma tem 35% no mesmo segmento. Entre os mais pobres (até dois mínimos), ambos têm 35%.

Os que têm ensino superior se dividem quase igualmente entre Serra (33%) e Dilma (36%), situação que se repete entre os menos escolarizados: 37% a 34%, respectivamente. (UM)

Lula influencia menos o voto para governador

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O presidente Lula, aprovado por 77% dos brasileiros, tem influência limitada no voto para governador nos principais Estados.

Pesquisa Datafolha mostra que o petista influi decisivamente sobre apenas um terço do eleitorado nas escolhas em SP, no RJ e em MG.

Na disputa presidencial, 42% dizem que o apoio de Lula os levaria a escolher um candidato com certeza.

O índice cai para 24% quando a pergunta se refere ao governo paulista. Em Minas Gerais, esse percentual ficou em 27%. No Rio de Janeiro, em 31%.


Influência de Lula no voto para governador é relativa

Em SP, MG e RJ, apoio do presidente a um candidato local não é decisivo

39% dos paulistas não votariam em candidato ligado ao petista; em PE, ter a chancela de Lula é fundamental para 52%


Fernando Rodrigues

DE BRASÍLIA - Presidente mais popular desde o retorno do país à democracia -com 77% de aprovação, segundo a última pesquisa Datafolha-, Luiz Inácio Lula da Silva tem influência limitada na eleição para governador nos três Estados com mais eleitores.

Segundo o levantamento, realizado pelo instituto do dia 20 ao dia 23 em parceria com a TV Globo , o petista influi decisivamente sobre apenas cerca de um terço do eleitorado na escolha dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Pela primeira vez no atual processo eleitoral, o Datafolha perguntou aos eleitores de sete Estados e do Distrito Federal se o apoio de Lula os faria votar num candidato ou se os faria não votar.

Em São Paulo, só 24% responderam afirmativamente. Em Minas Gerais, o percentual é de 27%.
No Rio, 31%. Esses três Estados juntos reúnem 56,4 milhões de eleitores (41,5% do país).

Em nenhuma eleição estadual nem na presidencial a influência de Lula sobre os eleitores chega perto da sua taxa de popularidade.

A pesquisa ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se trata da disputa presidencial, 42% dizem que o apoio de Lula a alguém os levaria a "a escolher esse candidato com certeza".

Tem aumentado, entretanto, a taxa dos que não votariam no nome indicado por Lula para ser o próximo presidente: 21% em dezembro de 2009, 23% em março passado e 28% agora.

Em São Paulo, Estado nunca governado pelo PT, a influência de Lula não serviu até agora para alavancar o candidato do partido, Aloizio Mercadante, que tem 16%.

Enquanto só 24% dos paulistas votariam com certeza em um candidato suportado por Lula, 39% dizem que o apoio do presidente seria um fator impeditivo do voto.

Em Minas Gerais e no Rio, os candidatos apoiados por Lula têm um desempenho nas pesquisas superior à taxa dos que se dizem influenciados pelo presidente.

Hélio Costa (PMDB), tem 44% das intenções de voto. O percentual (27%) dos mineiros que apoiariam com certeza um candidato lulista é idêntico ao dos que não votariam em nenhuma hipótese.

No Rio, Sérgio Cabral (PMDB) está com 53% no Datafolha. Lá também o número dos que não votariam no candidato lulista iguala o dos que votariam com certeza.

Nos sete Estados analisados pelo Datafolha, a maior influência de Lula é em Pernambuco: 52% dizem que o apoio do presidente os levaria a votar no governador.

Ocorre que o candidato apoiado pelo petista é o atual governador, Eduardo Campos (PSB), cuja taxa de intenção de votos é de 59%.

Depois de Pernambuco, a Bahia é o Estado no qual Lula tem maior influência, de 46% -quase o mesmo percentual de intenção de voto do atual governador, o petista Jaques Wagner, com 44%.

Além de São Paulo, o número dos que não votariam de jeito nenhum num aliado de Lula supera o dos que votariam com certeza no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Datafolha dá Serra e Dilma empatados

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Resultado difere da pesquisa Vox Populi, que indicou petista oito pontos à frente; institutos adotam metodologias distintas

Daniel Bramatti


José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão em situação de empate técnico na corrida presidencial, segundo o instituto Datafolha. O tucano tem 37% das intenções de voto, e a petista, 36%.

O resultado difere de pesquisa Vox Populi divulgada na sexta-feira, que apontava oito pontos de vantagem para Dilma (41% a 33%). Os dois institutos adotam metodologias distintas (leia texto abaixo).

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no início de julho, o quadro ficou estável. Serra e Dilma apenas oscilaram dentro da margem de erro do levantamento (de 39% para 37% e de 37% para 36%, respectivamente). Marina Silva, do PV, passou de 9% para 10%.

O empate persiste em uma simulação de segundo turno entre PT e PSDB: Dilma com 46% e Serra com 45%.

Só há diferenças entre os dois principais adversários na pesquisa espontânea e no quesito rejeição. Na modalidade em que os eleitores manifestam suas preferências antes de ler a lista de candidatos, a candidata do PT lidera por 21% a 16% - na pesquisa anterior, a diferença entre os dois era de três pontos porcentuais. Ainda há 4% de eleitores que citam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato preferido, apesar de ele não estar na disputa.

Convidados a indicar em quem não votariam de jeito nenhum, 26% dos entrevistados citaram o candidato do PSDB. Em relação à representante do PT, 19% deram a mesma resposta.

A divisão geográfica do eleitorado mostra que Serra lidera nas regiões Sudeste e Sul, por 40% a 33% e 45% a 32%, respectivamente. No Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, é Dilma quem está à frente, com 41% a 29% e 40% a 33%, respectivamente.

Estados. A amostra da pesquisa, de 10.905 entrevistas, permitiu que o Datafolha detalhasse a situação da corrida presidencial em oito unidades da Federação.

Os dados mostram que a situação de Serra é melhor em São Paulo, sua base política, e no Paraná. Nos dois Estados, a vantagem do tucano sobre a principal adversária é de 14 e 15 pontos porcentuais, respectivamente.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, cada ponto porcentual de vantagem equivale a cerca de 300 mil votos.

Dilma se destaca na Bahia, onde lidera por 43% a 32%, e em Pernambuco, onde vence por 46% a 36%.

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País, há um empate técnico: Serra tem 38% e Dilma, 35%.

No Rio de Janeiro, que tem a terceira maior concentração de eleitores, a ex-ministra da Casa Civil está à frente(37% a 31%).

No Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral, o ex-governador de São Paulo tem 12 pontos de vantagem (46% a 34%).

Lula. O Datafolha também avaliou o grau de aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 77%, a administração do petista é ótima ou boa - na pesquisa anterior, esse índice era de 78%.

A taxa de aprovação se mantém em nível recorde - nenhum presidente foi tão bem avaliado desde que o instituto passou a medir o grau de satisfação da população, em 1985.

A nota média atribuída ao governo foi 8, em uma escala de zero a 10. No Nordeste, a nota chegou a 8,7.

A diferença de resultados entre os dois institutos

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Análise: José Roberto de Toledo

A diferença nos resultados entre as pesquisas Vox Populi e Datafolha está além da margem de erro de ambas. No cenário com os candidatos dos pequenos partidos, Dilma Rousseff (PT) tem 41% no instituto mineiro contra 36% no paulista. Aplicada a margem de erro de 2 pontos porcentuais, ela teria no mínimo 39% no Vox, ainda um ponto além do máximo a que chegaria no Datafolha (38%).

Com José Serra (PSDB), os dois institutos estão no limite de um empate técnico. Os 33% do tucano no Vox Populi poderiam ser no máximo 35%, somada a margem de erro. Feita a conta inversa com os 37% que Serra tem no Datafolha, ele chegaria a no mínimo 35%.

Não se trata de um desencontro episódico. Há meses que os resultados do Vox Populi têm sido consistentemente diferentes dos do Datafolha, e têm contado uma história com final distinto.

O instituto mineiro identificou uma aceleração mais acentuada de Dilma e sua ultrapassagem sobre Serra no final de junho, enquanto o Datafolha desde meados de maio vem mostrando um empate técnico persistente entre os dois líderes da corrida presidencial.

Tudo indica que o motivo dessa divergência seja a maneira como os dois institutos abordam e entrevistam os eleitores. Enquanto o Vox Populi faz a pesquisa na casa das pessoas, o Datafolha faz a abordagem nos chamados pontos de fluxo. Seus críticos dizem que assim o Datafolha não atinge o eleitor rural. Mas quem mora no campo também vai à cidade.

Por si só, a diferença de tipo de abordagem não deveria levar a uma divergência tão consistente nos resultados. Os números do Datafolha nas pesquisas mais recentes têm se aproximado dos do Ibope, que, como o Vox Populi, aplica 85% dos questionários nas casas dos entrevistados.

A grande diferença está na ordem e na formulação das perguntas no questionário. Antes de indagar a intenção de voto estimulada, o Vox Populi pergunta o grau de conhecimento que o eleitor tem de cada um dos três principais candidatos, citando seus nomes duas vezes, e assim, estimulando a memória dos entrevistados.

Em seguida, o pesquisador do Vox Populi pergunta em qual dos candidatos o eleitor votaria e mostra uma cartela em que, ao lado dos nomes dos presidenciáveis, está escrito o partido de cada um deles.

São duas informações que não necessariamente estavam associadas na cabeça do eleitor e que, juntas, podem levá-lo a optar pelo candidato do partido A ou do partido B.


É jornalista especializado em estatística

Compra de voto ainda é o que mais cassa políticos no Brasil

DEU EM O GLOBO

Levantamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral revela que, entre 2000 e 2010, pelo menos 700 políticos tiveram seus mandatos cassados por compra de votos nas e1eições. Em pleno século XXI, este ainda é, de longe, o motivo do maior número de cassação de mandatos no país. O GLOBO analisou 200 casos ocorridos nas últimas 5 eleições e constatou as mais diversas formas usadas por políticos que cometem esse crime: em Rondônia, um candidato a vereador foi preso pela PF distribuindo pintinhos amarelinhos a eleitores de comunidade carente. Há candidatos que oferecem cédulas de real rasgadas, com à promessa de dar a outra parte se forem eleitos. Outros distribuem mesas de sinuca, dentaduras, caixas-d"água, carteiras de motorista. Mas pesquisa da Universidade de Brasília mostra que o crime pode não compensar: de cada dez eleitores que se vendem, só dois votam no comprador.

O mercado do voto no Brasil

Fábio Fabrini / BRASÍLIA

Mesas de sinuca, carteiras de habilitação, caixas dágua, notas rasgadas, um punhado de dentaduras ou até um pintinho amarelinho, na palma da mão. Com isso e mais um pouco na maioria das vezes, muito pouco compra-se um voto no Brasil. Análise do GLOBO sobre 200 casos de cassação de mandato e de candidatura das últimas cinco eleições, citados em relatórios do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e arquivos da Justiça, não deixa dúvidas: pode-se dizer de tudo sobre os acusados, menos que não tenham criatividade de sobra.

Para turbinar a popularidade e garantir o cargo, vale arrematar do eleitor a camiseta que ele usa com propaganda do adversário, oferecer serviços de advogado pelo rádio e até pagar para um cidadão não votar. Dado o retrospecto dos candidatos, não faltará trabalho à Polícia Federal, que montou esquema especial de fiscalização.

Muitos condenados estão de volta agora, de olho num naco de poder.

Segundo o MCCE, a principal causa de cassação de políticos no país é a compra de votos prática secular que se mantém no Brasil do século XXI, e que se liga ao cabresto do coronelismo, ocorrendo desde pelo menos a República Velha (18891930), como mostraram obras como Coronelismo, enxada e voto, do jurista Victor Nunes Leal.

De 2000 a 2010, nas contas do MCCE, ao menos 700 políticos perderam seus cargos por causa do artigo 41-A da Lei 9.840/99, que prevê punição para a chamada captação ilícita de sufrágio, a popular compra de voto.

Construíram uma escola de fraudes, que se supera a cada pleito

Candidato foi pegar de volta caixa dágua

Em Jussiape (BA), o então candidato a prefeito Sílio Luz Silva (PMDB) se tornou o primeiro político conhecido por, após presentear um casal de eleitores dona Maria e seu Lourival com uma caixa dágua e um padrão de luz, em 2000, voltou para buscá-los. Motivo: desconfiou que não ganhou o voto prometido.

Diante do desaforo, dona Maria procurou o Ministério Público para reclamar. Nos autos, ela conta que só foi denunciar após as eleições porque Sílio foi lá lhe ameaçar para tomar as coisas. Julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele se tornou duas vezes pioneiro: a partir daí, os ministros entenderam que a compra de só um voto é bastante para a cassação.

Também em 2000, Tiago Ramos Vieira se elegeu vereador em Sobral (CE) prometendo dentaduras aos eleitores. A protética Vanda Maria de Souza Mendes devia R$ 1.078 à mulher do político e se dispôs a quitar o débito com a própria produção. Como fez 24 peças de R$ 80, na melhor resina, a conta fechou em R$ 1.920 e ela acabou virando credora. Ao reclamar o pagamento, ouviu que não receberia nada. Procurou a Promotoria Eleitoral, entregou o esquema e interrompeu o mandato do parlamentar.

Eleição pós eleição, a inventividade é maior. Empresário da área de diversões, Antônio Idalino de Melo (PRTB), candidato à Assembleia Legislativa de Roraima em 2006, isentou donos de bares do estado de lhe pagar aluguel por suas mesas de sinuca na campanha e por mais um ano.

Em Macapá (AP), não era preciso fazer aulas ou exames de direção para sair do Detran com uma carteira de motorista em 2002. Bastava procurar o candidato a deputado federal Antônio Nogueira (PT) ou um irmão dele para obter um documento por fora, contaram testemunhas do processo de cassação, que chegou ao TSE.

Hoje prefeito reeleito de Baraúna (RN), Aldivon Nascimento (PR) reconhece: seu adversário em 2004, José Araújo Dias (do PFL, hoje DEM), era bom estrategista. Na disputa, os eleitores de Nascimento eram identificados com camisetas verdes. Ele fez estoque para desovar nos últimos dias da eleição. Mas o oponente, diz a ação que o cassou, pagou até R$ 50 para quem trocasse de cor, usasse vermelho e lhe desse um voto.

Perdi quase a metade das camisas.

O prejuízo foi enorme. Ele colheu o que plantou, mas foi inteligente diz o prefeito, que perdeu por 31 votos e esperou dois anos para assumir o cargo, após a cassação do eleito.

Para o juiz Márlon Reis, do MCCE e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), os políticos exploram as carências de cada comunidade.

Eles vão em cima daquilo que falta. E isso varia muito, conforme a cultura, o padrão social e o perfil das comunidades diz Reis, acrescentando que a prática traz prejuízos nefastos para o país. Por um segundo de esperteza, o cidadão que cede à tentativa de fraude abre mão do controle sobre as políticas públicas.

Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, tanto esforço para agradar ao cidadão pode não dar resultado.

A partir de pesquisa com grupos de eleitores, ele concluiu que não dá para saber quem, de fato, usa quem.

De cada dez que vendem o voto, só dois votam no candidato (comprador) afirma.

CAIXA D"ÁGUA DE VOLTA

Em Jussiape (BA), o candidato a prefeito Sílio Luz Silva (PMDB) presenteou um eleitor com uma caixa d"água em 2000. Mesmo eleito, segundo o TSE, desconfiou de que realmente tenha conquistado o voto e cobrou o agrado de volta. Acabou se inscrevendo na História do tribunal como o primeiro a punir eleitor que, supostamente, não deu a contrapartida esperada. E o primeiro a ser cassado pela compra de um único voto.

CARTÃO MAGNÉTICO

Candidato a deputado estadual em Roraima nas eleições de 2006, Sebastião César de Sena Barbosa (PSC) dava aos seus eleitores cerca de R$ 20 e um cartão magnético, que dizia estar equipado com um chip. Cabia ao cidadão passar a tarjeta sobre a urna para registrar se realmente foi fiel. Só assim, conforme as investigações da Polícia Federal, receberia mais R$ 80.

DENTADURAS E CALOTE

Tiago Ramos Vieira queria ser vereador em Sobral (CE). Oferecendo dentaduras à população, segundo apurou o Ministério Público, conquistou o sorriso dos eleitores e o cargo, em 2000. Mas acabou cassado dois anos depois. Motivo: teria dado calote na protética, que, por isso, o denunciou

COMPRANDO CAMISETA DE ADVERSÁRIO

Em Baraúna (RN), José de Araújo Dias (PFL) armou uma estratégia inusitada para se eleger prefeito em 2004, conforme ação que o levou, mais tarde, a perder o cargo: comprava o voto do eleitor e, de quebra, investia contra a campanha adversária. Os cidadãos recebiam entre R$ 20 e R$ 50 para entregar as camisetas do candidato opositor aos cabos eleitorais de Dias e declarar apoio a ele, que acabou eleito por uma diferença de 31 votos

Meia nota de R$ 50 agora...

DEU EM O GLOBO

...meia após eleição. Exigência de título é outra tática

Na amostra analisada pelo GLOBO, a compra de votos com dinheiro, cheque ou vales é a mais empregada. Aparece em 64 decisões, seguida da oferta de brindes (58), transporte ou combustível (35), cestas básicas, bebidas ou alimentos (35), material de construção (31), produtos ou serviços de saúde (21), imóveis (18) e serviços diversos, até públicos (12).

Não por acaso, a escola brasileira de compra de votos criou mecanismos para garantir retorno ao investimento. Em Campos Borges (RS), Olivan Antônio de Bortoli (PPB) distribuía, em 2000, notas de R$ 50 pela metade aos eleitores. A outra parte viria depois, se fosse eleito prefeito. Mas a polícia apreendeu R$ 3.250 em cédulas de R$ 50 no comitê. No local, havia um eleitor com seu fragmento de dinheiro no bolso.

Neste ano, a campanha mal começou no Distrito Federal, mas o que se vê nos comitês já é a reedição do clientelismo. Levando um pedido de emprego, cesta básica ou transporte, o eleitor sai com uma promessa e um pedido, mesmo que velado, de apoio.

Anteontem, O GLOBO visitou na periferia de Brasília pontos de apoio de Joaquim Roriz (PSC), candidato ao governo que lidera as pesquisas, e do deputado distrital Paulo Roriz (DEM), que tenta a reeleição. A equipe, sem se identificar como do jornal, pediu informações de trabalho na campanha e doações para uma pessoa necessitada. Ouviu até promessa futura de emprego, se o exgovernador se eleger.

Joaquim Roriz inaugurou quintafeira os comitês em Riacho Fundo 1 e Riacho Fundo 2, assentamentos incentivados por ele quando estava no poder, e hoje cidades na periferia. Neste último, uma atendente, Laylanne Amanda Silva Duarte, explicou que, para ser cabo eleitoral remunerado e ganhar uma ajuda a mais, tem de ter título eleitoral no DF e votar no candidato.

Em Riacho Fundo 1, Helena Castanho também condicionou a vaga de cabo eleitoral pago à apresentação de título do DF.

Em Riacho Fundo 2, o comitê de Paulo Roriz é ao lado de uma associação que ajuda a alavancar sua campanha. O salário de cabo é de R$ 510. Mas só para quem tem título do DF, diz a atendente, que se identifica como Lucilene.

A campanha de Joaquim Roriz informou que não paga cabos eleitorais, negou a exigência de título e que os comitês façam doações.

O GLOBO fez contato com assessores de Paulo Roriz, que não deram retorno. (Fábio Fabrini)

De olho nas promessas 'fundamentais'

DEU EM O GLOBO

No Promessômetro, candidatos à Presidência mobilizam os eleitores

Promessas sobre melhorias no sistema de Saúde, na educação e na segurança estão entre as mais bem votadas pelos leitores do GLOBO que acessaram, nas últimas três semanas, a página do Promessômetro (www.oglobo.com.br/eleicoes2010 ), onde é possível aprovar ou rejeitar as promessas feitas pelos presidenciáveis e só descobrir depois de votar qual candidato assumiu o compromisso. Até quinta-feira, 44 promessas estavam cadastradas e 60.146 votos já tinham sido computados.

Segundo a cientista política Andrea Freitas, os temas que aparecem no ranking das dez promessas mais aprovadas pelos internautas entre eles, segurança e o combate ao tráfico de drogas, educação e saúde podem ser considerados fundamentais: São temas que afetam as pessoas no dia a dia. Quem tem plano de saúde, por exemplo, gostaria de não ter que gastar com isso ou de pagar menos, e quem não tem sofre com o fantasma de precisar de uma emergência.

A segurança tem tomado o primeiro lugar no ranking das preocupações. As pessoas tinham medo do desemprego, mas hoje o medo da violência já se torna um fantasma pior. Então, é natural que os candidatos falem desses temas.

Com 3.052 votos positivos, a promessa de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, de lutar contra o tráfico encabeça a lista das mais bem votadas e divide a opinião dos leitores.

Acabar com o tráfico não deveria ser promessa e sim um fato concreto diz Ana Martins.

Aborto, um tema que causa grande comoção Para a leitora Carmen Evangelista, como Dilma é a candidata do presidente Lula, tudo não passa de promessa.

Em sexto lugar, a promessa de José Serra (PSDB) de o SUS financiar o tratamento de dependentes químicos em clínicas especializadas também dividiu eleitores: 2.375 aprovaram e 1.011 foram contra.

As pessoas contra, provavelmente, acham que o dependente não é um doente e sim que escolheu usar drogas. Então, não querem usar o dinheiro do imposto que pagam para resolver a questão diz Andrea Freitas.

Em oitavo lugar das mais bem votadas, a promessa feita de Marina Silva (PV), defendendo seu ponto de vista contra o aborto e propondo um plebiscito para que a sociedade decida também criou polêmica. Mas o cientista político Alberto Carlos Almeida, Marina tem sido a candidata que mais bem tem sabido lidar com temas que causam comoção: Sobre o aborto, há uma minoria organizada a favor e uma maioria contra. Ao dizer que é contra, mas que deixa a sociedade decidir, ela agrada aos dois grupos e não perde votos.


Uma luta ainda sem resultados seguros

DEU EM O GLOBO

Para especialistas, investimentos e gestão de verbas públicas para combate à violência urbana estão longe do ideal

Roberto Maltchik

BRASÍLIA. Confrontados com o número alarmante de mais de 45 mil homicídios por ano no país, os candidatos à Presidência e aos governos estaduais têm pela frente um debate áspero: vencer a luta contra a violência urbana.

Investimentos e gestão das verbas públicas estão bem aquém do adequado, dizem autoridades e especialistas ouvidos pelo GLOBO. Só no caso da União, que deve complementar o investimento estadual, o orçamento previsto para 2010 em segurança pública é de R$ 3,3 bilhões, 252% a mais em relação a 2003. Mas o valor é só a metade do que o próprio governo considera ideal para combater a insegurança.

Além do reforço de caixa, o sociólogo Luis Flávio Sapori, da PUC-MG, diz que chegou a hora de o país tratar os principais gargalos do sistema: gestão amadora, precariedade da inteligência e falta de dados confiáveis para programas de longo prazo. Em 2008, segundo o Anuário 2009 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, União e estados investiram R$ 13,7 bilhões em policiamento, mas o gasto com informação e inteligência foi só de R$ 336 milhões (2,45% do valor).

O investimento já é baixo na comparação com o ideal. E a maioria dos estados depende da verba federal para segurança pública, mas a burocracia para liberar o dinheiro é infernal diz Sapori, coordenador de um estudo da PUC-MG que indica o alto índice de homicídios ligados ao consumo e tráfico de crack.

Um dos desafios é permitir a integração operacional das polícias Militar e Civil. Outra praga é a politicagem. Para o diretor do Instituto de Criminalística do Distrito Federal, Celso Nenevê, ela estimula a consolidação de uma polícia burra: Dois equipamentos básicos de perícia custam quase R$ 1 milhão. Às vezes, investimento em perícia leva mais de quatro anos para aparecer, e, por isso, o governante acaba comprando sem necessidade até viaturas, que têm mais visibilidade.

O sociólogo Marcos Rolim diz que ficarão para o próximo governo a expansão e o aprimoramento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo Ministério da Justiça em 2007 para unir prevenção ao crime e recuperação social de jovens em áreas de extrema violência.

Com atuação do crime organizado, o Rio tornou-se laboratório do Pronasci. O estado recebeu, de 2008 a 2009, R$ 307,8 milhões maior volume de verba repassado pelo programa a um estado.

Como resultado, o governo fluminense pôde implementar dez Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em áreas antes dominadas pelo tráfico. O coordenador do Viva Rio, Rubem César Fernandes, crê que o sistema vem sendo bem aplicado, mas longe de atingir as metas: Para ter escala, o Pronasci deveria ter integração maior com saúde e educação. Hoje, ele atende a centenas de jovens em risco, mas para ser efetivo deveria chegar a milhares.

Já a recuperação de jovens infratores, outra prioridade do programa, ainda patina. Nenhuma das 40 mil vagas que o Pronasci pretendia criar em presídios especiais para jovens de 18 a 24 anos saiu do papel.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, informou que está em curso a negociação com os estados para definir o valor do piso nacional dos policiais. A Proposta de Emenda Constitucional no300 foi aprovada em primeiro turno na Câmara. Mas ainda não há consenso sobre o valor do piso, embora prospere a ideia de piso de R$ 3.500 a policiais e R$ 7 mil a delegados.

Barreto admite que, no patamar atual, a polícia brasileira não está pronta para assegurar tranquilidade na Copa de 2014: Até por uma razão prática, o Mundial, precisamos da nossa polícia em outro patamar.

Conheça as propostas dos candidatos à Presidência

DEU EM O GLOBO

A candidata do PT, Dilma Rousseff , defende a ampliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e o incremento dos investimentos em infraestrutura nas áreas com maior índice de violência. A candidata é contra a criação do Ministério da Segurança Pública, proposto pelo tucano José Serra, e afirma que, entre suas prioridades, está o estímulo às políticas integradas entre os estados, os municípios e a União.

O candidato do PSDB, José Serra, propõe a criação do Ministério da Segurança Pública, que comandaria a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Departamento Penitenciário e a Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com Serra, a criação do ministério vai assegurar mais agilidade e integração com as políticas de segurança de estados e municípios.

Ele defende ainda a criação de uma secretaria apenas para cuidar da prevenção ao crime.

A candidata do PV, Marina Silva, afirmou que é veementemente contra a criação de um Ministério da Segurança Pública.

Ela defende uma nova estrutura institucional, combinando mudança do modelo policial, investimento em políticas intersetoriais preventivas e valorização dos profissionais que atuam no sistema, com carreira unificada e salários dignos.

Também defende um novo modelo de combate ao tráfico e o tratamento de usuários de drogas.

FHC reencontra Freyre

DEU NA FOLHA DE S. PAULO / ILUSTRADA

Responsável pela palestra de abertura da Flip em tributo ao pernambucano, ex-presidente lembra em entrevista à Folha a originalidade e as contradições do colega

(Em 2000, o então presidente FHC fala em frente a foto de Freyre em evento no Planalto )

Fernando Henrique Cardoso fez-se sociólogo numa USP hostil à Gilberto Freyre (1900-1987).

A Universidade de São Paulo refutava a romantização da escravidão e o mito da democracial racial. Deplorava a insubmissão acadêmica do autor de "Casa Grande & Senzala" e criticava o seu conservadorismo político, manifesto também no apoio ao golpe de 1964 e nas conexões com o salazarismo.

Baixada a poeira ideológica, a USP passou a valorizar a originalidade das interpretações freyreanas, o que já ocorrerra pelo país e pelo mundo desde os anos 1930.

Em entrevista à Folha, FHC relembra como se deu a revisão, mas pondera que não abandonou a atitude crítica em relação a certas ideias de Freyre. Em 4 de agosto, o ex-presidente faz a conferência de abertura da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que neste ano celebra o pensador pernambucano.

Em alguns círculos, e à boca miúda, a escolha de FHC tem sido contestada, justo pelos reparos do político ao colega mais velho.

"O que pesou na escolha foi o fato de FHC ser um admirador crítico da obra de Freyre", diz a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke, curadora da homenagem.

O diretor de programação da Flip, Flávio Moura, recorda o reconhecimento de FHC a Freyre no artigo "Livros que inventaram o Brasil", de 1993 (revista do Cebrap) e na apresentação à reedição de "Casa Grande & Senzala", em 2003.

"A geração de FHC sempre se mediu com a de Freyre, Sérgio Buarque e Caio Prado Jr.

A Flip considerou que a homenagem era bom momento para um balanço."

Pesquisa factual tornava Freyre muito mais que ensaísta, diz FHC

Em fala na Flip, ex-presidente vai ressaltar conjunto "impressionante" de fontes e entrevistas

Líder tucano afirma que eventual exploração política de sua ida a evento em Paraty seria "pobreza de espírito"


DE SÃO PAULO

Leia a seguir a entrevista de Fernando Henrique Cardoso sobre a obra de Gilberto Freyre e a sua participação na Flip. Por solicitação do ex-presidente, a entrevista foi feita por escrito. (Fabio Victor)

Folha - No recém-lançado livro de memórias "De Menino a Homem", Gilberto Freyre faz uma deferência ao sr. ao criticar o "submarxismo sectariamente ideológico" dos sociólogos da USP, com a ressalva: "O que de modo algum inclui um marxista do tipo de Fernando Henrique Cardoso". Como foi a troca intelectual e o contato pessoal entre Freyre e o jovem sociólogo FHC?

Fernando Henrique Cardoso - Tive pouquíssimos contatos diretos com GF. Recordo-me de haver feito uma visita a ele em sua casa em Apipucos [Recife], creio que na época em que eu fazia uma pesquisa sobre o empresariado nacional. Ou seja, no começo dos anos 60. O outro encontro foi em um almoço, talvez na Folha, com várias outras pessoas [em janeiro de 1979, numa reunião de colaboradores da página "Tendências/Debates"].Surpreendi-me ao ler a referência a mim na reportagem sobre o livro recém-publicado. Imagino que ele deva ter lido algum trabalho meu e, francamente, "submarxista sectariamente ideológico" nunca fui mesmo.

O sr. integrou uma corrente que se opunha a Freyre. Em que momento exato descolou-se desse grupo e percebeu a importância e o alcance das ideias dele?

Na conferência que farei na Flip direi que Freyre nunca foi apenas um "ensaísta", expressão dita com desprezo, como era usual.Tinha uma metodologia não quantitativa, que lhe dava espaço para interpretações subjetivas, mas sempre procurou embasar suas análises em um conjunto factual impressionante extraído de fontes escritas e de entrevistas. Nós, os sociólogos das novas gerações, eu inclusive, deixávamos de lado esse aspecto de seu trabalho para insistir na romantização de algumas de suas interpretações que, de fato, não tinham base para se sustentar.As poucas vezes que escrevi sobre GF tratei de qualificá-lo melhor, reconhecendo seu pioneirismo em muitos campos, sem deixar de reconhecer o lado menos consistente de algumas de suas interpretações.

O sr. definiria Freyre como um antirracialista? Como imagina que ele se posicionaria em relação às cotas para negros em universidades?

Freyre certamente não seria um "racialista", isto é, não acreditaria que as diferenças entre as raças devessem preponderar como critério para atribuir vantagens ou desvantagens às pessoas.Ele era um apologeta da miscigenação e, em suas análises sobre a contribuição dos brancos, negros e indígenas para a formação do Brasil, insistia em que os portugueses já tinham seu sangue misturado com o sangue negro e berbere.Considerava que a "inferioridade" atribuída aos negros era consequência da ordem social escravista e não do fato de serem negros.Não seria cego, entretanto, às políticas afirmativas, pois as distorções da escravidão terminaram por limitar as oportunidades dos negros até hoje. Teria, contudo, imagino, restrição a cotas com base em diferenças puramente raciais, mesmo se definidas a partir de identidades autoatribuídas.Dito isso, GF incorria frequentemente em qualificações raciais, às vezes pejorativas, como no caso de algumas sobre judeus ou mesmo da valorização de alguns contingentes raciais negros em comparação com outros.

Como a obra de Freyre afetou os seus estudos sobre escravidão no Sul do Brasil -estudos que de certo modo rejeitavam parte das teses dele?

Afetou a partir das próprias razões para a escolha do objeto de análise: no Sul o escravo trabalhava mais nas charqueadas, quase como um operário, e não nos latifúndios; mais vivia nas cidades do que só no campo.Não por acaso, houve um certo processo de mobilidade social, dada a integração relativamente mais fácil do negro urbano ao mercado de trabalho. Ao analisar este processo verifiquei que, a despeito disso, a discriminação e o preconceito vigiam.Nunca aceitei, por isso, a ideia (que não foi formulada propriamente nestes termos por GF) da existência de uma democracia racial entre nós. Embora tampouco seja certo homogeneizar as relações raciais no Brasil com as vigentes, por exemplo, nos EUA.

Qual a pertinência da homenagem a Freyre neste momento histórico específico? A organização da Flip avalia que "com a crescente atuação do Brasil no cenário internacional (...), a escolha de homenagear o autor que primeiro analisou a constituição da sociedade brasileira sob perspectiva positiva promete incentivar acaloradas discussões em Paraty". Concorda?

Dizer que Gilberto foi o primeiro a ter uma visão positiva sobre o Brasil é um exagero. Acho que José Bonifácio tremeria na tumba e mesmo alguns outros políticos e pensadores. Só para citar mais um: o conde de Afonso Celso.Terá sido o primeiro, na década de 1930 (e mesmo antes, com seus estudos acadêmicos) a romper com o evolucionismo cientificista, com o corporativismo e com ideias de determinismo geográfico e biológico que começaram a preponderar nos anos 1920 e chegaram ao auge dos anos 30 em diante, com Oliveira Vianna.As razões de primazia apontadas já o são de sobra para homenageá-lo.

Uma nota publicada há poucos dias no jornal "O Globo" informou que a Petrobras desistiu de patrocinar a Flip porque o sr. faria a conferência de abertura, o que foi negado pela organização e pela petrolífera. O sr. foi informado de algo? Considera que a política pode contaminar a sua participação no evento?

Só sei o que vi nos jornais. Comuniquei que se fosse verdadeira a informação, embora honrado pelo convite, poderiam sentir-se desobrigados dele, dado que manter a Flip é mais importante do que uma eventual participação minha. O convite foi reafirmado.Quanto a imaginar que eu poderia me aproveitar do momento para "contaminar politicamente" o evento, a opinião, se verdadeira, é fruto da pobreza de espírito e do desconhecimento de minha atitude como intelectual que não confunde o plano analítico com o volitivo.

(Publicado, ontem, 24/7/2010)

O que pensa a mídia

Editoriais dos principais jornais do Brasil
Clique o link abaixo

Orquesta Sinfónica de Londres con Sir COLIN DAVIS Aleluya del Mesías de Handel

A palavra:: Carlos Drummond de Andrade

Já não quero dicionários
consultados em vão.
Quero só a palavra
que nunca estará neles
nem se pode inventar.
Que resumiria o mundo
e o substituiria.
Mais sol do que o sol,
dentro da qual vivêssemos
todos em comunhão,
mudos,
saboreando-a.