sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Presidente compara mensalão a caso Escola Base

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Breno Costa

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o escândalo do mensalão, responsável pela maior crise de seus oito anos de governo, ao caso Escola Base, quando, na década de 90, donos de uma escola paulista foram acusados injustamente de abuso sexual contra crianças.

Em entrevista ao site do produtor Celso Athayde, Lula sugeriu inocência dos acusados. O Supremo Tribunal Federal aceitou denúncia contra 40 réus acusados de envolvimento no escândalo.

"Comparo também com o caso da Escola Base, em que os donos foram acusados de molestar sexualmente as crianças. Eram absolutamente inocentes, mas começaram a ser bombardeados e a ser conhecidos como "os monstros da Escola Base"."

O presidente questionou o fato de que o processo contra os acusados continuou mesmo sem apresentação de provas pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ).

"O que mais me intriga é que o deputado que fez a acusação [do mensalão] foi cassado porque não apresentou prova. Mesmo assim, o processo contra os acusados continuou", disse.

Na noite de quarta, no último jantar com seus ministros e ex-ministros, Lula pediu que os aliados não "subestimem" a oposição.

Ao afirmar que o senador eleito Aécio Neves já se apresenta como candidato à Presidência pelo PSDB em 2014, disse que a oposição deve ser "respeitada e vigiada".

O recado foi dado pelo presidente no Palácio da Alvorada, em rápido discurso durante o jantar.

Depois de Lula, a presidente eleita Dilma Rousseff pegou o microfone para falar em nome dos ex-ministros.

Ela usou um tom informal para agradecer ao presidente por ter dado a chance de os ministros de mostrarem trabalho no governo. Dilma chorou ao abraçar Lula e Marisa Letícia.

Nenhum comentário: