sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Petistas de MG reagem a 'paulistério'

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Vera Durão Do Rio

Hoje, os 105 prefeitos do PT de Minas se reúnem com o presidente do partido, José Eduardo Dutra, em Belo Horizonte, em um encontro que vai receber também deputados estaduais e federais do Estado. Os prefeitos pretendem entregar uma carta a Dutra em que expressam grande insatisfação em relação às escolhas de ministros pela presidente eleita, Dilma Rousseff. "A maioria é paulista", diz Anderson Costa Cabido, prefeito de Congonhas, que foi coordenador da campanha de Dilma na região central de Minas.

Na carta, os petistas mineiros defendem a indicação de Fernando Pimentel, ex-prefeito da capital mineira em dois mandatos, para o Ministério das Cidades. A mobilização, porém, pode ter chegado tarde, já que ontem Dilma convidou Pimentel para assumir o Ministério do Desenvolvimento.

Cabido considera que esta foi a terceira eleição presidencial em que "o PT de Minas se sacrifica", referindo-se à indicação de Hélio Costa, do PMDB, que disputou o governo do Estado com apoio do partido, em detrimento de candidatura própria. "Por isso gostaríamos de ver Pimentel como ministro das Cidades. O próprio nome indica que a Pasta deveria ter como titular quem entende de administração dos municípios e o Pimentel entende". Expressando ainda o desconforto dos prefeitos petistas mineiros, Cabido revela que eles gostariam de ver também Patrus Ananias de volta ao Ministério do Desenvolvimento Social.

O prefeito de Congonhas adianta ainda que pedirão a Dutra que seja mantida a interlocução direta entre as prefeituras e o governo federal no tocante a obras do PAC e outras verbas federais. "Vamos pedir ao Dutra para evitar que as prefeituras se sujeitem às políticas estaduais". Segundo ele, o tratamento dado pelo governo Aécio Neves (PSDB) às prefeituras do PT não foi o esperado. "As prefeituras se sentiram escanteadas, nossa sorte foi que o governo federal se relacionou direto com as prefeituras". (VSD)

Nenhum comentário: