terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Para tucano, Vargas foi o maior presidente

DEU EM O GLOBO

FH diz que oposição não assumiu seu papel no governo Lula

SÃO PAULO. Ao ser perguntado sobre quem teria sido o maior presidente do Brasil, Fernando Henrique não incluiu seu nome nem o do presidente Lula na resposta. Disse que o maior presidente foi Getulio Vargas. Citou ainda Juscelino Kubitschek, Campos Salles, Rodrigues Alves e o general Castelo Branco.

- Getulio pensou o futuro do país e também Castelo, ao seu modo.

FH criticou Lula pelo uso da máquina pública para eleger Dilma Rousseff:

- Lula desrespeitou a legislação, a Justiça multou, mas ele até satirizou a Justiça e não aconteceu nada.

Um jornalista perguntou por que a oposição foi fraca e não pediu o impeachment de Lula na investigação do mensalão, principalmente após o publicitário Duda Mendonça confessar no Congresso que recebeu recursos ilegais da campanha que elegeu Lula em 2002.

- Aquilo era caso de a Justiça considerar nula a eleição de Lula, mas não aconteceu nada - disse FH.

FH justificou o motivo de o PSDB, como oposição, não ter pedido o impeachment de Lula.

- Tínhamos receio do que poderia acontecer nas ruas. Iam falar que impedimos um presidente que veio do movimento sindical e ele iria mobilizar o povo na rua dizendo que a elite o tirou do poder e ficamos com receio do que poderia acontecer.

Aos 79 anos, FH afirmou que gostaria de poder ajudar o país a repensar seu futuro.

- O Congresso foi cooptado por Lula. Os parlamentares abdicaram do poder. Fazem o que o Planalto manda, em troca de favores. Lula fez o é dando que se recebe. Hoje ninguém discute o futuro do país, como serão usados os recursos do pré-sal. Vejo o governo liberando recursos do Tesouro para o BNDES, que repassa o dinheiro às empresas com juros subsidiados. Isso dá uma sangria de mais de US$20 bilhões ao Tesouro, mas não vejo ninguém falando nada. E o custo de se manter reservas cambiais tão altas? Eu gostaria de poder ajudar a discutir isso e faço no Instituto Fernando Henrique Cardoso, mas gostaria de contribuir mais - disse FH, para quem a oposição deveria ser mais atuante. - Tem que assumir que é oposição.

Nenhum comentário: