quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lula 'nomeia' Izabella para Meio Ambiente

DEU EM O GLOBO

Outras três petistas são indicadas para o governo

Eliane Oliveira e Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. A equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff, começou a discutir ontem nomes de mulheres do PT para assumir, pelo menos, três pastas de primeiro escalão a partir de janeiro: Pesca, Secretaria das Mulheres e Direitos Humanos. Mas, a considerar sinalização dada ontem pelo presidente Lula, sua sucessora terá outra mulher petista no seu Ministério. Em discurso no Maranhão, Lula se antecipou e sugeriu que a atual ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que sucedeu a Carlos Minc no cargo, continuará no governo.

Durante visita às obras da Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, ao desenvolver um raciocínio sobre a tese de que o "Brasil será o celeiro do mundo", Lula afirmou:

- Portanto, a gente vai produzir cada vez mais, em menos quantidade de terra. Portanto, a gente vai preservar o meio ambiente e produzir muito mais. E a Izabella será a companheira, a parceira disso (...).

Dilma, que já acatou várias sugestões de Lula para sua equipe, ainda não decidiu sobre o Meio Ambiente. Mas o nome de Izabella não é consensual no PT.

A senadora Ideli Salvatti (SC), em fim de mandato, retomou ontem as negociações com os coordenadores de Dilma na equipe de transição. Ela foi cotada para a Secretaria de Mulheres, mas deverá ser indicada para o Ministério da Pesca. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) deve ficar com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Nenhum comentário: