quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lula chama Dirceu e Erenice para balanço

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Cerca de 800 autoridades foram convidadas para evento do governo hoje no Planalto

Larissa Guimarães

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz hoje balanço dos oito anos de gestão, em um evento que contará com a presença de vários ex-ministros, inclusive aqueles que saíram do governo após escândalos, como José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil.A Folha apurou que está praticamente confirmada a presença de Dirceu. Entretanto, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra não participará da cerimônia.

Dirceu saiu do governo devido a denúncias que o ligavam ao escândalo do mensalão, e Erenice caiu após o envolvimento de seu nome e de seus filhos em escândalo de lobby na Casa Civil.

Até ontem, dois terços dos ex-ministros chamados para o evento já haviam confirmado presença. Todos os atuais nomes da Esplanada também deverão se encontrar no Palácio do Planalto. Ao todo, 800 autoridades foram convidadas para o encontro.

Oficialmente, a Presidência informou ontem que todos os ex-ministros receberam convite para o balanço da gestão Lula.

A presidente eleita Dilma Rousseff -que ocupou a pasta de Minas e Energia e depois comandou a Casa Civil- foi convidada como ex-ministra, de acordo com a Presidência.O tom do evento será de despedida, e está previsto que Lula receba homenagens de seu staff.

O governador reeleito Jaques Wagner (BA) -que chefiou a pasta do Trabalho e, posteriormente, a de Relações Institucionais- irá falar em nome dos ex-ministros.

O presidente deverá receber mais afagos. Estão previstos discursos de um representante dos trabalhadores e de um representante do setor empresarial.

APRESENTAÇÃO

Depois, os atuais ministros assinarão um livro com o balanço da gestão Lula, com ações como os programas Bolsa Família e ProUni.

Caberá ao ministro Franklin Martins (Comunicação Social) apresentar os feitos do governo.

Lula deverá encerrar o evento, discursando para a plateia de autoridades de seu governo.

Nenhum comentário: