sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Governo da Itália diz que decisão 'é inaceitável'

DEU EM O GLOBO

Autoridades italianas recorrerão ao STF, insistindo na extradição

BRASÍLIA. O governo da Itália afirmou ontem que considera "incompreensível e inaceitável" a decisão do governo brasileiro de não extraditar o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti. A informação está em nota divulgada pelo governo de Silvio Berlusconi, ontem à noite. O governo italiano afirma que, nas últimas horas, insistiu no pedido de extradição e que, se o presidente Lula optar pela negativa, terá de explicar tal escolha "não apenas ao governo, mas a todos os italianos e, em particular, às famílias das vítimas".

A notícia de que Lula possivelmente optaria por conceder asilo a Battisti provocou críticas da imprensa e de políticos italianos. Os advogados que atuam no Brasil no interesse do governo italiano deverão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que a decisão viola tratado bilateral. Mas, para o advogado Luís Roberto Barroso, que defende Battisti, a decisão de libertar seu cliente não depende do STF. Na opinião de Barroso, se o STF se pronunciar, será apenas um ato formal, reiterando a decisão do presidente Lula. A advogada Renata Saraiva, que também defende o italiano, afirmou que ele está cauteloso:

- Ele está ansioso, mas não quer dar declarações sobre o assunto. Prefere aguardar o presidente.

De manhã, quando repórteres perguntaram sobre Battisti, Lula respondeu bem-humorado:

- Qual o interesse de vocês nesse caso?. Eu tenho até as 23 horas, 59 minutos e 59 segundos de amanhã (dia 31) para decidir. Quando decidir, vocês serão informados.

Nenhum comentário: