quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Em despedida, Lula pedirá que não perguntem sobre futuro

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Em rede nacional, presidente deixará em aberto volta ao cargo

Ana Flor

No mais longo pronunciamento feito em oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedirá aos brasileiros hoje, em rede nacional, que "não perguntem sobre seu futuro".

Em entrevistas, o presidente tem deixado em aberto a possibilidade de voltar a se candidatar à Presidência.

"Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente.

Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil. E acreditem nele. Porque temos motivos de sobra para isso", dirá Lula hoje à noite.

Será seu último pronunciamento como presidente da República. A fala vai ao ar em rede nacional às 20h (horário de Brasília). O tom será emocional, marcando a despedida de Lula.

O presidente fará um balanço das realizações do governo e passará uma mensagem de otimismo em relação ao futuro do país e da administração de sua sucessora, Dilma Rousseff.Lula pedirá também que o povo apoie a futura presidente "em todos os momentos", como o apoiou.

O pronunciamento foi gravado na manhã da última segunda-feira na biblioteca do Palácio da Alvorada, residência presidencial em Brasília. A versão final, que irá ao ar, tem 11 minutos.

A fala de Lula foi escrita pelo publicitário João Santana, responsável pela campanha de Dilma. O ministro Franklin Martins (Comunicação) e o próprio Lula revisaram e fizeram sugestões.

Durante as gravações, na segunda, Lula se emocionou por diversas vezes. Chegou a chorar. A gravação chegou a ser interrompida. Poucos assessores acompanharam.

Nenhum comentário: