terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Após denúncia, Serys exonera assessora

DEU EM O GLOBO

Senadora não desiste de relatoria do Orçamento, mas oposição quer seu afastamento

Cristiane Jungblut

Em meio a cobranças da oposição para que desista de ser a nova relatora do Orçamento de 2011, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) confirmou ontem a exoneração da servidora Liane Maria Muhlenberg, dizendo ter sido traída pela ex-assessora. Além de trabalhar na assessoria de Serys no gabinete da 2ª Vice-Presidência do Senado, Liane é presidente do Instituto Pesquisa e Ação Modular (Ipam) - fato que omitiu quando solicitou, e recebeu, emendas do Orçamento para a entidade realizar eventos culturais, em 2010 e em anos anteriores.

Apesar de ela ter trabalhado pelo menos três anos no gabinete da senadora, Serys disse que nunca soube que ela comandava o instituto e que se sentiu "enganada e traída". A senadora afirmou também que nunca apresentou emendas para o Ipam.

O PPS pediu nova troca na relatoria-geral do Orçamento, mas Serys disse que não desistiria do cargo e que estava à vontade para assumir a função. Ao longo do dia, Serys trocou telefonemas com deputados e senadores a fim de garantir apoio para a aprovação de seu nome na Comissão Mista de Orçamento.

- Não sabia desse instituto. Eu me senti enganada e traída. Nunca fiz emenda para instituto nenhum, nem para esse instituto. Estou à vontade (para ser a relatora do Orçamento). Não vou renunciar. Ela (Liane) foi exonerada do meu gabinete e, se houver irregularidades, cumpre ao TCU e aos órgãos competentes investigar - disse Serys.

O montante em emendas conseguido pela auxiliar de Serys chega a R$4,7 milhões, sendo que R$1,8 milhão foi apresentado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP). Ao GLOBO, Liane disse que suas contas foram sempre aprovadas pelos órgãos de fiscalização e que faz eventos há anos.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, pediu o afastamento de Serys do processo orçamentário de 2011. E provocou:

- Não é possível que o governo não tenha um senador ficha-limpa para ser relator do Orçamento.
Que se encontre outro senador para o lugar desta senadora, se não contamina o Orçamento.

Nenhum comentário: