quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Transição de Dilma tem ré da máfia dos sanguessugas

DEU EM O GLOBO

A advogada Christiane de Oliveira, contratada para trabalhar na equipe de transição de Dilma Rousseff, foi indiciada pela Polícia Federal e é ré em ação movida pelo Ministério Público Federal por envolvimento na máfia dos sanguessugas, que desviava verbas da saúde. Christiane era assessora parlamentar do ex-deputado federal João Caldas (PSDB), também denunciado pelos crimes.

Nomeada para a transição de Dilma é ré

Advogada alagoana é acusada de envolvimento com a Máfia dos Sanguessugas: "Não há sentença contra mim"

Odilon Rios

MACEIÓ. Nomeada para a equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff, com nome publicado ontem no Diário Oficial da União, a advogada alagoana Christiane Araújo de Oliveira foi denunciada e é ré em duas ações de improbidade na Justiça Federal de Alagoas, por envolvimento com a Máfia das Sanguessugas. Em março de 2008, a Justiça Federal aceitou as ações de improbidade, propostas em 2006 pelo Ministério Público Federal contra integrantes da máfia dos sanguessugas.

A advogada era assessora parlamentar do ex-deputado federal João Caldas, também indiciado na Operação Sanguessuga, esquema descoberto pela Polícia Federal que incluía o desvio de verba federal destinada à saúde. O escândalo foi chamado de “máfia das ambulâncias”. O outro assessor — James Sampaio Calado Monteiro —, também indiciado, é hoje prefeito de Palmeira dos Índios (AL).

— Não tem sentença no processo, está na instrução. Ela era secretária de João Caldas, não há evidências da participação dela. Ela era secretária, fazia o que o chefe mandava. Se o deputado pedia para ligar para fulano ou beltrano, ela ligava — disse o advogado de Christiane, Welton Roberto.

Filha de um pastor, Christiane era estudante de Direito e estava em Brasília quando começou a trabalhar para Caldas.

— Ela trabalhou em meu gabinete, ficou cinco ou seis anos.

Depois, foi para o GDF (Governo do Distrito Federal) — disse o ex-deputado João Caldas (PSDB), que não sabia da nomeação da ex-assessora. — Ela é competente, boa advogada.

Christiane disse que constituiria um outro advogado para falar com O GLOBO: — Estou orando a Deus. A Globo está atrás de mim. Não há sentença contra mim em nada.

Perguntada sobre o que faria na transição, disse: — Estou vendo, não sei se vou ser. Se Deus quiser que eu seja, serei — disse.

Nenhum comentário: