quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Oposição: presidente não desceu do palanque

DEU EM O GLOBO

Para dirigente tucano, Lula revela lado mesquinho e rancoroso

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. A oposição reagiu com críticas pesadas ao pedido do presidente Lula para que ela não adote a “política da vingança” com sua sucessora, nem repita atos “raivosos” de que teria sido vítima. Para os tucanos, Lula deveria agradecer porque a oposição foi condescendente com ele no escândalo do mensalão: — Acho que o presidente Lula fez um pronunciamento de quem ainda não desceu no palanque. Não é verdade que a oposição teve uma postura radical em seu governo. Pelo contrário, fomos acusados de não termos sido duros o suficiente. Além disso, o presidente tinha dois caminhos para conviver com o Congresso: o democrático, pelo convencimento e negociação, e o mensalão, que ele acabou optou e faliu no momento da votação da CPMF — disse Guerra.

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), não reeleito, Lula demonstrou rancor: “A oposição jamais foi vingativa. Ele, sim, demonstrou portar esse defeito. Sorridente por fora e rancoroso por dentro”, escreveu no Twitter; “(Lula) revelou um lado mesquinho, pequeno, que dificilmente faz parte de uma pessoa feliz verdadeiramente consigo mesma”.

Na avaliação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), a oposição foi até condescendente com o governo Lula.

— Tanto que permitiu que o presidente Lula terminasse seu primeiro mandato, depois da descoberta do mensalão. Acho que o presidente gostaria que vivêssemos num regime igual ao de Cuba e da Venezuela. A presidente Dilma terá de nós o mesmo tratamento que demos ao presidente Lula. Mas não contem conosco para sabujices nem bajulações. No que for bom para o país, vamos ajudar — afirmou Demóstenes.

Colaborou Isabel Braga

Nenhum comentário: