quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ministério deve ser anunciado até 15 de dezembro

DEU EM O GLOBO

Nomes da equipe econômica podem ser divulgados antes

Eliane Oliveira e Maria Lima

BRASÍLIA. O vice-presidente eleito, Michel Temer, informou ontem - após encontro com a presidente eleita, Dilma Rousseff - que a expectativa é que o primeiro escalão do futuro governo esteja definido até 15 de dezembro. No entorno de Dilma, chegou-se a cogitar que ela anteciparia as escolhas para a área econômica, mas, até o momento, não há decisão sobre quando será anunciada a composição da equipe econômica.

É praticamente certo que esse grupo poderá ser anunciado antes. Embora sejam grandes as chances de o ministro Guido Mantega permanecer no governo, não é certo que ele continuará na Fazenda.

- Conversamos sobre a formação de governo, mas é a longo prazo. Até dia 15 estará tudo acertado - disse Temer.

Apesar da pressão para que Dilma anuncie antes pelo menos os nomes do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, há uma avaliação interna de que hoje o cenário é bem diferente do de 2002 e que não há motivo para pressa. Na época, a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou desconfiança e fez com que o país sofresse ataques especulativos.

Uma fonte da equipe de transição contou que Dilma está debruçada sobre questões econômicas desde que voltou de Seul, onde participou, com Lula, da reunião do G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. Ela deixou claro que, nesse terreno, sua grande preocupação é com a guerra cambial protagonizada por Estados Unidos e China, que vem afetando as exportações brasileiras com o real valorizado frente ao dólar.

Sobre o perfil de seu Ministério, Dilma comentou com auxiliares que está mesmo disposta a montar uma equipe com forte presença de mulheres.

Nenhum comentário: