sábado, 27 de novembro de 2010

Diretório Nacional PPS: Crise virá no governo Dilma, alerta Roberto Freire

DEU NO PORTAL DO PPS

Diretório do PPS discute novo governo e rumos do partido.

Por: Valéria de Oliveira


"A crítica à política econômica, que fazíamos no rompimento com o governo Lula, vai começar a ter reflexos negativos agora, passada a onda de crescimento mundial", disse o presidente do PPS, Roberto Freire, na abertura da reunião do Diretório Nacional do partido, realizada neste fim de semana em Brasília. Segundo Freire, já começam a surgir críticas veladas da equipe do novo governo, de Dilma, à política de juros e à falta de austeridade no gasto público" durante o governo Lula. Para o presidente do PPS, a crise econômica virá, e com ela retornará a inflação. "Não sei se teremos um governo de euforia, porque o processo inflacionário, se vier, não haverá propaganda que dê jeito".

Os primeiros nomes escolhidos por Dilma apontam para "a necessidade de cortar gastos públicos e ter mais responsabilidade na condução dos negócios do Estado”, diz Freire. Brincando, ele afirma que não duvida que a oposição tenha de acudir Dilma da oposição de Lula, caso a presidente tenha de tomar medidas duras, principalmente para conter a crise fiscal, que, segundo ele, para ser contida gerará efeitos sobre os programas de assistência social do governo federal.

Crise

Para Roberto Freire, o governo devia ter feito as reformas, mudado a política de juros e controle de capital. “Agora vai ter de fazer isso; vai ter de adotar uma política de austeridade”. O revés do crescimento mundial só não chegou ao Brasil durante o governo Lula por causa da pequena participação do país na economia mundial.

Fusão descartada

Ao analisar o resultado das eleições, Freire negou que o PPS esteja empenhado na formação de um novo partido ou na fusão com o PSDB. “Isso não depende de nós”, justificou. O partido, disse ele, deve se preocupar em se reestruturar para “para não ter vários representantes que não nos representam em nada” e realizar um congresso, em 2011, com toda a militância para revitalizar organismos como a Fundação Astrojildo Pereira, coordenação de mulheres e juventude.

Nesta sexta-feira, os dirigentes debatem a "Nova Esquerda, representada pelo PPS, e o novo governo".

No sábado, a partir das 9 horas, o diretório vota resoluções sobre fidelidade partidária e calendário dos congressos do partido.

O encontro acontece no hotel San Marco, em Brasília.

Nenhum comentário: