segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma é eleita

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Primeira mulher a ocupar o cargo, petista teve 56% dos votos e será o 40º presidente

Dilma Rousseff, 62, será a 40ª pessoa a assumir a Presidência do Brasil. Primeria mulher e primeira ex-guerrilheira a ocupar o cargo, a petista nunca havia disputado eleição e era praticamente desconhecida dos eleitores quando foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse é em 1º de janeiro de 2011.

Com 99,99% apurados, Dilma somava 56% dos votos válidos; seu rival, José Serra (PSDB), ficou com 44%. Na primeira fala como eleita, ela prometeu erradicar a miséria no país e valorizar a democracia.

Primeira mulher eleita tem 56% dos votos

PETISTA PROMETE ZELAR POR LIBERDADE DE IMPRENSA E DE CULTO OPOSIÇÃO VAI GOVERNAR 53% DOS ELEITORES DO PAÍS LULA PEDE QUE MANTEGA E MEIRELLES FIQUEM E PALOCCI NA CASA CIVIL

Vera Magalhães
Editora de Poder


Dilma Vana Rousseff, 62, foi eleita ontem a primeira mulher presidente da República do Brasil. Com 99,98% dos votos apurados, ela tinha 56% dos votos válidos.

Seu triunfo é uma vitória pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escolheu uma técnica neófita em eleições para sucedê-lo, à revelia de seu partido, o PT.

Dilma teve uma escalada de 8% de intenções de votos no fim de 2008, segundo o Datafolha, para a vitória num acirrado segundo turno.

José Serra (PSDB), 68, que disputou o cargo pela segunda vez, teve 44% dos válidos.

Dilma teve 12 milhões de votos a mais que Serra, 10,7 milhões só no Nordeste. Também venceu no Sudeste, graças a votações maciças no Rio e em Minas -Estado de Aécio Neves, que terá de costurar com os paulistas para se sagrar novo líder tucano.

Se por um lado Lula conseguiu transferir parte de sua aprovação recorde de 83% para Dilma, por outro a oposição obteve lastro para se contrapor ao poder central: PSDB e DEM governarão 53% dos eleitores brasileiros.

Dilma será a 40ª pessoa a ocupar a Presidência. Sua vitória tem outras características inéditas: será a primeira vez em 84 anos em que haverá um ciclo de três presidentes eleitos diretamente.

Eleita por uma coalizão de dez partidos, Dilma terá o desafio de exercitar o diálogo, em contraposição ao perfil técnico que sempre teve.

Ao chegar ao poder sem nunca ter disputado eleições, terá de esclarecer aspectos ainda nebulosos de sua vida, como a participação na resistência à ditadura militar (1964-1985). Também não está claro que programa de governo vai implementar.

No discurso da vitória, Dilma citou Barack Obama ao dizer: "Sim, a mulher pode".

Prometeu erradicar a miséria e zelar pela democracia e pela "ampla e irrestrita" liberdade de imprensa e religiosa.

Lula pediu à aliada para manter Guido Mantega na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central.

Também trabalha para fazer de Antonio Palocci o titular da Casa Civil. Em entrevista à Folha ontem, Palocci disse que o novo governo manterá a austeridade fiscal.

Nenhum comentário: