terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tucano usará telefonia para defender privatizações

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

DE SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, deverá insistir no exemplo das telecomunicações como modelo de privatização bem sucedido no governo FHC.

Na madrugada de ontem, após participar do debate da Band, Serra mostrou apreensão com a insistência da adversária Dilma Rousseff (PT) na abordagem do assunto.

E consultou aliados sobre a eficácia do argumento de que, sem a privatização, não haveria tanto acesso a linhas telefônicas e o país ainda se comunicaria via orelhão.

No que depender do comando da campanha de Serra, o candidato irá recorrer ao caso das teles e da siderurgia toda vez que a candidata petista falar em privatização.

Além de ser de fácil compreensão, tem apelo popular. Para os próximos debates, Serra pretende lembrar como o telefone celular facilitou a vida dos menos favorecidos. Outro argumento será o de que o PT também privatizou.

Os elogios de petistas ao legado de FHC continuarão entre as armas para o debate.A pedido do candidato, a campanha reuniu munição também sobre a Petrobras, até falta de autossuficiência para exploração do pré-sal.

Embora tenha em mãos dados como o preço do combustível no Brasil em comparação a outros países, o candidato pretende driblar a discussão sobre a Petrobras.

Na avaliação de tucanos, aprofundar a discussão seria cair na agenda do PT, o que só acontecerá se o assunto cair no gosto popular.

"O Serra sempre esteve na vanguarda. Não conseguem atingir o Serra assim", afirma o governador eleito por São Paulo, Geraldo Alckmin.

O governador Alberto Goldman endossa o discurso de que Serra não pode ser rotulado como privatista.

Jutahy Magalhães comparou a edição do debate no programa do PT à veiculação de jogos na Coreia do Norte. "A seleção perde. Mas só são exibidos seus pontos na TV".

Nenhum comentário: