quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Surpreendentes derrotas e previsíveis vitórias:: Rosângela Bittar

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Multiplicam-se os registros das vitórias do presidente Lula neste primeiro turno das eleições gerais, e elas são realmente impressionantes. Todas previstas, não houve surpresas. Escolheu sozinho a candidata à sua sucessão, sem ousadias indevidas de contestação partidária. Construiu as bases da candidatura, fez no Executivo os programas definidos para mostrar na campanha, numa ação pontuada por profissional e eficiente marketing. Ergueu-a de um patamar rente ao chão para perto da metade dos votos válidos no primeiro turno, 47 milhões de eleitores aderiram à sua escolha. A candidata Dilma Rousseff, do PT, começa a campanha de segundo turno com uma vantagem significativa de 14,5 milhões de votos à frente do seu adversário.

Lula elegeu, no primeiro turno, mais de uma dezena de governadores dos partidos de sua coligação, alguns deles, do PSB, com votações de proporção gigantesca, como os de Pernambuco e Espírito Santo. Solidários, estão todos há dois dias em Brasília para apoiá-lo na definição da estratégia para a nova etapa da campanha. Igualmente com sucesso, fez maiorias na Câmara e no Senado, e afastou do Parlamento quatro dos seis senadores de oposição a quem se propôs derrotar: Tasso Jereissati (PSDB), Arthur Virgílio (PSDB), Heráclito Fortes (DEM) Marco Maciel (DEM). A redução das bancadas dos três partidos de oposição, PSDB, DEM e PPS, tanto na Câmara quanto no Senado, foi outra vitória do presidente, que se comportou na campanha como quis, sem os freios legais ou comportamentais que abomina.

Um voto que não é contra nem a favor, antes pelo contrário

As derrotas, e houve muitas, também devem ser contabilizadas só para ele, e a maioria diz respeito à frustração de expectativa. Esperava eleger entre 105 a 110 deputados federais do PT, elegeu 88. Propôs, em comício, em Santa Catarina, o extermínio do DEM, e justamente lá, terra do presidente de honra do partido, Jorge Bornhausen, foi eleito governador o demista Raimundo Colombo, em primeiro turno. Para desgosto do presidente, o DEM elegeu também em primeiro turno a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Lula teve perdas importantes nas disputas estaduais em que se envolveu muito e pessoalmente. Por exemplo, sua atuação em Minas Gerais. Escolheu esse Estado como um dos que ofereceria o PT em sacrifício para dar vez ao PMDB na negociação da aliança. Com o fracasso do projeto, acabou deixando seu partido, no Estado, fora de tudo, restando, agora, fazer mais uma vez a guerra interna para ver quem ficará com os cargos federais em um governo Dilma, caso a candidata seja eleita.

Perdeu, também, no maior colégio eleitoral, São Paulo, onde os seus adversários venceram a disputa ao governo no primeiro turno e, ainda, elegeram senador o tucano Aloysio Nunes Ferreira, nome que estava inteiramente fora dos cenários do Palácio do Planalto. Envolveu-se na definição da candidatura do senador Osmar Dias no Paraná, e perdeu para o PSDB em primeiro turno. Pode perder ainda para o PSDB em Alagoas e Goiás, onde o partido adversário disputa com chances o segundo turno para o governo.

Tanto o PSDB quanto o DEM vão sair maiores do que entraram nas eleições estaduais, uma compensação do eleitor às perdas impostas nas bancadas da Câmara e Senado. Foram eleitos, ainda, dois senadores do DEM, o partido que derrubou a CPMF e por isso foi amaldiçoado pelo presidente, Demóstenes Torres (GO) e José Agripino Maia (RN), que estavam no seu index e escaparam. A oposição demonstrou força: 52,7 milhões de votos, se somados os dados a Serra (PSDB) e a Marina (PV).

Pelas sucessivas transgressões à lei, e por ter feito de tudo, como prometera, para eleger sua candidata Dilma Rousseff em primeiro turno, houve perda de imagem.

O presidente Lula ainda teve que ouvir, durante a campanha, críticas contundentes ao seu desempenho nas áreas de Educação, Saúde e Segurança, temas escolhidos por todos os candidatos como as maiores lacunas do governo, agora prioritários até para Dilma, num reconhecimento tácito de que, por esses caminhos, não havia argumentos. Lula não conseguiu, também, no primeiro turno, fazer o que tanto queria, a disputa plebiscitária entre seu governo e o antecessor, mas voltará a isso na segunda etapa.

Há um fenômeno, ainda não registrado, que sintetiza o recado das urnas sobre os limites que ainda existem para o presidente. Sua maior derrota foi não ter alcançado a vitória no primeiro turno, com a qual todos contavam e ainda agora estão perplexos com a frustração. Teve que ir ao segundo turno apesar dos seus 80% de popularidade e da campanha fraca do adversário do PSDB. Pior, para alguém de vaidade tão exarcebada, o presidente Lula foi ao segundo turno levado por um eleitorado que lhe é indiferente.

Os 19,6 milhões de votos dados a Marina Silva não são contra ou a favor de Lula. Estiveram com a Marina jovens universitários, petistas que com ela saíram do partido mas mantiveram ali laços fortes e devem para lá voltar, grupos religiosos, ambientalistas, seguidores do Partido Verde, um sortido eleitorado de diferentes classes sociais que preferiu fazer sua escolha sem levar em consideração o eixo central desse universo eleitoral.

O PPS anuncia pedido de investigação de Institutos de Pesquisa eleitoral. Poderia o partido liderar no Congresso, em vez de CPI ou algo semelhante, uma proposta de regulação para evitar a dupla militância, razão da maioria dos problemas. O Instituto que trabalha para candidatos e portanto funciona como instrumento de propaganda destina a influenciar o eleitorado, não poderia trabalhar para meios de informação à sociedade, que leva a pesquisa a sério.

A duplicidade já está proibida em países de economia mais desenvolvida mas de organização eleitoral mais precária que a nossa.

Fortalecidas pelos resultados eleitorais de 2010 emergem na política novas promessas de futuro, que têm tudo para se transformarem em opções presidenciais. Marina Silva (PV), Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB), Beto Richa (PSDB), podem figurar em qualquer disputa, independente dos partidos em que estejam no momento.


Rosângela Bittar é chefe da Redação, em Brasília. Escreve às quartas-feiras

Nenhum comentário: