sábado, 2 de outubro de 2010

Serra e Dilma negam que tenham evitado confronto durante programa

DEU EM O GLOBO

Para petista e tucano, foram poucas as chances de perguntas livres

Gilberto Scofield e Natanael Damasceno

Apesar de terem evitado o confronto direto no último debate entre os presidenciáveis, realizado anteontem pela Rede Globo, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra negaram, ao fim do programa, terem se esquivado das perguntas do oponente. Segundo os dois adversários, foram as regras do debate que determinaram que houvesse pouco confronto.

- Eu perguntei para os candidatos que restavam a mim perguntar. E quando comecei o bloco, eu fiz perguntas a ele. Não tenho nenhum problema em fazer perguntas (para Serra) - disse a petista, ao ser indagada se evitou fazer perguntas ao tucano.

Serra apresentou argumento semelhante:

- Eu não evitei (fazer perguntas à Dilma). Eu só tive uma oportunidade. E que era um tema que eu achava que não era próprio para perguntas. Apenas isso. Mas não evitei. Tive a expectativa de que pudesse fazer isso no momento seguinte, mas o Plínio abriu (o bloco seguinte).

Serra não questiona caso envolvendo Erenice

Serra disse ainda que só não questionou a ex-ministra sobre as suspeitas que pairam em relação ao filho de Erenice Guerra, sucessora de Dilma no Ministério da Casa Civil , por tráfico de influência porque não teve oportunidade.

Durante entrevista coletiva no Projac, após o programa, Dilma e Serra se disseram satisfeitos com o embate. Ele, por poder discutir propostas e pontos de vista. E ela, por ter achado elevado o nível da discussão.

- Cada um (debate) tem o seu peso. Mas esse foi muito emocionante por ser o último. E por a gente estar naquele momento em que estamos encerrando a campanha eleitoral. Eu agradeço ao Serra, à Marina e ao Plínio pelo fato de que nós tenhamos mantido um nível tão elevado nesse debate. É uma contribuição para a democracia, um desempenho como esse nas eleições - disse Dilma.

Já o tucano afirmou que, apesar de as regras do programa deixarem muitos assuntos pendentes, o encontro foi proveitoso. Ele, no entanto, disse não ser capaz de responder se o programa será capaz de mudar o quadro eleitoral.

- Evidente que ficam muitas coisas pendentes, porque um debate tem regras, tem tempo, tem temas que são sorteados e muitas vezes não pode se tratar de tudo aquilo que de outra maneira seria abordado. Mas para mim foi bastante proveitoso. Saio bastante satisfeito e com muita energia. Meu principal problema nesse momento é como vou dormir com tanta energia acumulada ainda agora. Se pudesse, jogaria uma partida de futebol ou iria a outro debate.

Nenhum comentário: