quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Planalto evita que Erenice e Dilma falem de lobby ao Senado

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Senadores aliados ao Planalto esvaziaram reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que votaria convites a Dilma Rousseff e a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para explicar acusações de lobby.

Planalto manobra para evitar ida de Dilma ao Senado

Governistas esvaziam reunião que votaria convites para candidata e Erenice explicarem tráfico de influência

Eduardo Suplicy diz que orientação partiu de Alexandre Padilha, que saiu de férias para reforçar campanha

Nancy Dutra e Valdo Cruz

DE BRASÍLIA -Senadores aliados ao presidente Lula foram orientados a não comparecer à reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que votaria convites à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e à ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para explicar indícios de tráfico de influência na pasta.

Segundo o senador Eduardo Suplicy (PT), o pedido partiu do ministro Alexandre Padilha. "Houve, da parte do ministério [de Relações Institucionais], a orientação para que não houvesse a presença hoje", afirmou Suplicy.

Uma reunião da CCJ do Senado foi convocada ontem pelo presidente da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), para discutir os requerimentos de autoria de seu colega Alvaro Dias (PSDB-PR). A sessão não foi aberta por falta de quorum.Dias afirmou que os governistas poderiam ter usado a maioria para rejeitar os requerimentos, mas preferiram evitar "desgaste político".

REFORÇO

Depois do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi convocado para reforçar a campanha de Dilma Rousseff (PT).

Sua principal missão será cuidar dos contatos com parlamentares e da agenda de mobilização de movimentos sociais. O foco dessa atuação é trazer de volta o eleitor que estava disposto a votar em Dilma mas optou por Marina Silva. A petista começou a cair nas pesquisas após denúncias de tráfico de influência na Casa Civil.

Padilha sairá em férias para integrar a equipe de coordenação da petista. Sua participação foi pedido de Dilma e de seus coordenadores, feito diretamente a Lula.

Responsável pela articulação com o Congresso e prefeituras no governo, Padilha vai ser responsável por envolver deputados e senadores na busca de votos para Dilma.

Nenhum comentário: