sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O novo resgate dos mineiros

DEU EM O GLOBO

A força do ex-governador e senador eleito Aécio Neves reuniu 450 prefeitos e líderes municipais em apoio a José Serra - muitos adeptos, no primeiro turno, do "Dilmasia”. Serra se disse "o mais paulista dos mineiros e o mais mineiro dos paulistas". Para contrabalançar o efeito Aécio, a coordenação da campanha de Dilma fez reunião ontem também em Minas.

Duelo em Minas

Aécio reúne reúne 450 líderes estaduais em apoio a Serra; Dilma desembarca lá amanhã

Adriana Vasconcelos


O ex-governador e agora senador eleito Aécio Neves voltou ontem a mostrar sua popularidade em Minas Gerais ao reunir cerca de 450 prefeitos, vice-prefeitos e líderes municipais - entre eles, representantes de partidos do governo Lula - em torno do candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Em um megaevento na capital mineira, que lotou dois auditórios da Associação Médica de Minas Gerais, Aécio e Serra partiram para o ataque, sem poupar o PT e o presidente Lula. Amanhã, é Lula quem estará em Minas para pedir votos para Dilma Rousseff.

Aécio deixou claro que não perdoou a intervenção de Lula na disputa pelo governo mineiro. Ao agradecer a ajuda dos prefeitos na reeleição do governador Antonio Anastasia, disse que Minas "não se curva a intervenções" e disse que sua vitória só será completa com a eleição de Serra.

- Sempre que o PT teve de optar entre os interesses partidários e os nacionais, ficou com os partidários - afirmou, citando a oposição petista à eleição do ex-presidente Tancredo Neves, ao governo do ex-presidente Itamar Franco, ao Plano Real e à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mesmo reconhecendo avanços no governo Lula, Aécio acrescentou que parte dessas conquistas não teria acontecido sem os frutos deixados pelos governos anteriores, como os de Itamar e de Fernando Henrique. Serra não escondeu o entusiasmo: - Temos muita chance de vitória. A onda não é azul, nem vermelha, mas verde e amarela.

Tucano faz lista de obrigações com MG

Para reverter a vantagem de Dilma em Minas - estado com o maior número de municípios no país, 853 ao todo -, Serra seguiu um conselho de Aécio e assumiu o compromisso de não permitir mais que os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sejam reduzidos em razão de políticas de incentivos fiscais adotadas pelo governo federal.

- Minha proposta é que não seja dado incentivo sem que seja dada automaticamente a reposição das perdas dos municípios. O FPM deve ser o piso e não o teto - prometeu Serra, que agradou à plateia ao se comprometer a regulamentar a emenda constitucional 29, garantindo mais investimentos na saúde.

Enumerou compromissos com Minas, como a ampliação dos aeroportos de Confins e Pampulha, a retomada da construção do metrô de Belo Horizonte e a duplicação da BR-381 (considerada a rodovia da morte).

Itamar Franco, eleito senador, destacou que "Minas é o front da resistência ética do país". Havia dois carros de som e centenas de militantes com bandeiras com a frase "Minas é Serra". Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, compareceu ao evento.

- Vim dar apoio formal da família Kubitschek a José Serra. José era o santo protetor da família, espero que o senhor seja o protetor da família brasileira - afirmou Maristela.

- Quero ser o mais paulista dos mineiros e o mais mineiro dos paulistas - prometeu Serra.

Nenhum comentário: