domingo, 3 de outubro de 2010

Nas pesquisas, 2º turno ainda esta indefinido

DEU EM O GLOBO

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem pela TV Globo apontam que a petista Dilma Rousseff oscilou para baixo, mas não permitem afirmar com certeza se a eleição presidencial será decidida hoje ou no segundo turno. Segundo o Datafolha, Dilma foi de 52% para 50% dos votos válidos; José Serra manteve os 31 %; e Marina Silva subiu de 15% para 17%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Pelo Ibope, Dilma tem 51% dos votos válidos; Serra, 31%; e Marina, 17%, com margem de erro de 2 pontos. Em caso de 2º turno, Serra será pressionado pelos aliados a mudar a campanha.

Primeiro ou segundo turno?

Dilma perde pontos, mas tem 50% dos votos válidos no Datafolha e 51% no Ibope

Tatiana Farah, Silvia Amorim, Flávio Freire e Henrique Gomes Batista

SÃO BERNARDO, SUZANO, DIADEMA, SÃO PAULO e RIO - Na primeira eleição sem Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência desde a redemocratização, os brasileiros decidirão quem assumirá o desafio de pôr o país nos trilhos do desenvolvimento depois de uma campanha marcada pela forte presença do presidente, que nunca antes na história deste país foi tão popular. Entre palanques de obras e comícios, Lula conseguiu ocultar graves problemas que ainda persistem no país e transferir grande parte de sua popularidade para sua candidata, Dilma Rousseff (PT). Ela passou a liderar a disputa em agosto, chegando hoje com chance de vencer no primeiro turno. Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas ontem, porém, mostram que a petista caiu nesta reta final e tem 50% e 51% dos votos válidos, respectivamente. Com esses resultados, não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno. A margem de erro, nas duas consultas, é de dois pontos.

Na pesquisa Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pela “Folha de S.Paulo”, Dilma perdeu dois pontos entre a consulta feita no meio da semana em relação à atual, realizada ontem e hoje. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 31% dos votos válidos, mesmo percentual do meio da semana. Já Marina Silva (PV) subiu dois, de 15% para 17% dos votos válidos. A soma dos votos válidos de todos os candidatos, inclusive nanicos, é de 50%, o mesmo percentual de Dilma.

Na pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Globo e o jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma caiu de 50% para 47% dos votos totais, o que dá hoje 51% dos votos válidos. Os adversários da petista, juntos, têm 49% dos votos válidos. No Ibope, Serra subiu de 27% para 29% dos votos totais, o que dá 31% dos válidos. E Marina subiu de 13% para 16%, ou 17% dos válidos.

Principal candidato da oposição, Serra perdeu não apenas a dianteira nas pesquisas no primeiro turno como também a chance de passar os problemas do país mais profundamente a limpo, ao evitar criticar o governo do presidente popular. Coisa que Marina Silva também não conseguiu fazer, diante do pouco tempo na TV e de uma campanha com minguados recursos.

Tendo ou não segundo turno, o fato é que o futuro presidente terá de encontrar soluções para gargalos que ainda impedem o desenvolvimento sustentado do Brasil. O saneamento básico continua um vexame nacional, e na educação e na saúde pouco se avançou.

Caminhadas até a véspera da eleição

No último dia de campanha, ontem, Dilma desfilou em um jipe com o presidente Lula em São Bernardo do Campo, berço político e sindical do PT. Ela fez um balanço da campanha, que considerou “exaustiva” e “emocionante”, e elegeu o pior momento dos últimos meses: — A pior parte são as mentiras sorrateiras que saíram do baixo mundo da política.

A candidata voltou a falar da imprensa: — Vocês permitem que a gente tenha no Brasil uma imprensa que faz críticas, que é múltipla, mas que também contribui à medida que exerce o seu papel. Conseguimos conviver com posições diferentes, com a crítica, sem nos silenciar. É normal que a gente responda, que a gente também faça críticas.

Já o presidente Lula disse que há quem confunda “liberdade de imprensa com autoritarismo de imprensa”.

— Este é um país que dá lições ao mundo de democracia e de liberdade de imprensa. É uma pena que tem gente que confunde liberdade de imprensa com autoritarismo de imprensa. Há certa confusão de alguns senhores que não se deram conta de que as pessoas da senzala agora estão na casa grande — disse o presidente.

— Foi uma campanha excepcional. Sem sombra de dúvida, exaustiva. Mas tem uma grande compensação, que é encontrar as pessoas de todos os cantos do país — disse Dilma.

Serra, que também fez caminhadas ontem em São Paulo, evitou temas polêmicos e demonstrou bom humor: — O Brasil não tem cor vermelha, verde ou azul. O Brasil é multicolorido e não tem dono.

Na verdade, a onda desta eleição é verde e amarela.

Vamos para o segundo turno para o bem do nosso país — disse ele, que acrescentou: — É do nosso povo querer um país mais justo e generoso, um governo mais honesto e trabalhador e um presidente que seja de todos.

Já Marina Silva escolheu o Rio para encerrar sua campanha de manhã, indo depois para Diamantina, em Minas.

Nenhum comentário: