quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Menos uma no manifesto pró-Dilma

DEU EM O GLOBO

Escritora de livros infantis, Ruth Rocha diz em carta que não assinou documento e que vai votar em Serra

Carolina Benevides

Depois de o cineasta José Padilha, diretor de “Tropa de Elite”, protestar por seu nome ter sido incluído, à sua revelia, no manifesto de artistas e intelectuais em favor da candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, foi a vez da escritora de livros infantis Ruth Rocha, cujo nome estava no documento, anunciar por carta que não votará na petista e que sequer fora procurada para subscrever o texto.

— Meu nome aparece na lista, mas só fiquei sabendo quando comecei a receber telefonemas de amigos que conhecem minha posição política e ficaram espantados. Então, resolvi escrever uma carta para desmentir e aproveitei para falar um pouco sobre política — contou Ruth.

Na carta direcionada “à candidata Dilma”, a escritora diz: “Eu não a apoio. Incluir meu nome naquele manifesto é um desaforo! Mesmo que a apoiasse, não fui consultada. (...) esse tipo de descuido revela duas coisas: falta de educação e a porção autoritária cada vez mais visível no PT.” A escritora critica ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Queira o presidente Lula ou não, foi com FHC que o mundo começou a perceber uma transformação no Brasil. (...) Todos os indicadores sociais melhoraram com a democracia.

Não foi o Lula quem fez. O PT tem a ver com isso. O PSDB também tem assim como todos os cidadãos brasileiros.” — Ninguém me procurou para pedir que eu assinasse. Imagino que um gaiato tenha dito: põe o nome da Ruth. Mas, em uma eleição disputada como esta, achei que não podia deixar passar — disse a escritora, que não recebeu pedido de desculpas dos organizadores do manifesto ou da campanha petista pela inclusão do seu nome: — Ninguém se manifestou.

Nem antes nem agora.

Também o cineasta José Padilha já tinha protestado. Em nota no site oficial do seu filme, ele criticou a postura adotada pelas duas campanhas presidenciais e disse: “Não pertenço a nenhum partido político, agremiação, sindicato ou lista de apoio a candidatos, na qual eu não tenha me inscrito voluntariamente”. E ainda que não aderiu “a candidato algum nesta eleição pelos motivos explícitos em Tropa de Elite 2.

Escritora grava para programa de Serra Procurada pela equipe do candidato do PSDB a presidente, José Serra , Ruth aceitou gravar uma participação no programa eleitoral do tucano.

O depoimento da escritora vai ao ar hoje.

— Declaro meu voto no Serra e conto que meu nome apareceu no manifesto de apoio a Dilma sem que eu tivesse sido consultada — contou Ruth.

O manifesto de apoio à candidata petista foi divulgado em encontro realizado no Rio, no Teatro Casa Grande, no Leblon.

Nenhum comentário: