quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Itamar diz que Serra tem de "mostrar a que veio"

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Para ex-presidente, falta à campanha tucana expor diferenças e mostrar antigos aliados

Rodrigo Vizeu

DE BELO HORIZONTE - O ex-presidente e senador eleito Itamar Franco (PPS-MG) cobrou ontem que o presidenciável José Serra (PSDB) "parta para o confronto" contra Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

Ele reclamou da influência de marqueteiros na campanha e de levar à TV "só o blá-blá-blá, só biografia".

"Se nós tivermos medo [do confronto], não adianta dizer "eu fui isso, eu fui aquilo". É por isso que eles estão ganhando", afirmou.

O ex-presidente disse que o tucano precisa "sair do casulo e mostrar a que veio", e exibir melhor diferenças em relação a Dilma, com menos dependência da "sensibilidade do marqueteiro".

Deixar claro que defende o Senado independente, enquanto Dilma e Lula defenderam a eleição de aliados para a Casa é uma das ideias.

Itamar cobrou que a propaganda lembre que a atual situação econômica "é fruto do Plano Real" e criticou a estratégia de esconder aliados do passado.

Defendeu que o senador eleito Aécio Neves (PSDB), a quem chamou de "maior liderança política do Brasil", seja o coordenador nacional da campanha.

Itamar passou a entrevista dizendo que queria ser "cuidadoso" e "respeitoso" com Serra e pediu que o tucano não "fique com raiva" dele.

Ele repetiu um conselho que disse já ter dado para Serra: "Se não quer falar mal [do governo], não elogia, fica quietinho". À época, disse, Serra não gostou do que ouviu. "Me chamaram atenção e eu calei a boca."

Nenhum comentário: