domingo, 24 de outubro de 2010

Equipe de Serra acredita em disputa apertada

DEU EM O GLOBO

Debates, horário na TV e cabos eleitorais de peso são trunfos

Silvia Amorim

SÃO PAULO. A cúpula da campanha de José Serra está se preparando para um verdadeiro teste de nervos nos próximos dias. Eles resistem a aceitar pesquisas divulgadas na semana passada (Ibope e Datafolha) que deram vantagem de cerca de 12 pontos percentuais para Dilma. Dizem que a disputa será apertada e decidida por menos de 5 milhões de votos. No primeiro turno, a petista teve quase 14 milhões de votos a mais que Serra.

Também contribuem para o clima de nervosismo os últimos debates na TV. Amanhã, Serra e Dilma se encontram na TV Record, em São Paulo. Na quinta-feira, na TV Globo, no Rio.

- Os debates são eventos de grande importância. O debate da Globo é ainda mais relevante pela audiência e por encerrar praticamente a campanha. Tenho convicção de que será um fator decisivo, principalmente numa campanha apertada, para definir os 10% de indecisos - avaliou o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), um dos coordenadores da campanha tucana.

Com regras negociadas com os candidatos, entre elas a ausência de perguntas de jornalistas, os debates não prometem temas espinhosos como a quebra de sigilo fiscal de tucanos e a denúncia de lobby na Casa Civil. O confronto mais acalorado deve se dar sobre a agressão a Serra no Rio. A coordenação política da campanha defende que o assunto seja explorado. A decisão caberá ao marqueteiro.

Aécio, FH, Richa e Alckmin estarão nas ruas

A equipe de marketing tem enfrentado dificuldades para fazer pesquisas para entender a cabeça do eleitor indeciso ou volátil. Cada vez mais, as pessoas têm demonstrado estar seguras da posição tomada e já não ouvem os argumentos contrários, segundo relatos de um integrante das equipes de sondagem.

Os programas no horário eleitoral são outro trunfo. Serra ainda não gravou todos, mas decidiu pela continuidade: resumo das principais propostas, biografia do candidato e forte comparação para reforçar a tese de que ele é o mais preparado.

- O caminho é o mesmo porque estamos no caminho certo que levará á vitória. Não nos intimidamos com agressões ou pesquisas. As urnas vão desmascarar essas pesquisas vergonhosas - disse Jutahy.

Cabos eleitorais como Aécio Neves e os governadores eleitos Geraldo Alckmin (São Paulo) e Beto Richa (Paraná) continuarão nas ruas. Em São Paulo, onde a meta é abrir entre 3 milhões e 4 milhões de votos de vantagem - no primeiro turno, foram 700 mil apenas - , o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comandará um evento na sexta-feira.

Nenhum comentário: