domingo, 3 de outubro de 2010

Em novo ataque, Lula reclama de 'autoritarismo' da imprensa

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Lula volta a criticar o "autoritarismo da imprensa"

DE SÃO PAULO - Após participar de carreata ao lado de Dilma Rousseff (PT), o presidente Lula disse que o Brasil, apesar de dar "grandes lições ao mundo de liberdade de imprensa", possui setores da mídia pautados pelo "autoritarismo"."Este é um país que dá grandes lições ao mundo de democracia, de liberdade de imprensa. É uma pena que tem gente que confunde liberdade de imprensa com autoritarismo da imprensa", disse, em mais um ataque à cobertura da imprensa na campanha presidencial.

Parte dessa mídia, segundo Lula, seria composta por "senhores" que preferem ignorar "as pessoas da senzala [...] dentro da casa grande".

"Alguns senhores não se deram conta que as pessoas da senzala estão dentro da casa grande, e que as pessoas precisam conviver democraticamente com a diversidade", declarou o presidente.

No mês passado, o presidente acusou a imprensa de se comportar como "partido de oposição" e de engrossar torcida contra ele em coberturas que "beiram o ódio".

Lula reconheceu ter se esforçado mais para emplacar Dilma no Planalto do que na própria reeleição, em 2006: "Viajei mais do que viajei na minha campanha em 2006 porque eu estava convencido que o grande legado que a gente deveria deixar para o Brasil era eleger gente para continuar governando".

O presidente e a primeira-dama, Marisa, acompanharam Dilma e Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, em carreata por São Bernardo.

O passeio, feito em cima de um carro aberto, durou cerca de 1h. Lula e Dilma abanaram uma bandeira do Brasil, e a candidata abraçou várias crianças. Mais atrás, outro veículo trazia o senador Eduardo Suplicy (PT), Netinho (PC do B) e Marta (PT).

Nenhum comentário: