quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Em Minas, Aécio busca virada para Serra

DEU EM O GLOBO

Ex-governador comanda ato com prefeitos mineiros, em ofensiva para fazer com que tucano supere Dilma no estado

Adriana Vasconcelos

BELO HORIZONTE. Com o ex-governador e senador eleito Aécio Neves à frente, o PSDB mineiro organiza hoje um megaevento em Belo Horizonte. O objetivo é atrair para a campanha do presidenciável José Serra prefeitos que, no primeiro turno da eleição, pregaram o voto “Dilmasia” (na petista Dilma Rousseff, para a Presidência, e no tucano Antonio Anastasia, para o governo estadual) em Minas. Com o governador Anastasia reeleito, Aécio pretende usar sua popularidade para reverter a vantagem de Dilma no estado.

Aliados de Aécio indicavam ontem que pesquisas internas teriam constatado que a diferença entre Dilma e Serra em Minas já teria caído para a mesma diferença registrada ontem pelo Ibope no cenário nacional (seis pontos). Ontem à noite, Aécio disse que confia na vitória de Serra, e disse que vai sugerir a ele, hoje, que assuma compromisso com os prefeitos de estabelecer um índice de reajuste para os repasses do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios.

— O presidente Lula, por ter um contato direto com a população, se preocupou pouco com as administrações municipais — disse Aécio. — Minas, estado com um grande número de municípios, talvez seja o local adequado para ele incorporar esse chamamento e se comprometer com a recuperação do FPM.

Aécio disse acreditar que o eleitorado de Marina Silva (PV) em Minas esteja mais próximo de Serra: — Esse eleitorado flutuante deverá ter mais afinidade conosco neste segundo turno. Vamos fortalecer essa identidade e mobilizar todas as lideranças para garantir a vitória de Serra.

A expectativa de Aécio é reunir hoje, na Associação Médica de Minas Gerais, cerca de 300 líderes políticos do estado.

Semana passada, Aécio ligou para prefeitos, pedindo presença no evento, que terá a participação de Serra.

Além disso, todos os prefeitos que apoiaram a candidatura de Anastasia no primeiro turno receberam uma carta assinada por Aécio, pelo atual governador e pelo ex-presidente Itamar Franco, também eleito senador, pelo PPS, convidando-os para a reunião de hoje.

Nenhum comentário: