sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dilma e Serra evitam confronto no último debate da campanha

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

MARINA ATACA PETISTA E TUCANO
EVENTO TEM AUDIÊNCIA MÉDIA DE 24 PONTOS NO IBOPE

DE SÃO PAULO. - No último debate antes das eleições, realizado pela Rede Globo, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram o confronto direto e se esquivaram dos temas polêmicos que marcaram os três meses de campanha.

O papel mais crítico, ainda que tímido em relação a debates anteriores, coube à candidata verde, Marina Silva. Em terceiro lugar nas pesquisas, ela atacou tanto a petista quanto o tucano.

Plínio de Arruda Sampaio, do nanico PSOL, repetiu o personagem "franco-atirador" de debates passados, distribuindo alfinetadas aos adversários em tom irônico.

Com 52% dos votos válidos, segundo o Datafolha, o que poderia lhe assegurar a vitória no primeiro turno no limite da margem de erro, Dilma só repisou bandeiras do governo Lula.

Do outro lado, Serra não arriscou ataques e adotou linha "light", apostando num eventual segundo turno -tem 31% dos votos válidos.

O tucano só perdeu a paciência no final, depois da meia-noite, diante de sucessivas alfinetadas de Marina.

"Não use a sua régua para medir os outros. Se eu fosse usar a minha régua, eu diria que você e a Dilma têm muito mais coisas parecidas que qualquer outro candidato aqui. Você ficou no PT até há pouco, você estava no governo do mensalão, não saiu, você ficou lá como ela."

Serra e Dilma não trocaram perguntas nenhuma vez. Não houve pedido de direito de resposta. Ignoraram temas espinhosos, como a queda da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), aborto e quebra de sigilos de tucanos.

Ambos optaram por encaixar perguntas para Marina e Plínio que deixassem brechas para ambos atacarem as gestões tucana e petista.

Em um das raras alfinetadas na adversária direta, Serra debochou dos números de investimentos em saneamento básico. "Não foram investidos R$ 40 bilhões [em saneamento] nem aqui nem na Lua. É conversa fiada."

AUDIÊNCIA

Segundo dados preliminares do Ibope, o debate teve média de audiência de 24 pontos -cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

Marina, 15% dos votos válidos no Datafolha, direcionou críticas contra Dilma em uma área cara à petista. "É lamentável que não tenhamos um plano para infraestrutura", disse. "Estamos atrasados nessa questão."

Dilma rebateu: "Desculpe Marina, mas há um plano nacional de logística".

Marina disse ainda que Dilma sugere "um mundo cor-de-rosa". "No seu mundo, você coloca, corretamente, os acertos e os ganhos, mas não olha para desafios."

A candidata do PV também atirou contra Serra. "Tenho observado que, em período eleitoral, as pessoas vão adquirindo a capacidade quase que mágica de resolver os problemas", disse.

Nenhum comentário: