terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cesar denuncia uso de máquina e PT ameaça processar ex-prefeito

DEU EM O GLOBO

Texto recomendaria usar cadastros sociais para espalhar pânico

Maria Lima

BRASÍLIA. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou ontem a intenção de acionar judicialmente o exprefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) para que ele comprove a origem e a autenticidade de e-mails que postou em seu ex-blog, que indicam uso da máquina por pessoas da campanha governista. Maia publicou trechos de supostas mensagens que teriam sido trocadas por “cardeais” da campanha petista, com orientação para que órgãos e gestores públicos burlem a lei para beneficiar a campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff.

Segundo o ex-prefeito escreveu, esses textos teriam sido vazados por um desses coordenadores “que quer se mostrar poderoso”, por vaidade.

Cesar Maia foi procurado pelo GLOBO para esclarecer a origem dos e-mails, mas disse que não revelaria a fonte.

Segundo um dos textos publicados por Cesar Maia, um dos e-mails orientava aliados e pessoas que trabalham no governo a “usar a micro-mídia, levando publicidade das empresas estatais que estão fora da proibição às cidades com 100 mil habitantes e menos. O Ibope dá a Dilma ampla vantagem nas cidades com menos de 100 mil habitantes”.

Um dos pontos mais graves, segundo o ex-blog de Cesar Maia, diz respeito a uma ordem para usar programas sociais, como o Bolsa Família, para ameaçar beneficiários e leválos a votar na candidata petista: “Imediatamente usar os cadastros do bolsa-família, pró-jovem, pró-uni, etc., e produzir pânico, informando que sem Dilma esses programas serão cancelados. Usar essa mesma informação nas redes de internet.

Nos programas de TV devese usar essa informação, porém sem agressividade. Dilma deve usar essa comunicação, sem excessos, em suas entrevistas e debates”, dizia o texto do suposto email.

“Órgãos amigos devem ser alimentados” Ainda segundo Cesar Maia, nessa troca de mensagens, os principais responsáveis pela campanha fizeram uma avaliação da participação da candidata petista nos debates e orientavam como isso deveria ser replicado na mídia amiga, contra o adversário tucano José Serra: “O debate, depois do primeiro bloco, deve ser para a imprensa e não para a audiência. E os órgãos amigos devem ser alimentados.

Dar atenção especial aos programas de rádio dos comunicadores, na manhã do dia seguinte, com prioridade aos municípios que centralizam audiência de outros municípios em sua volta”, diz o texto publicado por Maia.

Dutra diz desconhecer origem de mensagens O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que ninguém da coordenação ou com responsabilidade na campanha de Dilma é responsável pelos supostos e-mails. E que se Cesar Maia não comprovar sua origem, fica parecendo invenção.

— A suposta mensagem não corresponde à nossa orientação.

Não partiu nem partiria da coordenação ou de qualquer pessoa com responsabilidade na campanha da candidata Dilma Roussef. Desconheço sua origem e seu destinatário, desconheço sua autenticidade. Cabe ao senhor Cesar Maia esclarecer do que se trata, coisa que ele não fez. A coordenação jurídica está analisando as providências a serem tomadas diante de mais esta falsa denúncia — disse Dutra ao GLOBO.

Outro e-mail, supostamente da campanha de Dilma, segundo Cesar Maia, orientaria ainda a militância e dirigentes partidários a “listar, estado por estado, região por região, município por município, onde estão os votos brancos, nulos e a abstenção acima da série histórica e ir a estes municípios com comandos do PT e movimento social dirigido por nós.”

Nenhum comentário: