terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arte de entrar e sair de cena:: Wilson Figueiredo

DEU NO JORNAL DO BRASIL (online)

Desde 1930, mineiros e paulistas, cada qual por um lado, andaram em direções opostas pelo menos em matéria de eleições. Desentenderam- se republicanamente.

Acabou ali a política do café com leite, junto com a República Velha.

Durante os 15 anos seguintes, de completa abstinência eleitoral, o governo provisório e o Estado Novo não podiam ouvir falar de eleição presidencial sem tumultuar as mentes, prorrogar a data da sucessão presidencial e aumentar o prazo de espera.

Mas em 1939 começou a Segunda Guerra Mundial, e o Brasil cedeu à contradição de ter um regime autoritário e alinhar- se com as nações democráticas.

Ficamos do lado das democracias, a contragosto do governo, que insistia na alegação de que o brasileiro ainda não estava preparado para votar Ao final da guerra, o resultado foi o que se sabe: o Brasil entrou aos trambolhões na via democrática.

E, para recomeçar, passamos a operar, como se nada tivesse acontecido, tendo como referência a data da eleição presidencial, no fim do ano (ou do túnel, como pareceu à época).

Com o fim do jejum e, não por acaso, mas consequência direta da Segunda Guerra, os presidentes da República voltaram a ser eleitos. O regime se aperfeiçoaria com o uso. Nem por isso, mineiros e paulistas jogaram no mesmo clube político, mas se deram bem, obrigado enquanto houve eleição.

As condições não estimulavam a nostalgia da política do café com leite num Brasil essencialmente agrícola. Candidato que fosse paulista ou mineiro não mais pegava de muda. A conversa passou a ser outra. O café com leite servido por Minas e São Paulo cedeu espaço à industrialização.

Transcorridos 80 anos da falência do café com leite, São Paulo e Minas se associam, pela mão do acaso, em torno da candidatura paulista, já no segundo turno da mesma eleição presidencial, repleta de perigos a julgar pelo que se diz, de um lado e de outro, numa batalha politicamente equivocada, ao arrepio das pesquisas que insistem em adiantar o resultado como fato consumado.

Há um discreto toque de ironia na disputa dos dois finalistas, um paulista e outra (vá lá) mineira, que não faz o tipo tradicional.

Mas, assim como houve, há e sempre haverá mineiros da categoria dos nascidos fora de Minas, como foi o caso ilustre de San Thiago Dantas, por sinal o autor da definição, nos trepidantes anos 50 e 60 do século passado. Também existe quem nasceu nas Gerais mas não faz o gênero mineiro. A candidata Dilma Rousseff não é considerada mineira autêntica, por falta do essencial, por mais que dissimule o potencial de agressividade de que é portadora.

O tipo que entrou em cena, em Minas, e já agora fora de Minas, para ficar por tempo indeterminado, é o senador Aécio Neves, ainda quente das urnas que levaram seu sucessor no Palácio da Liberdade, e que, além de mineiro legítimo, tipo exportação federal, conforme se viu na irretocável lição de política, quando chamou às falas o presidente Lula.

Aécio Neves disse na hora certa que Lula sai menor do que entrou nesta campanha, e deplorou que o presidente tenha trocado seu papel institucional pelo de cabo eleitoral.

E ainda teve a delicadeza de lembrar que a democracia é muito maior do que o uso que vem sendo feito de recursos indignos dos brasileiros.

A ironia da história não está aí, mas na própria História do Brasil, que se aposentou depois que a República Velha se retirou em 1930, e tanto o café quanto o leite não foram mais servidos juntos. Nos 15 anos de governo provisório e Estado Novo somados, mineiros e paulistas investiram na industrialização e no crescimento da população.

Em 1955, Minas elegeria JK e São Paulo, como prêmio de consolação, ficou com Jânio Quadros em 1960. Daí por diante, o país correu atrás do prejuízo, e o alcançou.

Nenhum comentário: