quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Antes de a PF anunciar resultado, Lula já dava o tom, livrando petistas

DEU EM O GLOBO

"Todo mundo sabia a quem interessavam denúncias", diz presidente

Luiza Damé

BRASÍLIA. Antes mesmo de a Polícia Federal anunciar o resultado da investigação da quebra de sigilos fiscais de tucanos, o presidente Lula, em entrevista no Palácio do Planalto, já dava a linha da reação dos petistas, insinuando que setores do próprio PSDB estavam por trás do dossiê, não a campanha da petista Dilma Rousseff. Abordado sobre as novas denúncias de tráfico de influência no governo e a apuração da PF, Lula subiu o tom, atacou a campanha de José Serra e disse que as propostas do tucano são irresponsáveis, especialmente quando fala de mudanças na economia.

- Todo mundo sabia e todo mundo sabe a quem interessavam aquelas denúncias do famoso dossiê, que vão ser explicadas aos poucos. Só que nós não podemos falar com irresponsabilidade. Nós temos que falar com base nos laudos, na investigação e no inquérito. E quem tem que falar isso é a própria Polícia Federal, não o presidente da República - disse Lula.

Para o presidente, o resultado das investigações da PF poderá não agradar a todos:

- Vocês vão saber as coisas como elas são e não como alguns gostariam que fossem. O problema do Brasil não são os fatos. Os fatos são importantes, e é preciso que sejam anunciados. O importante são as versões e as intenções com que muitas vezes se tenta trabalhar o processo de informação.

Segundo Lula, Dilma vencerá as eleições porque representa a continuidade de um governo que fez o Brasil ser mais admirado e respeitado, gerou mais empregos, investiu mais em educação e em ciência e tecnologia, aumentou o salário e melhorou a qualidade de vida da população. O presidente acusou Serra de estar fazendo promessas que não cumprirá e de leiloar o país por causa do processo eleitoral.

- Estou convencido de que a Dilma vai ganhar as eleições, por todas as condições. Quando você tem um adversário político que está fazendo a quantidade de promessas que ele sabe que não vai cumprir, porque não as cumpriu quando foi governo; quando você tem um candidato que, de forma irresponsável, começa a dizer que vai mudar toda a política econômica, ele tem que explicar ao povo brasileiro o que significa mudar essa política econômica, em um momento em que o Brasil serve de exemplo ao mundo como modelo de desenvolvimento, de geração de emprego e de estabilidade econômica - disse, cobrando responsabilidade do tucano: - Ninguém pode ser irresponsável porque está disputando uma eleição e prometer aquilo que sabe que não vai fazer. Ninguém pode ficar tentando leiloar o país em época de eleição. É triste.


Nenhum comentário: