sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aécio: 'Jamais se viu um presidente avançar tanto'

DEU EM O GLOBO

Tucano nega envolvimento com Amaury Jr. e critica o PT; Serra fala em "mentira petista"

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA, MARINGÁ (PR) e PONTA GROSSA (PR). Ao iniciar ontem, por Goiás, um périplo pelos estados onde o PSDB está disputando o segundo turno da eleição estadual, o senador do PSDB eleito por Minas, Aécio Neves, negou qualquer envolvimento com o dossiê montado pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. e que foi parar na pré-campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff:

- Acho que o Brasil sabe onde está o DNA de dossiês, onde vivem e trabalham os aloprados. Tenho certeza de que o Brasil cada vez mais percebe a manipulação das suas instituições. É hora de trabalharmos para garantir que, com a eleição de José Serra, as instituições democráticas no Brasil não fiquem a serviço de uma facção política ou de um governo circunstancial. As instituições brasileiras têm de estar a serviço da democracia.

Aécio avisou que o PT não conseguirá intrigá-lo com Serra:

- Serra e eu estamos unidos, imunes a essas intrigas, e quem deve explicações em relação a dossiês, a quebra de sigilos é sempre o PT. Essa é prática do PT e não do PSDB. Aécio Neves também criticou a utilização da máquina do governo:

- Estamos assistindo ao uso das instituições públicas, ao uso de parcelas de poder do governo federal em torno de uma candidatura como jamais se viu na História deste país. Jamais se viu um presidente descer do patamar da Presidência da República para avançar tanto nas eleições.

Em Maringá, onde fez atividade de campanha, Serra rebateu a versão de Amaury de que o pedido de quebra dos sigilos fiscais foi feito para proteger Aécio em uma disputa interna do partido:

- Isso aí é mentira petista. Ele (Amaury) é articulado com o PT, ele trabalhava para o PT, foi contratado pelo Fernando Pimentel, ganhava do PT. E mais ainda, os dados sobre os sigilos quebrados foram passados para a "Folha de S. Paulo" vindos do comitê do PT. Foi o PT que passou para a imprensa, logo o PT tinha os dados. E ele estava em processo de negociação para vender. Isso é que é o mais importante. Agora, vocês sabem, eles sabem fazer factoides e muitos jornalistas embarcam. Essa foi uma ação da campanha do PT, como foi também essa ação do (Valter) Cardeal, que a imprensa ignora, ninguém me perguntou até hoje sobre isso.

Por meio de nota divulgada ontem, o PSDB diz que a PF não divulgou a íntegra dos depoimentos sobre a quebra de sigilo porque "a leitura dos depoimentos joga por terra toda a farsa montada pelo PT para esconder as vergonhosas e inaceitáveis ações que ocorreram verdadeiramente dentro do comitê da campanha da candidata Dilma Rousseff, em Brasília".

Colaboraram: Adauri Antunes Barbosa e Eduardo Farias (especial para O GLOBO)

Nenhum comentário: