sábado, 11 de setembro de 2010

Um dia antes, Lula pediu votos para Góes

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Candidato ao Senado pelo PDT exibiu depoimento de presidente na TV na véspera de prisão pela Polícia Federal

Trecho da gravação foi exibido de novo ontem; no RS, Dilma disse que corrupção é combatida "doa a quem doer"

Graciliano Rocha
De Porto Alegre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu no horário eleitoral gratuito do Amapá pedindo votos para o ex-governador e candidato a senador Waldez Góes (PDT) na véspera de ele ser preso pela Polícia Federal sob suspeita de integrar um esquema de corrupção.

Góes e o atual governador do Estado, Pedro Paulo Dias (PP), que concorre à reeleição, foram presos com outras 16 pessoas, ontem pela manhã, sob suspeita de participar do desvio de verbas federais e estaduais. A operação da PF foi batizada de Mãos Limpas.

A mensagem de apoio de Lula ao candidato, um depoimento que dura 28 segundos, foi ao ar na noite de quinta, horas antes da deflagração da ação policial.

No vídeo, o presidente olha direto para a câmera e diz que aprendeu a importância de ter apoio no Senado para governar bem. Lula afirma: "Quando for presidenta, Dilma vai precisar de senadores que ajudem a aprovar seus projetos".

O presidente encerra a aparição pedindo votos para o pedetista: "Aqui no Amapá vote em Waldez Góes, que está com Dilma".

Parte do depoimento voltou a ser exibida no programa da tarde de ontem, após o candidato ter sido preso.

Em Porto Alegre, a presidenciável petista Dilma Rousseff elogiou a operação da PF e declarou que o governo Lula combate a corrupção "doa a quem doer".

"[A operação] é absolutamente de acordo com o que sempre fizemos. A gente tem tido em relação à Polícia Federal, à CGU [Controladoria Geral da União] e a todos os órgãos de investigação a seguinte orientação, sempre foi a [orientação] do presidente Lula: "desmantele esquema de corrupção doa a quem doer"."

COLADO A LULA

O governador preso tentava se vincular a Lula e Dilma. Quatro dias antes de ser preso, obteve na Justiça Eleitoral o direito de veicular imagens com os dois, já que seu companheiro de chapa, Alberto Góes, é do PDT, que integra a coligação de Dilma.

Na disputa ao governo, Góes enfrenta o candidato Camilo Capiberibe (PSB), que tem o apoio do PT.

Nenhum comentário: