quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TV do governo não dá acesso a imagens de Lula

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Simone Iglesias

DE BRASÍLIA - A TV oficial do governo, a NBR, não respondeu ao pedido da Folha para ter acesso às imagens gravadas do presidente Lula, a partir de junho, nos comícios de campanha da candidata petista Dilma Rousseff.

O primeiro pedido foi feito anteontem, às 11h, por e-mail, para a assessora de imprensa da estatal Adriana Motta. Ela respondeu às 17h56 do mesmo dia, dizendo que a solicitação deveria ser feita ao diretor de Serviços, José Roberto Garcez.

A ele foram enviados dois e-mails entre o fim da tarde de terça-feira e a tarde de ontem. Não houve resposta até a conclusão da edição.

Reportagem da Folha publicada no início da semana mostrou que, por determinação do governo, cinegrafistas e auxiliares da NBR gravam todos os discursos de Lula nos eventos da campanha eleitoral.

A TV NBR é o canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) que noticia atos e políticas do governo.

Contrato de prestação de serviços da NBR com a Secretaria de Comunicação da Presidência estabelece que as gravações sejam disponibilizadas "indiscriminadamente" a todos os veículos de comunicação.

O contrato da Presidência da República com a NBR estabelece que a transmissão dos eventos da Presidência ao vivo ou gravados em áudio e vídeo "atende ao preceito da democratização do acesso à informação", com exceção de casos em que o sigilo é determinado por lei.

O Ministério Público Eleitoral vai investigar se a NBR está sendo utilizada na campanha eleitoral para filmar comícios da candidata com participação de Lula.

Nenhum comentário: