sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Synergy é fantasma

DEU EM O GLOBO

Empresa está envolvida no lobby

Fábio Fabrini

BRASÍLIA. Apontada como mais uma peça na rede montada para facilitar negócios de empresários com o governo, a Synergy Assessoria e Consultoria Empresarial é uma empresa fantasma, ligada aos principais personagens envolvidos com o lobby na Casa Civil.

Aberta em fevereiro deste ano por um primo de Vinícius de Oliveira Castro assessor da Casa Civil que pediu demissão após a divulgação do esquema , a Synergy ocupa, desde 29 de abril, duas salas alugadas no luxuoso centro empresarial Liberty Mall, em Brasília. Desde abril, segundo funcionários, proprietários e inquilinos do prédio, raramente se vê alguém por lá. Nas portas, não há placa de identificação.

Registros de entrada no prédio mostram que, em cinco meses, quatro pessoas passaram pela portaria rumo à Synergy, entre elas João Batista Marques de Souza, sócioadministrador e primo de Vinícius, que tem parentesco com o ex-diretor dos Correios Marco Antônio de Oliveira e apresenta característica de laranja. Ex-funcionário de siderúrgica em Ipatinga (MG), ele foi passou pelo escritório em 1ode setembro. No registro da Junta Comercial, ele mora em Timóteo (MG).

Se a presença de João Batista é rara, seu sócio Adriano da Silva Costa sequer esteve no escritório desde 29 de abril. Professor com endereço em Juiz de Fora (MG), onde vive a família de Vinícius, Adriano aparece em minuta de contrato apresentada pela EDRB do Brasil como representante da Capital Empreendimentos.

A empresa foi usada por Israel Guerra, filho da ex-ministra Erenice Guerra, para intermediar negócios com a Casa Civil, em troca de comissões, segundo reportagem da revista Veja. Procurados ontem, por telefone, Adriano e João Batista não foram localizados pelo GLOBO.

Nenhum comentário: