sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Servidora diz que recebia 'agrados' para violar sigilos

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Adeildda Santos, servidora em cujo computador houve acesso ilegal a dados fiscais de tucanos, disse que recebia "agrados" de contadores para violar sigilos e que seu colega Júlio Bertoldo a apresentava a eles.

Bertoldo nega a acusação. A PF indiciou Adeildda sob a acusação de corrupção ativa.



Servidora diz ter ganho agrado por quebras

Adeildda dos Santos, que trabalhou na Receita Federal de Mauá, afirma que recebia pedidos de 3 contadores

Segundo ela, maioria das questões da PF foram sobre contatos entre seu colega Júlio Bertoldo e contadores


Andrea Michael

DE SÃO PAULO - A funcionária do Serpro Adeildda dos Santos, em cujo computador foi quebrado o sigilo de Eduardo Jorge Caldas Pereira e de outras pessoas ligadas ao PSDB e acessados dados de 2.900 pessoas, disse à Folha que recebia "agrados financeiros" de três contadores.

Ela disse que os pagamentos iam de R$ 50 a R$ 100. Adeildda disse que foi o servidor da Receita Júlio Bertoldo quem lhe apresentou os contadores e pediu que fizesse os serviços. Ele nega.

A servidora falou à Folha depois de depor à Polícia Federal. Ela foi indiciada sob a acusação de corrupção ativa, entre outros crimes.

Folha - Seu depoimento foi o mais longo. É verdade que, sobre servidores, o foco das perguntas era Julio Bertoldo?

Adeildda dos Santos- Sim.

Que tipo de perguntas lhe foram feitas sobre Bertoldo?

Sobre se ele me pedia para fazer favores, serviços.

Que tipo de serviço?

Pesquisa fiscal [para ver se o contribuinte tem débitos], de vez em quando. Enquanto eu tirava outras declarações de renda, ele me pedia também -e ele tinha senha para isso. Ele me passava um papel com CPF anotado.

Perguntaram sobre o Atella?

Perguntaram. Ele sempre ia lá na Receita [em Mauá].

E falava com quem?

Com o Julio, com a chefia. Ia frequentemente.

Sobre o acesso imotivado às declarações de Eduardo Jorge, de Veronica Serra e do marido dela, Alexandre Bourgeois, você foi questionada?

Perguntaram, mas isso eu desconhecia. Veronica? Eu nem sabia quem era.

E sobre os 2.900 acessos imotivados na sua máquina?

Isso ele não perguntou.

O que o Julio pedia para você?

O Julio tinha contato com uns contadores, me apresentou e falou que eu poderia tirar as pesquisas para eles, quando eles solicitassem. Isso em Ribeirão [Pires]. Ele fazia e passou para mim. Eu achava que os documentos iam para o contribuinte.

Isso continuou em Mauá?

O Julio pediu para eu continuar a atendê-los, sim.

Alguma vez ofereceram um agrado para a sra. para acessar dados sigilosos?

Não me ofereceram nem eu pedi. A pessoa depositou na minha conta.

Era um contador apenas com acesso a cadastro?

Também tinha acesso a declarações. Eram três [contadores], davam de R$ 50 a R$ 100 quando eu fazia algum serviço.

Em algum momento a sra. falou sobre esses agrados pelo e-mail da Receita?

Sim. Alguém ficou de me mandar um determinado agrado e eu respondi que poderia depositar.

Nenhum comentário: