segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Serra: governo acoberta 'companheiros'

DEU EM O GLOBO

Tucano diz que PT persegue adversários e Marina lembra que escândalos não saíram das manchetes nos últimos anos


O primeiro bloco do debate da RedeTV! e Folha de S. Paulo foi marcado pelo tema corrupção.

Ao responder à pergunta sobre o maior sucesso e o maior fracasso do governo Lula, o candidato do PSDB, José Serra, o segundo a falar, disse que a pior característica foram escândalos como o do mensalão e dos aloprados a tentativa de petistas de compra de um dossiê contra tucanos nas eleições de 2006 , e a quebra ilegal de sigilo fiscal na Receita Federal. Até mesmo a candidata do PV, Marina Silva, lembrou que os escândalos não saíram das páginas dos jornais nos últimos 16 anos. Os ataques levaram Dilma Rousseff a pedir direito de resposta, mas a direção do debate não concedeu naquele momento, apenas em um outro bloco.

Quando os candidatos perguntavam entre si, Serra aproveitou o seu tempo para lembrar que nenhum dos envolvidos no caso dos aloprados tinha sido punido. Plínio de Arruda Sampaio respondeu que o tema da corrupção nada tinha a ver com o seu partido: Essa sujeirada não é o que me interessa nessa campanha.

O debate político deixou as grandes questões de lado. Nós esquecemos que precisamos discutir propostas concretas. E não ficar discutindo aqui se os aloprados foram presos.

Serra acusa governo de perseguir adversários Na réplica, o candidato do PSDB citou diretamente Dilma e a acusou de participar de um governo que utiliza as instituições para proteger aliados e perseguir adversários.

Nada com o PSOL, nada comigo, nada com o meu partido.

É assunto do governo, que acoberta os companheiros e persegue a oposição. A democracia do PT, da Dilma, a democracia deles é a democracia de usar o aparato legal para proteger os companheiros e para perseguir os adversários. Isso contraria princípios básicos da democracia acusou Serra.

O tema corrupção também esquentou o clima entre Marina e Dilma. Na sua pergunta, a candidata do PV quis saber da candidata do PT por que as manchetes dos jornais não deixaram de apresentar escândalos nos últimos 16 anos. Na sua resposta, Dilma enumerou ações de combate à corrupção, inclusive a operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, que levou à prisão, na semana passada, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), que era apoiado pelo presidente Lula.

A prisão do governador do Amapá está dentro da política do governo Lula do doa a quem doer. Aliás, você sabe disso até porque fizemos investigações na área do meio ambiente e você sempre pediu essa investigação sobre venda de madeira de forma ilegal.

Na réplica, a candidata do PV criticou a resposta de Dilma Rousseff: É a primeira vez que eu vejo a ministra Dilma mencionar a minha participação no governo. Quando geralmente são as coisas positivas do governo, são assumidas integralmente por ela. Nunca vi essa democratização. Participei sim, fazendo cerca de 25 operações com a Polícia Federal junto com o Exército.

Além da corrupção, os candidatos discutiram também propostas para as áreas social e de habitação. Plínio de Arruda Sampaio cobrou dos candidatos um acordo para que as unidades habitacionais desocupadas sejam cedidas para quem não tem moradia. Dilma voltou a defender as políticas sociais do governo Lula e citou números de geração de emprego nos últimos oito anos.


PARTICIPARAM DA COBERTURA: Fábio Vasconcellos, Gilberto Scofield Jr, Henrique Gomes Batista, Leila Suwwan, Miguel Conde, Rafael Galdo e Silvia Rogar.

Nenhum comentário: