quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Serra: constatação de Dirceu é 'óbvia'

DEU EM O GLOBO

Candidato diz que "PT vai mandar de verdade" com Dilma. Para senador tucano, aparelhamento do Estado será maior

Isabela Martin e Cristiane Jungblut

JUAZEIRO DO NORTE (CE) e BRASÍLIA. - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem em Juazeiro do Norte que, se a adversária Dilma Rousseff for eleita é o PT quem vai mandar de verdade no governo.

Serra endossou o que dissera o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT) em reunião com sindicalistas na Bahia. Segundo Dirceu, eleger Dilma é mais importante para o partido do que foi eleger o presidente Lula. Serra considerou óbvia a conclusão do petista.

Que o Lula é mais forte que o PT, e Dilma é mais fraca que o PT, isso é óbvio. Logo, o PT vai mandar de verdade. Isso é uma constatação um pouco óbvia. Só é interessante porque saiu da boca dele disse o tucano, acrescentando que ele mesmo já havia afirmado isso antes.

Serra voltou a acusar Dilma e seus aliados de estarem de salto alto e terem sentado na cadeira ao comentar os adjetivos da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, que em nota qualificou o candidato de aético e derrotado.

Ao falar sobre as dificuldades da campanha de Serra à Presidência, o senador tucano Tasso Jereissati acusou o governo de fazer uma lavagem cerebral nas pessoas, e comparou Lula quando afirmou que era preciso extirpar o DEM a Hitler e Mussolini.

O problema é que quando se joga essa popularidade num regime fascista, e a favor de extirpar qualquer tipo de oposição... Aí temos a república sindicalista chavista-lulista no Brasil.

Tasso Jereissati: presidente Lula perdeu pudor do cargo Para Tasso, o presidente Lula perdeu o pudor do cargo, não pode virar militante partidário e participar de discussões pequenas por aqueles que acham que vale tudo, inclusive roubar.

Serra e Tasso participaram em Juazeiro do Norte, de uma procissão que encerrou a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, fundada por Padre Cícero e centro da religiosidade nordestina.

Aplausos, abraços, beijos e fotos com eleitores, mas também vaias e protestos de fiéis marcaram a caminhada. Diante da confusão provocada por dezenas de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, um padre pediu aos políticos que seguissem na frente para evitar tumulto

Líder do DEM diz que Dilma é refém de um grupo radical Para os partidos da oposição, as declarações de Dirceu são o aviso de que os grupos mais radicais do PT dominarão um eventual governo de Dilma. Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), haverá um aparelhamento do Estado ainda maior, e Dirceu já agiu como porta-voz desse viés autoritário do PT.

A Dilma vai interpretar o pensamento petista original. A fala de Dirceu transcende o desejo da retomada dos pensamentos antigos do PT, que foram abandonados por Lula. O partido vai ter mais importância num governo dela do que para o Lula. Se já há um aparelhamento do Estado, priorizando a presença de militantes ao invés de técnicos, pior ainda (será) com Dilma disse Álvaro Dias, que chegou a fazer um discurso ontem no plenário esvaziado do Senado sobre as declarações de Dirceu.

Irônico, o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), disse que Dirceu apenas falou o que pensa o PT: O Zé Dirceu tirou a máscara, tomou o remédio da verdade e começou a falar as verdades deles. A ideia é acabar com a democracia. A Dilma é refém de um grupo radical, que tem a ideologia dos anos 60 disse Bornhausen.

Ainda ontem, a oposição continuava reagindo às declarações do presidente Lula sobre extirpar o DEM. Há uma aposta de que esse tom raivoso pode causar impacto naquela classe média que estava afastada do processo eleitoral. Ontem, na sessão do Senado, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) criticou o comportamento de Lula.

Ele (Lula) não convive com o adverso. Não convive com a oposição. Quer a unanimidade, está esquecendo que isso é uma democracia e saiu agredindo as pessoas. Ele precisa ser respeitoso para com o adversário. O Lula nunca foi agressivo, nem na própria campanha dele disse Kátia Abreu, que também comentou a fala de Dirceu. Dilma é refém deles, do PT.

Nenhum comentário: