sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Serra: 'Até ontem, diziam que era eleitoral'

DEU EM O GLOBO

Tucano diz que Casa Civil está numa "rota de escândalos" e cobra investigação rigorosa sobre denúncia de lobby

Silvia Amorim


CAMPINAS (SP). O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou ontem o governo federal de tentar impedir uma investigação rigorosa sobre as denúncias de tráfico de influência na Casa Civil, envolvendo um dos filhos da ex-ministra Erenice Guerra. Para Serra, a Casa Civil, chefiada até março pela sua adversária do PT, Dilma Rousseff, está numa rota de escândalos.

Essa não é uma questão eleitoral; é uma questão que tem a ver com os rumos do Brasil. São sucessivos escândalos na Casa Civil nos últimos anos. Um mau exemplo para o Brasil e também um problemas grave para o funcionamento do governo. Na minha vida pública, quando fui governador e prefeito, nunca deixei que se formassem grupos como esse, nem farei isso como presidente. Não permitirei que a Casa Civil continue nessa rota de escândalos um atrás do outro afirmou, em Campinas.

Serra classificou a saída da ministra como um primeiro passo para as investigações.

Afirmou que a nova acusação reforça a tese de que não se trata de denúncias eleitorais.

É um primeiro passo.

Agora, tem que ver as investigações porque, até ontem, estavam dizendo que era uma jogada eleitoral. Eles estavam tentando jogar areia nos olhos com essa história.

Agora, todo escândalo que aparece sempre tem um pretexto.

É a eleição, são denúncias de caráter eleitoral....

não são, não. A prova é que o governo foi obrigado a afastar essa toda-poderosa ministra.

O tucano evitou responsabilizar Dilma diretamente pela rota de escândalos na Casa Civil, mas criticou, sem citar nomes, a condução do ministério no atual governo: A Casa Civil é considerado o principal ministério do governo. Nós temos tido gestão após gestão escândalos nessa área. Isso não pode mais acontecer disse Serra, que cobrou rigor na apuração das denúncias. Tenho certeza que a população não é tolerante com esse tipo de coisa, e, hoje, o que se precisa de fato é de uma investigação séria para que todos os responsáveis diretos e indiretos sejam punidos.

Essa é uma questão do nosso país. Não é uma questão de candidatura.

Na visita a Campinas, o presidenciável voltou a criticar o projeto do trem-bala, ligando São Paulo ao Rio, passando por Campinas. Para ele, o projeto é fumaça e fantasia.

Marina também diz que investigação deve continuar A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, também defendeu ontem a necessidade da continuidade das investigações sobre o suposto esquema de tráfico de influências na Casa Civil , mesmo com a demissão de Erenice: O afastamento não significa em hipótese alguma qualquer negligência em relação à investigação. São denúncias graves, tráfico de influência disse ela, em visita à cidade de Varginha, em Minas Gerais.

Marina novamente frisou a necessidade de um segundo turno na disputa pela Presidência da República: Espero que os brasileiros tomem esses episódio como algo que está turvando esse processo sucessório. E não decidam (a eleição) açodadamente.

A apuração é o melhor caminho afirmou.

Nenhum comentário: