terça-feira, 28 de setembro de 2010

PSDB espera que Marina favoreça Serra

DEU EM O GLOBO

Tucanos acham que postura mais ofensiva de candidata, mostrada em debate, pode ajudar a levar a um 2o- turno

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Mesmo com a postura mais ofensiva da candidata do PV à Presidência, Marina Silva, em relação ao adversário do PSDB à Presidência, José Serra, no debate da TV Record, no domingo passado, a oposição considera que ela teve um desempenho positivo e favorável à estratégia tucana de levar a eleição presidencial para o segundo turno. Os tucanos e democratas adotaram ontem o discurso de que o importante é criar um ambiente favorável a isso, apostando que podem tirar votos da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, evitou criticar o comportamento de Marina no debate. A aposta é a de que um segundo turno pode ser viabilizado com o crescimento tanto de Serra como de Marina, além de queda da petista: A Marina está cumprindo o papel dela. A Dilma não escapa do segundo turno. Esse conjunto da obra já viabilizou o segundo turno disse Guerra, que passou o dia em São Paulo.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), aposta na queda de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro, onde as pesquisas mostram que Marina assumiu o segundo lugar, tecnicamente empatada com Serra. Para ele, os indecisos estão migrando para a oposição o que por si só não garante um segundo turno, porque Dilma se manteria com sua vantagem inalterada.

Marina e Serra crescem.

Há chances de segundo turno disse Maia.

Os mais realistas, porém, apontam que a tendência de queda de Dilma é mais lenta do que queriam PSDB e DEM à esta altura da campanha, a menos de uma semana do pleito.

Além disso, avaliam que não surgiram fatos novos no fim de semana que ajudassem a aumentar o desgaste da candidatura de Dilma.

Mais cauteloso, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ponderou que é preciso ver se a tendência de queda de Dilma se consolida. Para o tucano paranaense que chegou a ser cotado para ser o vice de Serra o desempenho de Marina no debate nada mudou na conjuntura.

Nenhum comentário: