segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mauá é terceiro maior núcleo do PT no país

DEU EM O GLOBO

Tatiana Farah

MAUÁ. Palco do vazamento de dados sigilosos da Receita Federal, a cidade de Mauá, administrada pelo PT, é a terceira cidade do país com o maior número de petistas de carteirinha: 12,6 mil filiados, ou seja, 4,4% da população de 284 mil eleitores.

Um desses petistas é Antônio Carlos Atella Ferreira, o assessor contábil que entregou à Receita uma procuração falsa em nome de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra. Atella é cunhado de um dos fundadores do PT na cidade, o oficial de Justiça João Primo, e entrou para o partido em outubro de 2003, depois de ter vivido em Rondônia, onde responde a dois processos sigilosos na Justiça.

Ele se filiou ao PT durante a segunda gestão do petista Oswaldo Dias. Com filiação assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dias está em seu terceiro mandato; e seu filho, Leandro, preside o diretório local do PT.

O PT informou que um problema na grafia de Atella, que foi registrado como Atelka, teria impedido sua filiação no TRE. O TRE, no entanto, confirma a filiação até novembro de 2009.

A adesão de Atella ao PT foi feita em um período de boom petista em Mauá. No fim de 2002, segundo o TRE, o partido tinha 6,8 mil filiados. O número saltou para 10,7 mil em julho de 2004. Mauá só perde em número de petistas para São Paulo e Diadema, também no ABC Paulista. O movimento sindical petroleiro também é grande na cidade.

Nenhum comentário: