sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Marina: a sociedade está vulnerável

DEU EM O GLOBO

Candidata do PV volta a dizer que Mantega está sendo omisso e afirma que há clima de vale-tudo na campanha

Donizeti Costa, Marcelle Ribeiro e Sérgio Roxo

SÃO PAULO. A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, afirmou que também se sente vulnerável, assim como todos os brasileiros, com a revelação da quebra de sigilo fiscal de tucanos e até a filha do presidenciável José Serra na Receita Federal.

- Entre a condição de vítima e a omissão do ministro (Guido Mantega, da Fazenda), há uma sociedade que está vulnerável e que merece explicações - declarou Marina, que voltou a criticar a polarização entre PT e PSDB. - Não podemos admitir que essas coisas sejam tratadas apenas pelo olhar do interesse político de A ou B - disse.

Marina afirmou que até compreende a atitude do adversário Serra, de responsabilizar o PT e a campanha da petista Dilma Rousseff pela quebra do sigilo fiscal da filha dele, Verônica Serra. Mas afirmou que é preciso haver provas para acusar alguém.

- Acho que os indícios não bastam para que se tenha um julgamento peremptório. É fundamental que se tenha a apuração dos fatos. Se foi motivação política ou não, isso não pode servir para minimizar o que está acontecendo na Receita Federal - disse, depois do encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, na tarde de ontem.

Mais tarde, em entrevista ao "Jornal do SBT", a presidenciável verde afirmou que as "campanhas eleitorais não podem entrar no vale-tudo".

- Eu vejo que estamos resvalando para o vale-tudo, o que não é bom - alertou.

Mas Marina disse compreender que Serra tenha motivos para usar o caso na disputa com Dilma.

- Essa politização, até porque o Serra se sente atingido, talvez seja inevitável para ele. Mas eu não quero usar o que eu estou combatendo como arma. Só vou me pronunciar com provas, porque é assim que se faz uma política com P maiúsculo.

Marina também levou à internet as cobranças sobre um posicionamento público do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em relação ao vazamento de dados sigilosos da Receita. Ela pôs no seu site (www.minhamarina.org.br), um vídeo em que acusa o ministro de omissão.

"Não se pode admitir, que numa situação como essa, o ministro da Fazenda, numa verdadeira atitude de omissão, fique em silêncio, sem dar uma palavra em um episódio com esse nível de gravidade" diz a candidata do PV, na gravação. Ela também afirma esperar mais transparência, investigação e punição dos culpados:

- (Espero) que a gente possa ter certeza de que este descontrole na administração pública vá ter um freio de arrumação.

Marina também criou uma campanha no Twitter pedindo que os internautas cobrem uma posição de Mantega falando do assunto com o tópico #mantegachegadeomissao.

Nenhum comentário: