sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Marina critica Lula e Dilma

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

RIO - A candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), conclamou ontem os contribuintes a perguntar oficialmente e por escrito à Receita Federal se também tiveram violado ilegalmente seu sigilo fiscal, como ocorreu com familiares e pessoas próximas ao postulante tucano ao Planalto, José Serra.

Mantendo contra o governo federal pressão semelhante à exercida pelo PSDB nos últimos dias, Marina também criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (por se solidarizar à candidata petista, Dilma Rousseff), o ministro da Fazenda, Guido Mantega (a quem acusou de banalizar o dolo) e o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo (que taxou de incompetente). Acho que os brasileiros deveriam começar a peticionar à Receita Federal para saber se foi (sic) também violado em seu sigilo. Acho que é a única alternativa que resta depois do que estamos vendo: uma ausência daqueles que são responsáveis por passar tranquilidade, firmeza, afirmou Marina, após participar de sabatina promovida pelo jornal O Globo.

Segundo ela, a postura inicial de Mantega foi de omissão e depois de banalização de um crime. As críticas mais duras da senadora, porém, foram focadas no presidente, por ter aparecido no programa eleitoral do PT defendendo Dilma das acusações de Serra de responsabilidade pelas violações ocorridas em 2009, antes do início oficial da campanha eleitoral de 2010.

Para Marina, a atitude do presidente gerou uma sensação de desamparo, porque ele se solidarizou com alguém que não teve o sigilo violado diferentemente das mais de 2 mil pessoas vítimas do mesmo esquema que teria repassado do IR de familiares de Serra e tucanos a arapongas, com fins políticos. No caso do presidente Lula, o que criou foi uma sensação de desamparo, disse. Porque neste momento os milhares de brasileiros que foram violados em seus sigilos querem uma atitude por parte do Estado.

Nenhum comentário: