quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Maciel lista obras no revide a Lula

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Alvo de duro ataque do presidente na última sexta-feira, senador ocupa a tribuna da Casa e, num discurso de 13 páginas, relata o que já fez pelo Estado

Cecília Ramos

Discreto e silencioso, o senador Marco Maciel (DEM), 70 anos, foi a Brasília com a ideia fixa: deixar um registro histórico no Senado sobre sua atuação em mais de 50 anos de vida pública.
Consultou alguns aliados mais próximos sobre o assunto, mas já com a decisão tomada. Preparou, durante o fim de semana, aquele que foi seu discurso de 13 páginas, lidas uma a uma, ontem, na tribuna da Casa. O documento, intitulado Prestando contas a Pernambuco, não cita nenhuma vez o motivador dele, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde o comício da última sexta-feira (27), no Marco Zero, no Recife, quando o petista disparou um discurso forte contra Maciel, que o senador não sossegou.

Ontem, na tribuna do Senado, o primeiro revide a Lula veio na abertura do discurso, quando Marco Maciel cita o francês Louis Buffon, para quem o estilo é o homem. A forma de nos portarmos e de encarar a vida identifica o que somos, discursou (ver trechos na arte). No comício, Lula estava em seu melhor estilo apresentador de programa de auditório, passeando pelo palco. O ponto alto foi quando o presidente, jogando para o público, perguntou: Lembrem do tempo que ele era vice-presidente e que tinha o presidente lá (Fernando Henrique Cardoso-PSDB) e o que eles trouxeram para Pernambuco?. Nada!, gritou a massa presente, sob risos e aplausos, inclusive palmas do governador Eduardo Campos (PSB), do vice, João Lyra (PDT), e de Humberto Costa (PT), candidato a senador. Já o deputado Armando Monteiro (PTB), que disputa o Senado, ficou com os braços cruzados para trás, com um ar constrangido. O DEM tem uma aliança branca com o trabalhista, no Estado.

E se o mantra dos adversários é o de que Marco Maciel não fez nada, ele dedicou nove, das 13 páginas do discurso, a listar suas ações na saúde, educação, infraestrutura, etc. Mencionando os cargos que já ocupou, citou: A consciência vale mais que mil testemunhas, uma de suas frases prediletas e que ele, inclusive, diz em latim. Em outro momento, destacou o slogan desta sua campanha: O futuro de Pernambuco não é obra de um homem só e nem começou agora. O futuro de Pernambuco vem de longe. Eu, graças a Deus, cumpro com o meu dever em todos os cargos que exerci, participando ativamente da construção desse futuro.

JARBAS AUSENTE

Maciel foi aparteado por cinco senadores, que se solidarizaram. O conterrâneo Jarbas Vasconcelos (PMDB) não estava na hora do discurso. Mas telefonou ao aliado, elogiando a iniciativa. No comício, Jarbas também foi alvo de Lula, que ironizou o peemedebista (sem citar nome) ao dizer que ele iria terminar a eleição devendo pontos ao Ibope.

Durante a sessão de ontem, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse falar em nome do partido e criticou: Lula se acha professor de Deus. Já Augusto Botelho, do PT de Lula em Roraima, contou não ter lido nada sobre o assunto, mas quem quer que tenha falado de Vossa Excelência está errado. O aparte mais contundente foi o de Heráclito Fortes (DEM-PI). Ele levantou uma dúvida que pairou pós-comício. Acho que Vossa Excelência vai terminar sendo beneficiado pela infelicidade do gesto e do pronunciamento inadequado.

Mentor do guia eleitoral de Maciel, o ex-ministro Gustavo Krause (DEM) disse ao JC que a propaganda do senador que vai ao ar hoje mostrará o Metrô do Recife. Ele conseguiu empréstimo no Banco Mundial para começar a obra. É assim, com a verdade histórica, que vamos desmentindo esse mantrazinho dos críticos de Marco. Ele tem biografia suficiente para não precisar se pendurar na biografia de ninguém. Krause revelou que o ataque de Lula na sexta provocou mudança no guia do senador exibido segunda, sobre Suape. Resolvemos antecipar, pois Suape é uma obra emblemática. Temos mais de 22 horas de imagens históricas para mostrar que o futuro vem de longe.

Nenhum comentário: