sábado, 25 de setembro de 2010

Lula aparece mais do que Serra em biografia de FHC na TV

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Catia Seabra

DE SÃO PAULO - Não é só no programa eleitoral do PSDB que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganha destaque. Lula é também estrela de biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que irá ao ar na terça-feira.

Produzido pelo The Biography Channel -canal nascido de uma série do The History Channel-, o documentário faz nove menções a Lula. E só duas ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, amigo de FHC.

Hoje em permanente oposição a Lula, FHC faz depoimento carinhoso ao descrever a despedida dos dois, diante do elevador, na transmissão de posse no Palácio do Planalto. "Lula juntou o rosto ao meu e disse, quase em lágrimas: "Você deixa aqui um amigo". Não sei se é verdade. Mas a intenção naquele momento era."

Para FHC, "não era um dia banal". "Cumprimos não só o jogo da democracia. Um jogo mais profundo. Lula, afinal, vem de outra camada, o que é muito importante."

Na biografia, a candidatura e derrota de Serra em 2002 consomem 10 segundos. A posse de Lula, 50.

Além de abraços de Lula e FHC, um deles no velório de Ruth Cardoso, há imagem dos dois panfletando.

FHC diz que não queria concorrer em 1994 e tentou fazer de Lula seu candidato à Presidência. Lançado em abril, lembra, pensou em desistir em maio daquele ano, quando Lula contava com 40% das intenções de voto.

"Eu não tinha mais de 15%. Quase desisti."

FHC admite a hipótese de compra de votos para aprovação da emenda que permitiu sua reeleição em 1998. Mas nega participação.

"Se houve compra de voto, não posso dizer nem que sim nem que não. Deve ter havido, como há [inaudível]. Todos os governadores eram candidatos à reeleição.

Não fui eu. Não precisava. A reeleição era tese majoritária."

Além da derrota de 2002, Serra é citado como alvo de dossiê falso, segundo o qual ele e FHC teriam conta no exterior. Serra procurou FHC.

"Você tem conta comigo, conjunta? Não. Então, vamos dormir bem", reagiu FHC.

Amparado pela lei de incentivo audiovisual, o canal fez quatro biografias de brasileiros neste ano: a do cantor Gilberto Gil e a do tenista Guga já foram levadas ao ar.

Nenhum comentário: