quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Idade de aposentadoria pode mudar, diz Serra

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Em discurso para servidores públicos, tucano afirmou que questão previdenciária precisa ser reformulada, mas sem mexer na remuneração

Daiene Cardoso

O candidato do PSDB à Presidência, José Seria, afirmou ontem, para um público formado por servidores, que numa eventual reforma da Previdência seria mais favorável a uma mudança no critério de idade mínima do que a uma alteração no valor do pagamento das aposentadorias.

"Toda questão previdenciária eu quero refazer no Brasil de maneira realista, que funcione. Eu prefiro mexer muito mais na idade do que na remuneração", afirmou o candidato, no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), no Sindicato dos Fiscais de Renda de São Paulo. "Essa é uma questão importante, mas é algo que temos de examinar com abertura para fazer uma coisa séria."

Serra se disse favorável à aposentadoria integral para servidores públicos. "E também não precisa se aposentar com quarenta e poucos anos, como ocorre em alguns casos", argumentou. Durante seu discurso, o tucano defendeu a profissionalização do Estado e a valorização do funcionalismo público."O Estado tem de ser forte e ágil, não pode ser também um Estado obeso em função do aumento político-partidário."

Reforma tributária. No evento, o candidato do PSDB se disse contrário a uma reforma constitucional no sistema tributário do País e defendeu mudanças pontuais em alguns setores. Ele também criticou a proposta de reforma tributária apresentada" recentemente pelo governo federal, a qual classificou como "um cataclismo nuclear fiscal".

"(A proposta de reforma tributária do governo) virou um mostrengo que iria destruir o Brasil", atacou.

Nenhum comentário: