terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em Pernambuco, Serra diz que Dilma menospreza o Nordeste

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Murillo Camarotto De Jaboatão dos Guararapes (PE)

Com menos de duas semanas para tentar levar a eleição presidencial para o segundo turno, o tucano José Serra (PSDB) elevou ontem o tom das críticas à candidata petista, Dilma Rousseff, durante visita a Pernambuco. Além de reiteradas menções ao escândalo envolvendo a Casa Civil, Serra reclamou dos atrasos em obras federais e disse que Dilma "menospreza o Nordeste".

A acusação do tucano referiu-se à ausência da petista no debate entre presidenciáveis promovido na noite de ontem pela "TJ Jornal", afiliada do SBT em Pernambuco. A pauta principal do debate, que além de Serra contou com a presença de Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), foi justamente a discussão de propostas para região Nordeste.

"A discussão de hoje [ontem] é sobre o Nordeste, onde vivem mais de 40 milhões de pessoas. Será que a região não merece um deslocamento da candidata?", indagou o tucano. "Não pensem que eu fico contente [pela ausência de Dilma]. Se ela viesse, eu poderia perguntar pelos projetos que o governo prometeu e não entregou", afirmou Serra, ao citar a Refinaria Abreu e Lima e a Ferrovia Transnordestina. "Não vou acabar com o Bolsa Família, vou acabar é com essa venda de ilusões", alfinetou.

Após enumerar outros empreendimentos federais atrasados no Nordeste, como o Canal do Sertão (obra de irrigação) e a fábrica de vacinas da Hemobrás, Serra afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva errou na escolha de sua gerente de obras. "Aqui tem grandes obras, como a refinaria, que seria inaugurada em agosto, e que agora ficou pra 2013 ou 2014", reclamou o tucano, que prometeu acelerar os projetos, caso seja eleito.

O candidato do PSDB também voltou à carga sobre o escândalo que resultou na queda da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Segundo ele, o suposto tráfico de influências na Casa Civil consistia basicamente em "desvio de dinheiro do povo para o bolso de corruptos".

Antes de seguir para o debate, Serra participou de caminhada e comício no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Tucano, o prefeito da cidade, Elias Gomes, recrutou um verdadeiro exército de militantes pagos, no que foi o mais numeroso ato da campanha de Serra no Nordeste até agora, segundo avaliou o presidente nacional da legenda, o senador Sérgio Guerra.

Nenhum comentário: