terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dilma falta a debate sobre Nordeste

DEU EM O GLOBO

Para José Serra, candidata petista menosprezou a região

Letícia Lins

RECIFE. A ausência da candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, em debate realizado ontem com os presidenciáveis em Recife terminou rendendo críticas por parte do seu principal adversário, José Serra (PSDB), que já havia criticado a petista por se recusar a discutir os problemas do país e a ancorar-se apenas na popularidade do Presidente Lula. Ele lembrou que Dilma também não compareceu às sabatinas promovidas pelo GLOBO. O debate ontem foi promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), através da TV Jornal do Commercio, filiada ao SBT.

Ela não vem ao debate. É isso que eu estava dizendo. Teve debate no UOL, na TV Gazeta, no GLOBO e ela não apareceu. Acho esquisito isso. Eu como candidato, meu maior interesse é me mostrar. Porque tenho confiança que se eu me mostro como sou, terei voto.

Quem não vai é porque não tem confiança disso.

E a discussão hoje (ontem) é sobre a Região Nordeste. São 40 milhões de habitantes. Não merecem que uma candidata se locomova até o Recife, para dizer o que pensa sobre o Nordeste, meu Deus do céu? indagou Serra,em tom de ironia, antes de chegar à TV.

E reiterou: O que é que tem demais? É um menosprezo à região. Não pensem que fico contente que ela não vá não. Porque eu ia perguntar, por que foi que prometeram siderurgia ou refinaria no Ceará e não saiu do lugar? Por que a Transnordestina só começou esse ano? No ano eleitoral? Que diabo... Por que não fizeram o canal do sertão, que nem começou acrescentou.

Serra criticou Lula, por inaugurar um navio que não saiu do lugar, referindo-se ao petroleiro João Cândido, o primeiro fabricado no estaleiro Atlântico Sul. Lula participou da transferência do navio de dique seco para o molhado.

A embarcação ainda está sendo concluída: Eu soube que lá só tinha um casco. Não sei como o navio andou. Acho que tinha remadores lá empurrando, como os navios de antigamente, ironizou. E completou: Estão governando à base da publicidade.

Não era ela (Dilma) que coordenava os investimentos? Acho que o Lula não escolheu bem no passado.

Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participaram do debate. O debate foi mediado pelo jornalista Carlos Nascimento, com participação de jornalistas convidados de sete estados.

Nenhum comentário: