quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aécio já fala em buscar apoio de Marina

DEU EM O GLOBO

Ex-governador se oferece a Serra para negociar aliança com verde no 2º turno

Adriana Vasconcelos
Enviada especial

BELO HORIZONTE e BARUERI (SP). Para o ex-governador mineiro Aécio Neves, o principal desafio do PSDB, num eventual segundo turno da disputa presidencial, será garantir o apoio da candidata do PV, Marina Silva.

Aécio considera fundamental que, com esse objetivo, o partido faça um ajuste na campanha do candidato tucano, José Serra, aproximando o discurso do partido do sentimento dos eleitores do PV.

Desde já, ele se põe à disposição da cúpula tucana para ajudar na definição dessa estratégia.

Serra e Aécio deverão ter hoje uma reunião no Rio, antes do último debate entre os presidenciáveis, na TV Globo.

Aécio: é natural uma aproximação com PV

Aécio foi cauteloso, ao falar sobre um eventual apoio de Marina à Serra no segundo turno, até para não melindrar a candidata verde. Assim como o tucano, ela está crescendo nas pesquisas e ainda crê que possa chegar ao segundo turno. O ex-governador mineiro, porém, frisou que considera natural uma aproximação de PSDB e PV num eventual segundo turno.

Vejo algumas afinidades que podem nos aproximar ou aproximar os eleitores da Marina, se ela, eventualmente, não chegar ao segundo turno. Respeito muito a Marina e tenho me referido a ela como uma postulante ainda a também estar no segundo turno. Mas, acreditando que Serra tem mais condições, precisamos de um discurso que nos aproxime do sentimento dos eleitores da Marina.

Aqui em Minas isso acontecerá com muita naturalidade, até porque grande parte do PV em Minas está conosco e participa do nosso governo.

Diante da perspectiva de que várias disputas estaduais sejam decididas em primeiro turno, como em Minas, Aécio diz considerar que isso possibilitará que as principais estrelas tucanas possam se dedicar à campanha nacional do PSDB, num eventual segundo turno: Acredito muito no segundo turno. A partir do momento que várias situações regionais estiverem resolvidas, e espero que entre elas esteja Minas Gerais, teremos uma disponibilidade maior para estar no dia a dia da campanha nacional, inclusive, discutindo politicamente qual a linha deve ser tomada.

Não só eu, como vários outros líderes regionais. Desde já, me coloco inteiramente à disposição para essa segunda etapa.

Aécio avalia que, ao final do primeiro turno, será inevitável que o PSDB faça uma análise de seus erros e acertos, até para fazer as correções de rumo na campanha de Serra num possível segundo turno: É natural que no segundo turno se faça uma análise dos acertos e equívocos da campanha para iniciar uma nova fase.

Estou otimista, e já disse ao Serra, e vamos nos unir todos para permitir que o Brasil tenha um governo diferente, que, de forma mais clara, respeite a democracia e as nossas instituições

Serra: segundo turno será mais fácil

Serra disse ontem em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, que a campanha no segundo turno será mais fácil porque líderes, como Aécio, poderão se empenhar mais na disputa: Ele vindo para campanha, fica mais fácil, porque o Aécio esteve na campanha dele, cada um esteve em sua campanha, em seu lugar. Não estou dizendo que está na hora de entrar nem de não entrar. Estou apenas dizendo que, no momento que você não tem mais eleições estaduais, há tem outra dinâmica disse o candidato tucano, após o comício

Colaborou: Adauri Antunes Barbosa

Nenhum comentário: