quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tucano cobra de petista posição sobre o Irã

DEU EM O GLOBO

Para ele, oferta de abrigo de Lula a iraniana teve motivação eleitoral

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, classificou ontem como uma ação meramente "eleitoral" a oferta de asilo feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à viúva iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte sob a acusação de adultério.

Serra questionou ainda a postura do ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi, que chegou a chamar de "ditador" o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, após descartar a possibilidade de Sakineh ser mandada para o Brasil.

- Ele (Paulo Vannuchi) tinha que explicar porque o governo disse que tinha carinho e amizade pelo Ahmadinejad. Eu acho que isso é puramente eleitoral. Nunca duvido das posições pessoais do Paulo Vannuchi. O fato é que o Brasil manifestou durante todo esse tempo carinho, amizade e confiança para o Irã - disse Serra, depois de participar do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado em Brasília.

Para Serra, a interferência do governo em favor da iraniana teria como objetivo principal beneficiar a candidata petista, Dilma Rousseff, que quer conquistar o voto feminino. E cobrou da adversária um posicionamento claro em relação ao Irã.

- Como isso pega mal para a opinião pública, e nós estamos numa eleição, convém confundir de novo a opinião pública. Tem que perguntar pro Vannuchi sobre Cuba, ele não falou sobre Cuba.
Aliás, ela (Dilma) é que tem que explicar porque nunca reclamou do Irã e, agora, o Irã é uma ditadura. Ela nunca disse uma palavrinha áspera com relação àquela ditadura fascista e feroz - ressaltou.

Nenhum comentário: